Capítulo 14 - Carta aos Romanos - Estudo Bíblico - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloEstudo Bíblico – Romanos capítulo 14.
Links:
SérieCarta aos Romanos
PremissaCompreender a Bíblia no contexto original judaico.
ContextoRomanos 14 e Levítico.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Capítulo 1 ao 20

1 Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa.
2 Por exemplo, algumas pessoas crêem que podem comer de tudo, mas quem é fraco na fé come somente verduras e legumes.

3 Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou.

4 Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer.

5 Algumas pessoas pensam que certos dias são mais importantes do que outros, enquanto que outras pessoas pensam que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem firme nas suas opiniões.

6 Quem dá mais valor a certo dia faz isso para honrar o Senhor. E também quem come de tudo faz isso para honrar o Senhor, pois agradece a Deus o alimento. E quem evita comer certas coisas faz isso para honrar o Senhor e dá graças a Deus.

7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum de nós morre para si mesmo.

8 Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor.

9 Pois Cristo morreu e viveu de novo para ser o senhor tanto dos mortos como dos vivos.

10 Portanto, por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão? E, você, que come de tudo, por que despreza o seu irmão? Pois todos nós estaremos diante de Deus para sermos julgados por ele.

11 É isto o que as Escrituras Sagradas dizem: “Juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que eu sou Deus. ”

12 Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

13 Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado.

14 Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele.

15 Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come.

16 Não dêem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom.

17 Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.

18 E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos.

19 Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.

20 Por uma questão de comida, não destrua o que Deus fez. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado.

Entendimento do texto

(Versículos 1-20) Acolhei o fraco na fé. Acolha os que são fracos na fé sem discutir suas opiniões e crenças. Se você acha que pode comer de tudo, faça em honra ao Senhor, Jesus. Se acha que deve se abster de alguns alimentos, que faça com clareza e convicção que está fazendo por Jesus, o Messias. Quem come não despreza aquele que não come; e aquele que não come não condene aquele que come; porque Deus o acolheu. Quem é tu para julgar o servo alheio?

Observações:

Para entender melhor essa questão de ser ou não ser considerado “fraco na fé”, Paulo se relaciona com essas pessoas nesse sentido: Quando você não tem clareza ou fé suficiente para discernir com a consciência segura para fazer ou não fazer tais coisas, você é considerado fraco na fé. Sua fé não é certa para agir conforme suas convicções baseadas na Palavra de Deus. Cada qual deve agir para o Senhor segundo sua consciência, desde que não seja duvidosa, mas sobretudo que o amor dirija sua conduta.

Questões de dias sagrados: Aquele que distingue os dias, é para o Senhor que o faz.
Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. O Messias morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Porque julgar nossos irmãos? E Você, porque desprezas se irmão? Todos nós compareceremos ao tribunal de Deus, pois Deus conhece o coração nos mais profundo de cada ser. Assim, cada um de nós prestará contas a Deus de si próprio. Deixemos, portanto de nos julgar uns aos outros; cuidai antes de não colocar tropeço ou sentimento de revolta diante de nosso irmão. Eu sei e estou convencido no Senhor Jesus que nada é impuro em si. Alguma coisa só é impura para quem a considera impura. Entretanto, se por causa de um alimento teu irmão ficar entristecido, já não procedes com amor ao próximo. Não faça triste alguém por causa de alimento alguém pelo qual o Messias Morreu.
Que o nosso bem não torne alvo de injúrias, porquanto o Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo de Deus.

Observações:

No mundo judaico há diversas regras alimentares chamadas de Kashrut. A palavra “Kashrut” vem do significado hebraico adequado ou correto. O corpo da lei judaica que trata dos alimentos que podem e não podem ser comidos e como esses alimentos devem ser preparados. Mais informações no livro de Levítico (Vayikrá).

