Capítulo 7 - Carta aos Romanos - Estudo Bíblico - Estudando a Bíblia
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloCarta aos Romanos – Estudo Bíblico
SérieEstudo bíblico – Livro Romanos.
LinkYouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3WzgoZjU_FM&t=2s
PremissaCompreender a doutrina bíblica na visão judaica.
ContextoRomanos 7 e Gálatas 5:13-26.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Versículos: 1-6

1 Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive? 2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. 3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido. 4 Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus. 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. 6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

Entendimento do texto

(Versículos 1-6)   Paulo aborda o tema da libertação do ser humano aos designíos da Lei em forma de salvação. Pois a morte liberta da vida anterior e de suas servidões. Unidos pela Fé, pelo Espírito Santo de Deus e pelo Batismo ao Cristo morto e ressuscitado, o ser humano está morto ao pecado, à Lei e aos elementos do mundo, para viver sob o novo regime da graça. Da mesma forma que o liberto pertence ao seu novo Senhor, assim também o “novo ser” ressuscitado em Cristo não vive mais para si mesmo, mas para Cristo e para Deus.

Leitura da Bíblia – Versículos: 7-13

7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno.

Entendimento do texto

(Versículos 7-13)   A Lei é boa e santa, nela não há pecados. Mas outrora vivíamos sem a Lei e estávamos distantes dos preceitos de Deus. Veio então os preceitos de Deus e fez em mim reviver meus desejos anteriores. Entretanto não conheci o pecado senão através da Lei, pois não teria conhecido os desejos se a Lei não tivesse dito: Não cobiçarás. O pecado aproveitando dessa situação gerou em mim toda espécie de desejos contrários a Lei. Agora pergunto: uma coisa boa que é a Lei se transformou em morte para mim? De modo algum. Mas foi o pecado que, para se revelar pecado, produziu em mim a morte através do que é bom.


Comentários:

Paulo retoma  a questão da humanidade antes da Lei. “Outrora vivíamos sem a Lei e estávamos distantes de Deus”. Quando lemos o livro de Gênesis especialmente antes do dilúvio, temos o pano de fundo de como era a humanidade cheia de pecados. Depois quando vem a Lei em Êxodo vemos como é difícil se manter integro a Lei. O pecado ronda a humanidade desde a saída de Adão do paraíso. Por isso entendemos o que Paulo quer dizer quando fala que a Lei desperta em nós o desejo de fazer o que é contrário a ela.

Significado preceito:

O que se recomenda praticar; regra, norma.


Leitura da Bíblia – Versículos: 14-24

14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Entendimento do texto

(Versículos 14-24)  Sabemos que a Lei é espiritual, ou seja, a Lei de Deus vive no seu coração mostrando ao seu interior como devemos agir em conformidade com Cristo. Sabemos então que a Lei é espiritual mas somos carnais, vendidos como escravos ao pecado. Se reconhecemos que fazemos aquilo que detestamos isso significa que a Lei é boa. Essa Lei está te alertando sobre suas ações e pelo fato de detestar o que faz, te dá reconhecimento do pecado. Paulos nos mostra que existem duas leis: a Lei do pecado que gera a morte, isso é, tudo que é contrário a Deus e seus preceitos é a Lei do pecado. E a Lei de Deus, é tudo que lhe faz fazer o que é bom, é a Lei do Espírito. Cristo vive em você de forma que viverá em justiça e santidade, o que glorificará a Deus. Assim, pois, sou eu mesmo que pela razão sirvo à Lei de Deus e pela carne à lei do pecado. Cristo é quem te libertará da lei do pecado e da morte.

Conectando Gálatas 5 ao estudo

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.



Baixe o PDF para estudo
Baixe o PDF e estude agora mesmo. Compartilhe este estudo com outras pessoas e não esqueça de ser grato, sempre! Deus nos abençoe.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

4
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

0
0

    Leave a Reply

    Thanks for submitting your comment!

    Escolha o próximo estudo

    Estudos Relacionados

    Comentários Recentes

    Mais visualizados

    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 10.

    Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 9.

    Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo 8

    Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 7.

    Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 6.

    Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester – Capítulo, 5.

    Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

    Leia Mais »