Getting your Trinity Audio player ready...
|
Título | Estudo Bíblico – Romanos capítulo 15. |
Links: | |
Série | Carta aos Romanos |
Premissa | Compreender a Bíblia no contexto original judaico. |
Contexto | Romanos 15; Êxodo 34:6; Deuteronômio 32:43; Salmos 117:1; Isaías 11:10 |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org |
Sumário
ToggleLeitura da Bíblia – Cap. 1 ao 12
1 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos.
2 Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé.
3 Pois nem o próprio Cristo procurou agradar a si mesmo; pelo contrário, como dizem as Escrituras Sagradas: “As ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim. ”
4 Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
5 Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!
6 E isso para que vocês, todos juntos, como se fossem uma só pessoa, louvem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
7 Portanto, aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou vocês.
8 Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos judeus a fim de mostrar que Deus é fiel, para fazer com que se cumprissem as promessas feitas por Deus aos patriarcas
9 e para fazer com que os não-judeus louvassem a Deus pela sua bondade. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por isso eu te louvarei entre os que não são judeus e cantarei louvores a ti. ”
10 Elas dizem também: “Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo escolhido de Deus! ”
11 E dizem ainda: “Todos os que não são judeus, louvem o Senhor! Que todos os povos o louvem! ”
12 E também Isaías diz: “Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé; ele aparecerá para governar os que não são judeus, e eles terão esperança nele. ”
Entendimento do texto
(Versículos 1-12) Nós, os fortes espiritualmente devemos carregar as fragilidades dos fracos e não buscar a nossa própria satisfação. Você que compreende o Reino de Deus e que tem fé no Messias de Israel, deve ajudar seus irmãos fracos na fé. Isso não deve ser para você motivo de engrandecimento e nem satisfação individual. Cada um procure agradar ao próximo, em vista do bem, para edificação. Veja Jesus, o Messias, não buscou sua própria satisfação, mas buscou aperfeiçoar os filhos de Deus. Toda a Bíblia e o que nela fora escrita é para nosso ensinamento, foi por isso que foi escrita a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos esperança. Que todos nós estejamos na mesma sintonia e nos tornemos um só sentimento e uma só voz, formando o corpo de Jesus, o Messias e glorificando a Deus.
Acolha seu irmão assim como Jesus te acolheu, para a glória de Deus. Jesus, o Messias, se fez ministro dos judeus para honrar a fidelidade de Deus, no cumprimento das promessas feitas aos patriarcas; ao passo que as nações (gentios) glorificam a Deus mostrando a misericórdia exercida por Deus para com eles.
Veja o que está escrito sobre a misericórdia de Deus para com as nações:
- Êxodo 34:6 – Então Deus passou diante de Moisés e disse em voz alta: —Eu sou o SENHOR, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos.
- Deuteronômio 32:43 – Que todas as nações louvem o povo de Deus! Deus se vingará dos que mataram os seus servos. Ele se vingará dos seus inimigos e perdoará os pecados do seu povo.
- Salmos 117:1 – Oração de Davi. Louvem a Deus, o SENHOR, todas as nações! Que todos os povos o louvem!
- Isaías 11:10 – Naquele dia, o descendente de Davi, filho de Jessé, será como uma bandeira para as nações. Os povos passarão para o lado dele, e da cidade onde ele reina brilhará a glória de Deus.
Leitura da Bíblia – Cap. 13 ao 21.
13 Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!
14 Meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, sabem tudo o que é preciso saber e são capazes de dar conselhos uns aos outros.
15 Porém nesta carta me atrevi a escrever com toda a franqueza para fazer com que vocês lembrem de coisas que já sabem. Eu escrevi assim por causa do privilégio que Deus me deu
16 de ser servo de Cristo Jesus para trabalhar em favor dos que não são judeus. Eu sirvo como sacerdote ao anunciar o evangelho que vem de Deus. E faço isso para que os não-judeus sejam uma oferta que Deus aceite, dedicada a ele pelo Espírito Santo.
17 Portanto, por estar unido com Cristo Jesus, posso me orgulhar do serviço que faço para Deus.
18 Eu me atreverei a falar somente do que Cristo tem feito por meio de mim a fim de levar os não-judeus a obedecerem a Deus. E isso tem sido feito por meio de palavras e de ações,
19 pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do Espírito de Deus. Assim, viajando desde Jerusalém até a província da Ilíria, tenho anunciado de modo completo o evangelho a respeito de Cristo.
