Getting your Trinity Audio player ready...
|
Título | Carta aos Romanos – Estudo Bíblico |
Links: | YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QZJK7r8FwXU |
Série | Estudo bíblico – Livro Romanos. |
Premissa | Compreender a doutrina bíblica na visão judaica. |
Contexto | Romanos 3. |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org |
Sumário
ToggleLeitura da Bíblia – Versículos: 1-4
1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? 4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.
Entendimento do texto
(Versículos 1-4) Retomando a retórica de Paulo, no início do capítulo temos uma questão: Deus não é mais justo? Isso se refere as promessas de Deus feita a Israel. Lembramos que as promessas eram condicionais e a ira divina se manifestava após muito tempo de ignorância de seu povo. Aos Judeus foram dadas as promessas e oráculos. Mesmo um Judeu negando a fé, Deus se mantem fiel. A infidelidade do Judeu perante a Torá não anula a fidelidade de Deus, ela só aumenta mais a de Deus. Deus é justo! Deus julgará á todos, seja quem tem a Lei como quem não conhecia a Lei. Deus julgará o mundo. Há um salmo (Sl 143) que relata que não há nenhum homem se quer justo. Lembremos que isto foi escrito muito antes de Jesus Cristo vir a terra. – (Sl 51 e 116 – falam sobre a graça de Deus. ).
Leitura da Bíblia – Versículos: 5-8
5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) 6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? 8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? – como alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa.
Entendimento do texto
(Versículos 5-8) – Se a nossa injustiça realça a justiça de Deus, significa que Deus é justo. Se cair sobre nós a ira de Deus, nós somos merecedores, pois cometemos injustiças. Não ache que mentindo ou cometendo algo que Deus não aprova fará de você filho de Deus, mesmo que isso realce a justiça de Deus. Paulo retoma argumentos de que algumas pessoas falsamente acusavam que os ensinos de Paulo afirmavam que: “não haveríamos nós de fazer o mal para que venha o bem?” Quem interpretava dessa forma e ensinava a outros que era isso que Paulo ensinava estavam errados, e desses tais, a condenação é justa.
Leitura da Bíblia – Versículos: 9-18
9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
Leitura da Bíblia – Versículos: 19-20
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
Entendimento do texto
(Versículos 19-20) – Paulo reforça a importância da Lei e que ela fora feita para que o mundo se reconheça réu em face de Deus. Porque diante de Cristo ninguém será justificado pelas obras da Lei, pois a Lei vem só o conhecimento do pecado. O propósito da Lei é revelar ao ser humano o pecado á consciência e não apagá-la. Quem remove é Cristo, pela fé.
Leitura da Bíblia – Versículos: 21-31
21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde está logo a arrogância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, 30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.
Entendimento do texto – Revelação da justiça de Deus
(Versículos 21-31) – Independentemente da Lei, se manifestou no mundo Jesus Cristo, a promessa dita pelos profetas e pela Torá. Essa justiça opera pela fé em Jesus Cristo em favor de todos os que creem, pois não há diferença em Judeu, Grego ou Gentio. Todos pecaram e estão afastados da Glória de Deus e são justificados gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo. O ser humano é justificado pela fé, sem a prática da Lei. Há somente um Deus que justificará os circuncisos pela fé e os incircuncisos através da fé.
- Circuncisos: Judeus circuncidados;
- Incircuncisos: Não judeus. Povos da terra, pagãos ou gentios.
A Fé anula a pratica da Lei (Torá)?
Paulo levanta uma questão que é interpretada mal, infelizmente. Paulo faz uma pergunta: Verso 31 – Então eliminamos a Lei através da fé? Resposta: de forma alguma! Pelo contrário, a consolidamos. (Nós estabelecemos a Lei de Deus em nossas vidas. Só a fé, que age pelo amor, permite à Lei atingir a finalidade que ela se propunha, isto é, a justiça e a santidade do ser humano).
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
2 Comentários
Parabéns pelo estudo apresentado! Grande colaboração para edificar à vida de outras pessoas que buscam o conhecimento da Palavra de vida eterna. Deus te abençoe!
Deus abençe, Leonardo.