Getting your Trinity Audio player ready...
|
Neste estudo concluiremos o livro de Neemias. Abordaremos os capítulos de 11 ao 13. Você estudante da Bíblia, pode ter acesso ao estudo completo, confira nos posts do Blog ou se inscreva em nosso canal do Youtube.
Sumário
ToggleAssista ao vídeo completo
Capítulo 11 – As pessoas que ficaram morando em Jerusalém
As autoridades de Israel ficaram morando em Jerusalém, e o resto do povo tirou a sorte para escolher uma família de cada dez para morar na cidade santa de Jerusalém. Foi dividido por grupos de famílias e os que não foram selecionados a morar em Jerusalém, foram para outras regiões e cidades do povoado de Judá e Jerusalém. Aqueles que por sua própria vontade quis ficar em Jerusalém, foram abençoados e agraciados por participar diretamente do serviço ao Senhor Deus. Quanto ao restante do povo, os da tribo de Judá, foram morar aos arredores, e os de Benjamim foram morar no lado norte, junto com alguns levitas.
Observação: essa é a nova repovoação de Judá com os exilados que vieram da Babilônia. Em Zacarias 8 o Senhor fala com o profeta sobre o amor que Ele tem por Jerusalém. O Senhor também diz que as praças ficariam cheias de gente, que a terra que estava arrasada, estaria viva novamente, e que aqueles que achavam que era impossível isso, verá com seus próprios olhos o mover do Senhor Deus em favor do seu povo.
- Verso 20 – O Senhor Todo-Poderoso diz: — Vai chegar o dia em que moradores de muitas cidades virão até Jerusalém. 21Os moradores de uma cidade dirão aos de outra cidade: “Nós vamos adorar o Senhor Todo-Poderoso e pedir que ele nos abençoe!” E os outros responderão: “Pois nós vamos com vocês!” 22Muitos povos e nações poderosas virão a Jerusalém para adorar o Senhor Todo-Poderoso e pedirem que ele os abençoe. 23Naqueles dias, dez estrangeiros irão agarrar um judeu para lhe dizer: “Nós queremos seguir a sua religião, pois ouvimos dizer que Deus está com vocês.”
Capítulo 12 – Listas dos sacerdotes e levitas
No capítulo 12, Neemias faz uma lista de pessoas que fizeram a primeira incursão com Zerobabel. Neemias cita também os ajudantes, os músicos, os chefes de famílias dos sacerdotes, Neemias menciona o registro de famílias dos sacerdotes e levitas, pois haviam feito o registro até Dario, rei da Pérsia. Neemias cita a divisão dos serviços no Templo, menciona a inauguração das muralhas, o sustento dos sacerdotes e dos levitas, e há algo muito importante a ser citado aqui. No capítulo 12 não somente mencionam nomes, mas nos trás uma perfeita alegria quando fazemos o que o Senhor nos manda a fazer.
Quando as muralhas da cidade de Jerusalém foram inauguradas, os levitas foram trazidos de todos os lugares onde estavam morando, para que assim pudessem comemorar a inauguração com hinos de louvor e com músicas. Neemias reuniu as autoridades em cima das muralhas e organizou os levitas e sacerdotes para marcharem em volta de Jerusalém louvando e agradecendo a Deus. Não somente os levitas e sacerdotes andaram em volta da cidade, mas as autoridades os acompanhavam com grande alegria e felicidade. Foi um momento tão maravilhoso na vida daquelas pessoas, que a Bíblia relata que as mulheres e as crianças acompanhavam com alegria, e o barulho dessa felicidade podia ser ouvido de muito longe.
O sustento dos sacerdotes e dos levitas
Ainda neste dia de festa, foram nomeados homens que ficaram encarregados do depósito onde eram guardados as ofertas para o Templo e também a décima parte das colheitas e os primeiros cereais e frutas colhidos cada ano. O povo estava contente com o trabalho dos sacerdotes e dos levitas, porque eles haviam realizado as cerimônias de purificação e as outras cerimônias que Deus havia mandado, através de sua lei. Todos ajudavam de bom coração dando ofertas ao sacerdotes, levitas e músicos do Templo. Todos tinham o que precisavam, e o Senhor Deus abençoou cada um conforme sua vontade.
Capítulo 13 – Separação dos estrangeiros
Naquele tempo a Lei régia de Moisés estava sendo lida em voz alta para o povo. Ao chegarem em Deuteronômio 23, eles leram a parte que Moisés alertava ao povo para não fazerem amizade com os amonitas ou moabitas, pois eles não deram passagem aos israelitas quando peregrinavam pelo deserto, isso no livro de números 22. Na época do êxodo e, durante a peregrinação o povo israelita pediu passagem ao rei Balaque, mas este rei pagou a Balaão para amaldiçoar ao povo, mas essa maldição virou benção. E por lerem essa passagem, os judeus expulsaram os estrangeiros do meio deles.