20 Para não construir sobre alicerces colocados por outros, tenho me esforçado sempre para anunciar o evangelho nos lugares onde ainda não se falou de Cristo.
21 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Aqueles que nunca ouviram falar a respeito dele o verão, e os que não tinham ouvido falar sobre ele o entenderão. ”
Entendimento do texto
(Versículos 13-21) Que o Deus da esperança nos cumule de toda alegria e paz em nossa fé. afim de que pela ação do Espírito de Deus a nossa esperança transborde. A fé como fonte de justificação e a esperança da salvação como fonte de paz e fruto do Espírito.
Paulo conclui em sua carta aos romanos o motivo pelo qual os escreveu. Paulo está convicto de que os irmãos seguem com bondade e conhecimento a ponto de compreenderem estes ensinos mutuamente. Paulo reforça seu compromisso com o Evangelho mostrando que escreveu essa carta a uma igreja que ele não fundou, mas seus ensinos fora concedidos pela graça de Deus, pois foi escolhido como apóstolo de Jesus, o Messias, para edificação da igreja, tornando assim as nações oferta agradável e santificada pelo Espírito Santo de Deus.
Paulo é o próprio testemunho vivo do poder do Evangelho do Messias, pois o que ele ensina veio por meio de Jesus em sua vida. Paulo passou de perseguidor dos que seguiam à Jesus, como o apóstolo das nações gentílicas. O objetivo dessa carta é obter obediência das nações em palavras e ações, pela força de sinais e prodígios, nas força do Espírito de Deus e anunciando o Evangelho onde o nome de Jesus, o Messias ainda não era conhecido, respeitando os alicerces de outros apóstolos e plantadores de igrejas que já haviam anunciado a Jesus.
Paulo cita Isaías 52:15 como fato de sua vocação no ministério do Evangelho.
- Mas agora muitos povos ficarão admirados quando o virem, e muitos reis não saberão o que dizer. Pois verão coisas de que ninguém havia falado, entenderão aquilo que nunca tinham ouvido. ”
Leitura da Bíblia – cap. 22 ao 33
22 Por essa razão muitas vezes eu quis visitá-los, mas isso não me foi possível.
23 Porém, já que terminei o meu trabalho nessas regiões e como há muitos anos tenho pensado em ver vocês,
24 espero fazer isso agora. Gostaria de vê-los quando fizer a minha viagem para a Espanha. Gostaria também que vocês me ajudassem a ir até lá, depois de eu ter o prazer de estar com vocês por algum tempo.
25 Mas agora vou a Jerusalém a serviço do povo de Deus que vive ali.
26 Pois as igrejas das províncias da Macedônia e da Acaia resolveram dar uma oferta para ajudar as pessoas do povo de Deus em Jerusalém que estão necessitadas.
27 Os próprios cristãos da Macedônia e da Acaia resolveram fazer isso; mas, de fato, eles têm a obrigação de ajudar aqueles necessitados. Os judeus repartiram os seus bens espirituais com os que não são judeus, e por isso os não-judeus devem prestar, com os seus bens materiais, esse serviço cristão aos judeus.
28 Depois que eu terminar esse trabalho e que entregar toda a oferta que foi recolhida para eles, viajarei para a Espanha e no caminho visitarei vocês.
29 E sei que, quando for visitá-los, levarei comigo muitas bênçãos de Cristo.
30 Eu peço, irmãos, pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor que o Espírito dá, que me ajudem, orando com fervor por mim.
31 Orem para que eu escape das pessoas da Judéia que não crêem em Cristo e também para que a ajuda que eu vou levar a Jerusalém seja bem aceita pelo povo de Deus que vive ali.
32 E assim, se Deus quiser, chegarei aí em Roma cheio de alegria e lhes farei uma visita que me dará um novo ânimo.
33 E que Deus, a nossa fonte de paz, esteja com todos vocês! Amém!
Entendimento do texto
(Versículos 22-33) Projetos de viajem. Paulo afirma em seu encerramento da carta que o motivo de muitas vezes não ter ido visitar os irmãos em Roma, se dê pelo fato de não ter sido ele o fundador da igreja e não queria atrapalhar o progresso ou desenvolvimento que já havia se estabelecido nessas igrejas. Paulo tem o objetivo dessa carta de colocar os fundamentos deixado aos discípulos o cuidado de continuar a obra. Paulo frequentemente pede para orarem por ele há todo momento.
Compartilhe em suas redes sociais
Curtiu o estudo? Comente abaixo
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.