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Título | Carta aos Romanos – Estudo Bíblico |
Links: | YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=kcuqsaXIzS0&t=2s |
Série | Estudo bíblico – Livro Romanos. |
Premissa | Compreender a doutrina bíblica na visão judaica. |
Contexto | Romanos 4. |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org |
Sumário
ToggleLeitura da Bíblia – Versículos: 1-12
1 Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:
7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada, 12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.
Entendimento do texto
(Versículos 1-12) Abraão foi justificado por Deus através da sua fé (Gn15:6). Certos livros judaicos do tempo de Paulo fazem de Abraão cumpridor da Lei, e por isso reconhecido como justo por Deus. Para Paulo não é em nome de tal cumprimento fiel que ele foi reconhecido como justo, mas por ter acreditado na promessa divina, enquanto ainda era incircunciso, e portanto um sem Lei, um ímpio. Abraão pôde se gloriar diante dos homens, mas não perante Deus. Diante das obras, quem faz o trabalho o salário não é considerado como gratificação, mas como um débito. Já quem mesmo sendo ímpio, não trabalha em prol da obra, mas crê naquele que te justifica (justificar: tornar o ímpio justo), é sua fé que é levada em conta de justiça, como aliás, também Davi proclama em seu Salmos 32 sobre acerca de seu pecado com Bate Seba. “Bem aventurados aqueles cujas ofensas foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa nenhum pecado.” Essa aventurança proclamada por Davi e ensinada por Abraão são somente para os judeus? Não! Abraão não era circuncidado. A Lei veio posterior a Abraão, isso serviu de fato a mostrar como Deus opera e como Deus aceita seus filhos, é mediante a fé. Veja a promessa feita a Abraão em (Gn 12:7 + Gn 15:5), Deus daria a posteridade de Abraão a terra prometida. Se somos filhos de Abraão mediante a fé, sabemos como Deus quer que sejamos dele, mediante a fé em Cristo Jesus. Veja o sinal da aliança com Deus em Gênesis 17.
Leitura da Bíblia – Versículos: 13-18
13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. 14 Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada. 15 Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão. 16 Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. 17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem. 18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
Entendimento do Texto
(Versículos 13-18) De fato, não foi mediante a Lei que se fez a promessa a Abraão, ou à sua descendência, de ser o herdeiro do mundo, mas por meio da justiça da fé. Porque, se os herdeiros fossem os da Lei, a fé ficaria esvaziada e a promessa sem efeito. Paulo diz isso, pois quem busca a justiça das obras para salvação sempre ficará em débito, pois não será pela fé que te aproximará a Deus, mas o fato de cumprir a Lei e depender dela para ser aceito por Deus. Uma vez que dependemos das obras da Lei para se aproximar de Deus, sempre estaremos buscando a justiça por meio de nós mesmo, isso nos afastaria de Deus pelo fato de sermos autossuficientes a pontos de não dependermos mais de Deus, e sim de nossa capacidade. A promessa de Deus seria esquecida e esvaziada. A fé permite Deus exercer em nós seu poder. Obviamente a Lei que é inscrita em seu coração faz de você obediente a Deus, depois da fé, vem as obras para assim glorificar a Deus. O que a Lei produz é a ira, ao passo que onde não há Lei, não há transgressão. A ira que é produzida mediante a Lei se dá pelo fato de sermos culpados por transgredi-la. Se não há Lei, não há pecados, pois a Lei serve de referência e termômetro para a humanidade. Se não houvesse Lei não pecaríamos e poderíamos fazer o que bem quiséssemos. Se mesmo com Lei já vemos o mundo como está, imagine sem a Lei. Paulo dá continuidade em sua explicação e diz que a herança vem pela fé para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a fé de Abraão, que é o pai de todos nós. Deus é quem faz as coisas acontecerem, inclusive os mortos a viverem, assim como fez com Cristo.
Leitura da Bíblia – Versículos: 19-25
19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; 20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. 23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.
Entendimento do Texto
(Versículos 19-25) E foi Abraão já velho e considerando seu corpo já morto para dar sua semente a Sara que Deus cumpre sua promessa. Abraão não deixou se abalar pela desconfiança, mas se fortaleceu na fé que traz esperança dando glória a Deus, convencido de que Deus podia cumprir o que prometeu. A não ser por Sara que riu quando os anjos apareceram e disseram que no ano seguinte Sara estaria segurando um bebê no colo (Gn 18:9-18). Paulo continua sua explicação dizendo que Cristo é quem justifica o pecador. Cristo foi entregue pelas nossas faltas e ressuscitado para nossa justificação. A justiça é a primeira participação na vida do Cristo ressuscitado. Paulo nunca separa a morte de Jesus da sua ressureição. No AT, Deus justificava julgando (Sl 9:9). No NT, ele será juiz no último dia. Cristo confere o dom da justiça só em consideração da fé e não das obras da Lei. A fé não é mera aceitação intelectual de que Deus existe e que faz as coisas acontecerem. A fé é muito maior que isso, ela produz frutos, ela te encoraja a seguir a Deus e seus ensinos e viver para glorifica-lo. Tudo lhe é permitido, mas nem tudo me convém.
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