Observe que Paulo está tratando com gentios sobre essas questões alimentares e dias sagrados como o sábado e festas bíblicos que os judeus já faziam em todo o Antigo Testamento (Tanach). Os gentios não faziam essas distinções de alimentos e observação de dias específicos e etc… Os gentios estão entrando no mundo judaico agora e Paulo reforça aos que são mais evoluídos espiritualmente a terem tolerância com os mais fracos na fé. Paulo não quer que os gentios se sintam pressionados a seguirem tais regras por religiosidade, mas quer que tenham pleno conhecimento destas coisas e façam por honra e glória a Jesus, o Messias.

No mundo grego, o ascetismo ou asceticismo é uma filosofia de vida na qual se realizam certas práticas visando ao desenvolvimento espiritual. “Ascetismo” deriva do termo grego antigo áskesis (prática, treinamento ou exercício, de cunho espiritual). Originalmente, era associado com qualquer forma de disciplina ou filosofia prática. Muitas vezes, essas práticas consistem na abstenção dos prazeres mundanos. Muitos ascéticos acreditam que a purificação do corpo com a prática de abstenção de tais coisas ajuda na purificação da alma, a compreender melhor sobre uma divindade ou a encontrar a paz interior.

Princípio do ensino de Paulo:

Se a fé dos da igreja de Roma ainda não estavam suficientemente esclarecidas, essas pessoas não podiam seguir regras sem estarem convictas o bastante para agir com consciência segura. Quem era fraco na fé se julgava obrigado a certos rituais de dias e questões alimentares por que a maioria no mundo judaica já fazia. Paulo dá uma regra geral na forma de conduta como cada qual deveria se comportar conforme sua consciência, desde que não seja duvidosa, mas sobretudo, seja com amor ao próximo a seguir a conduta dos mais fortes.

Conclusão:

Quem age com amor e tolerância, serve a Jesus, o Messias e torna-se agradável a Deus e aprovado pelos homens. Procure a paz e a mutua edificação de nossos irmãos fazendo estar no mesmo nível de crescimento espiritual. Não construa um muro de inimizade que Jesus quebrou, fazendo assim destruir a obra de Deus por uma questão de comida. Tudo é puro, é verdade. Quem torna impuro é sua falta de fé que faz se tornar impuro.

Leitura da Bíblia. Capítulos 21 ao 23.

21 O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado.

22 Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer!

23 Mas quem tem dúvidas a respeito do que come é condenado por Deus quando come, pois aquilo que ele faz não se baseia na fé. E o que não se baseia na fé é pecado.

Entendimento do Texto

(Versículos 21-23) Falando sobre ajudar nossos irmãos, Paulo segue com fortes ensinos sobre provocar o mal ao nossos irmãos induzindo-os a consumirem algo que possa os fazer pecar. Afaste-se de bebidas fortes, carnes entre outras coisas que seja causa de tropeço, de queda ou de enfraquecimento para teu irmão. É bom sim se abster de coisas consagradas a ídolos, disso fuja para longe e mantenha a fé.
A fé esclarecida que tens, guarda-a para ti diante de Deus.

FELIZ AQUELE QUE NÃO SE CONDENA NA DECISÃO QUE TOMA.
MAS QUEM DUVIDA E ASSIM MESMO TOMA O ALIMENTO É CONDENADO, PORQUE NÃO PROCEDE DE BOA FÉ.
POIS TUDO O QUE NÃO PROCEDE DE BOA FÉ É PECADO.

Compartilhe em suas Redes Sociais


Gostou desse estudo? Comente abaixo.


Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

1
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

0
0

    Faça um Comentário

    Thanks for submitting your comment!

    Escolha o próximo estudo

    Estudos Relacionados

    Comentários Recentes

    Mais visualizados

    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 10.

    A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva a crer que com as mortes

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 9.

    Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus inimigos Quando chegou o dia treze

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo 8

    O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo dia o rei Xerxes deu à

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 7.

    Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o rei perguntou a Ester qual era

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 6.

    A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai Naquela mesma noite, o rei não

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester – Capítulo, 5.

    Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida o rei e Hamã para um

    Leia Mais »
    plugins premium WordPress

    Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading