Capítulo 12 - Carta aos Romanos - Estudo Bíblico | Estudando a Bíblia
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloCarta aos Romanos – Estudo Bíblico
Links:YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6rM_NamBulY
SérieEstudo bíblico – Livro Romanos.
PremissaCompreender a doutrina bíblica na visão judaica.
ContextoRomanos 12. Levítico 2.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Versículos: 1-2

1Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Entendimento do texto

(Versículos 1-2) Qual é o verdadeiro culto espiritual? Estímulo vocês, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereça seus corpos como sacrifício vivo a Deus, sendo separados do mundo de pecado, sendo assim um ser humano agradável a Deus; este é o culto espiritual a Deus.

O que é sacrifício vivo: Entregar sua vida a Deus. Abandonar seus desejos mundanos. É ter uma vida dedicada a Deus, sacrificando seus desejos em prol de uma vida santa, ou seja, separada de pecados. Considere o sacrifício de Jesus, o Messias. Ele entregou a vida dele em prol dos que creem para dar vida nova à humanidade.
Não se conforme com este mundo, ou seja, não esteja de acordo com as coisas que acontecem no mundo, mas antes, transformai este mundo através de uma mente nova. O mundo segue um caminho, mas você que é filho de Deus, deve tomar outro, mesmo que veja todos seguindo o mesmo caminho da perdição. Sua vida deve ser baseada no Evangelho seguindo os princípios bíblicos. Transforme sua mente, sua forma de pensar e agir, renove-se a cada dia seu andar com Deus, somente assim poderá entender qual é a vontade de Deus para sua vida sabendo o que é bom, agradável e perfeito a Deus.

Sacrifícios na antiga aliança:

O seu corpo deve ser consagrado como sacrifício. Deve ser preservado, imaculado, separado, devem ser perfeitos, santos e agradáveis à Deus.
Os sacrifícios que eram feitos no Templo e Tabernáculo, não eram somente para expiação de pecados. Há diversos tipos de sacrifícios e um deles era o ofertante entregar parte de seu sustento aos sacerdotes.

Exemplo: Ofertas de cereais, manjares, primícias da terra entre outros. Todos os sacrifícios legítimos tinham de ser apresentados perante Deus em seu altar. A palavra “qorbãn” – usada na Bíblia Hebraica significa: oferta, oblação. Na nova Aliança é traduzida como: Presentear –  enquanto que essa palavra qorbãn tem sua raiz no termo “chegar, aproximar”. O termo qorbãn pode ser compreendido por “aquilo que alguém leva (aproxima) a Deus ou ao altar.

Entendendo o que Paulo quer dizer quando se refere que nosso corpo seja como sacrifício vivo perante Deus, sabemos que Deus quer compromisso. Ele quer que nos acheguemos à ele de boa vontade e de todo coração como um presente.

Leitura da Bíblia – Versículos 3-13

3Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. 4Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, 5assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. 6De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

9O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. 10Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; 11não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;

Entendimento do texto

(Versículos 3-13) Humildade para os que são de Deus. Em virtude da graça de Deus que nos fora concedida, sejam humildes. Tenham em si plena consciência dos dons dados por Deus a vocês. Não tenha um conceito sobre si maior do que é, pois Deus concedeu a cada um dons de acordo com a medida da fé. Estes dons não servem para te engrandecer perante outras pessoas, eles devem serem usados em prol da comunidade. Somos todos membros de um único corpo que é o Messias, Jesus de Nazaré. Deus deu a cada um uma porção do seu Espírito e isso deve ser entregue no dia-a-dia com outros irmãos. Quem recebeu o dom da profecia, que exerça segundo a proporção da nossa fé; aquele que tem o dom do serviço manual, o exerça servindo; quem do ensino, ensinando; quem do estímulo e do ânimo (exortar), estimulando e aninando. Aquele que distribui seus bens, que o faça com simplicidade; aquele que preside, com diligência; aquele que exerce misericórdia, com alegria. Que nosso amor seja sem falsidade, detestando o mal e apegando ao bem; com amor de irmão, tenho carinho e respeito uns para com os outros, cada um considerando os outros como mais digno de estima. Sejam aplicados, zelosos e cuidadosos, sem preguiça e fervorosos de espírito, servindo ao Senhor de todo o coração, alegrando-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, sejam constantes na oração, tomando parte nas necessidades dos seus irmãos, buscando proporcionar hospitalidade.

Leitura da Bíblia 14-21

14abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; 17a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Entendimento do texto

(Versículos 14-21) Ajuda para com o próximo, até com seu inimigo. Abençoai e orai aos que nos perseguem; abençoar e não amaldiçoar. Coloque sempre nas mãos de Deus sua causa, peça que abençoe aqueles que te querem mal dando à essas pessoas um coração novo, uma vontade nova, uma vida nova. Alegrem-se com os que se alegram, não com bebedeiras, mas com alegria interior. Chore com os que choram, busque compreender o sentimento das pessoas se colocando no lugar delas. Todos temos os dias maus, buscai o bom enquanto se pode buscar. Tenha a mesma estima uns pelos outros, sem pretensões de grandeza, mas sendo solidários com os menos instruídos. Não dê uma de sabichão dono de todo o conhecimento, mas ensine com amor e diligência. A ninguém pague o mal com o mal; que a nossa preocupação seja fazer o bem, o que será bom para todos nós! Busque a paz com esforço, pois a ira é destinada por Deus aos pecadores soberbos. Não faça justiça com as suas próprias mãos, não se suje com isso, coloque nas mãos de Deus sua causa. Se seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele, se estiver com sede, dê água. Assim você amontoarás brasas vivas sobre a cabeça do seu inimigo mostrando a ele o que você tem de melhor e deixe que Deus cuide do resto.

Conclusão:

O sábio Salomão nos ensina este provérbio:

Provérbios: 21-22 – Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. É procedendo assim que amontoarás brasas vivas sobre a cabeça dele, e Deus, o SENHOR, te recompensará!…


Baixe o PDF para estudo
Baixe o PDF e estude agora mesmo. Compartilhe este estudo com outras pessoas e não esqueça de ser grato, sempre! Deus nos abençoe.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

4
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

0
0

    Leave a Reply

    Thanks for submitting your comment!

    Escolha o próximo estudo

    Estudos Relacionados

    Comentários Recentes

    Mais visualizados

    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 10.

    Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 9.

    Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo 8

    Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 7.

    Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 6.

    Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester – Capítulo, 5.

    Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

    Leia Mais »