Observação: Em Dt 2:9 o Senhor diz: – “Não ataque os moabitas, que são descendentes de Ló, nem entre em luta com eles. Eu dei a eles a cidade de Ar e não darei a você nenhuma parte do país deles.” (Moabe vem do relacionamento da filha mais velha de Ló com o próprio pai, e Amom, da filha mais nova). Gn 29:37. Em Dt 2:19, o Senhor fala dos amonitas, mandando preservar a vida deles. Já em Dt 23:3 – Nenhum amonita ou moabita, até a décima geração, fará parte do povo de Deus, o Senhor. Eles ficarão de fora porque, quando vocês estavam saindo do Egito, eles não lhes deram comida nem água. E também porque pagaram Balaão, filho de Beor, da cidade de Petor, na Mesopotâmia, para amaldiçoar vocês. Mas o Senhor, nosso Deus, não atendeu o pedido de Balaão; pelo contrário, Deus virou a maldição em bênção porque ama vocês. Aqui encontramos o mesmo Moisés falando que era até a 10° geração. Haviam passado muitas gerações. Segundo a Bíblia, uma geração dura 70 anos (Salmos 90:10). Esse rigor que atuaram, foi além do que a Lei exigia.
As reformas de Neemias
Aqui no versículo 4, o Cronista relata as memórias de Neemias, dando uma continuidade do capítulo 12:44. Estudamos no capítulo 12 a felicidade que os judeus compartilhavam uns com os outros em função da conclusão da construção das muralhas e aqui damos continuidade os feitos de Neemias. Já no 433 A.C., Neemias faz uma volta a Pérsia para dar um relatório ao rei Artaxerxes. Nessa pausa entre a vinda para a Pérsia, os judeus que ficaram com a missão de manter tudo dentro da Lei, pisaram na bola.
Eliasibe que era encarregado dos depósitos do Templo, se ligou com Tobias por laços de parentesco e deixou que Tobias usasse uma sala no Templo, onde lá eram guardados os depósitos das ofertas. Neemias ficou tão furioso que jogou fora os moveis de Tobias e mandou que purificassem a sala novamente. Os músicos já não estavam mais recebendo as ofertas do povo como havia combinado, e eles voltaram para suas fazendas, deixando o Templo de lado. Neemias restaurou novamente o culto, restabeleceu as ofertas e os dízimos e então o povo começou a trazer de novo suas ofertas para os depósitos no Templo.
O trabalho aos sábados
Naqueles dias havia gente que estava pisando uvas para fazer vinho e outros no sábado carregavam os jumentos com cereais, vinhos, uvas, figos e outras coisas e levavam para dentro de Jerusalém. Neemias deu ordem proibindo o trabalho e comércio nos dias de sábado e se não obedecessem, usaria a força contra eles. Ordenou que os portões da cidade fossem fechados nas sextas-feiras, e reabrissem ao passar o sábado. Logo após os levitas se purificaram e foram vigiar o portão. Neemias descobriu que muitos judeus haviam se casado com mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe. Metade de seus filhos falavam a língua de Asdode ou outra língua e não sabiam falar o Hebraico. Neemias repreendeu estes homens, amaldiçoou-os, bateu em diversos, arrancou os cabelos e exigiu em nome do Senhor Deus que fizessem a promessa de que nunca mais nem eles, nem os seus filhos se casariam com estrangeiras. Um dos filhos de Joiada que era neto de Eliasibe, o grande sacerdote, se casou com a filha de Sambalate, por isso Neemias expulsou Joiada de Jerusalém.
Neemias purificou o povo de tudo o que era estrangeiro, fez regulamentos para os sacerdotes e para os levitas a fim de que cada um soubesse qual era a sua tarefa. Neemias ainda disse: – Ó Deus, lembra de tudo isso que fiz, e me abençoa!”.
Observação: Neemias o líder enfático. O temível pelos judeus desobedientes. Sua liderança era notável, em pouco tempo que se afastou de Jerusalém, foi a deixa que o povo desobediente esperava para se arraigar nos prazeres diversos. O líder notável, pois sua saída fez com que parassem o processo que foi acordado no capítulo 12. Que peguemos como exemplo aquilo que é bom e colocamos em prática em nossas vidas. Abençoe a vida de alguém, coloque em prática os ensinos do Senhor Jesus.
Observação: sacerdotes não podiam se casar com estrangeiras, principalmente os sumo-sacerdotes. O sumo-sacerdote só poderia se casar com uma virgem israelita, a fim de que os seus descendentes sejam puros. Eu sou o Senhor, e eu o ordenei como sacerdote. Levítico 21.
Baixe e compartilhe este estudo
Leia o estudo de conclusão de Neemias, 11 ao 13.
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
2 Comentários
Appreciate the recommendation. Will try it out.
Appreciate it for helping out, fantastic information. Florencia Rice Tiebold