Família. Exemplos de um casal bíblico e o casamento judaico - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...

Isaque (Yitz´chak) e Rebeca (Rivkah) formaram um casal e cumpriram a ordem de Deus em Gênesis 2:24. Antes de tudo isso acontecer, Abraão fez um pedido ao seu mais velho servo dizendo para ir a casa de sua parentela e encontrar uma esposa para seu filho, Isaque. Eliezer, o servo de Abraão seguiu o pedido e foi em direção a casa da família de Abraão, pois seu senhor não queria que Isaque se casasse com nenhuma mulher canaanita. O servo de Abraão fez uma oração a Deus pedindo para que abençoasse sua missão e ainda pediu um sinal para mostrar qual seria a mulher certa para essa ocasião. A mulher que Deus escolheu, foi Rebeca. O sinal que o servo pediu, ela correspondeu em tudo, então o servo soube que era ela. O servo contou a família de Rebeca todos os detalhes que aconteceu e o motivo pelo qual ele estava ali. Pediu para que Rebeca fosse conhecer seu futuro marido e a família de Rebeca concordou em deixá-la partir, se ela quisesse. No caminho em direção ao lar de Abraão e Isaque, Rebeca pode avistar um homem vindo em sua direção, era então Isaque, que também avistava os camelos e a comitiva vindo em sua direção. Rebeca cobriu o rosto quando soube que o homem a quem avistava era seu futuro marido. O servo de Abraão contou a Isaque tudo o que ocorreu, então Isaque levou Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe e lá tornaram-se um casal. Isaque a amou e foi consolado por Rebeca pela perda de sua mãe, Sara.

Perspectiva bíblica de um casal

Não falamos de um casal pelo modo que entendemos pela palavra “casamento”. O fato de nos unirmos à alguém deve antes ser um pedido a Deus em preparar para nós uma pessoa que vem da parte dele. Considero um exemplo de casal o relacionamento de Isaque e Rebeca do qualquer outro relacionamento de homem e mulher encontrado em Gênesis. Abraão falou ao seu servo antes de ir em busca de uma pretendente ao seu filho, Isaque, que o anjo do Senhor iria a sua frente preparando o caminho (Gn 24:7) e ele seria bem sucedido.

(De acordo com a visão judaica,  o casamento não é a culminação do amor entre dois seres humanos e sim o início de um verdadeiro amor.)

Porque não encontrar uma pretendente para Isaque no meio do povo em que Abraão vivia

Abraão não queria casamentos mistos. Os povos daquela região (Canaã) era idolatras, sacrificavam seus filhos aos deuses e ali foi o local prometido por Deus em que viveria a nação de Israel posteriormente. Ter uma relação mista com aqueles povos, no futuro, poderia trazer problemas a nação de Israel que recebeu aval de Deus, a ordem de eliminar do seu meio os pagãos. (Dt 7:1-4; 9:1-6).

Abraão mantinha relações cordiais com os povos que o rodeavam, mas não a ponto de estabelecer com eles ligações matrimoniais. Abraão sabia que casamentos mistos abrem portas para a assimilação.

Qualidades na pessoa de Rebeca:

Eliezer, o servo de Abraão reconheceu na linguagem de Rebeca, grandes qualidades morais: bondade, afeição, caridade, hospitalidade e força de vontade. Quando Rebeca viu aquele homem (Eliezer) com seus camelos ao lado do poço, ela prontamente atendeu ao pedido de Eliezer se poderia beber da água que ela pegava do poço, imediatamente ela ofereceu aos seus animais também. Não distante, ela foi mais vezes buscar água no poço para saciar a sede de todos os animais do servo de Abraão, Eliezer.

Casamento Judaico

Casamento judaico – o que é e o que representa

No casamento judaico há fases a serem seguidas, há escolhas, há dotes, há cumprimentos de regras e tudo isso é baseado nas escrituras. Sabemos que o povo Hebreu que se estendeu e hoje é conhecido como Judeus, se baseiam nas escrituras para guiarem suas vidas. Em todos os aspectos que rege a família, comunicação social e política, os Judeus se baseiam na Torá. Inclusive para nosso mundo ocidental, as leis da Bíblia foram as bases de muitas leis nos países da américa do norte, sul, Europa entre outras. Voltando para nosso entendimento sobre o casamento judaico, citaremos abaixo as fases que se dão para a culminação de um casamento bíblico.

Fases do casamento: Fase I – A escolha

Vemos no relato de Gênesis cap. 24, do verso 1 ao 4, que Abraão pede para Eliezer seu servo escolher uma mulher ao seu filho Isaque na parentela de Abraão. É nesta fase que o noivo e a noiva se encontram. Há algo que os conecta e o desejo de se estabelecer um compromisso surge entre eles.

  • Deveria haver consentimento mútuo entre os pretendentes, como em Gênesis 2:23.

Na visão judaica o casamento é baseado no amor, na fidelidade (compromisso) e na santidade. Segundo a Torá, o homem é livre para escolher sua esposa, não existindo “alma gêmea”. Deus é testemunha da aliança entre o homem e a mulher. (Ml 2:14).

  • Os gentios casam-se com as mulheres que ama… Os judeus amam as mulheres que casam.

Dote a ser pago pelo noivo: O dote (Gn 24:22, Ex 22:17) era pago pelo noivo á noiva e á sua família.

  • Dote é a compensação para o pai da noiva, por ele estar perdendo sua filha. As mulheres era responsáveis pelo trabalho da casa e do campo. 

As mulheres trabalhavam e ajudam muito suas famílias. Um exemplo disso está em Gênesis 24:16, onde Rebeca sai para encher os jarros de água. Este trabalho era desenvolvido por mulheres. O texto de Gênesis 24:11 relata que as mulheres saíam para encher os jarros de água. Outro detalhe está em Provérbios 31 – A Mulher virtuosa.

Pense também na responsabilidade do pai ao ver sua filha se casando com alguém que não sabe se corresponderá a tudo sobre manter uma família com provisões. O pagamento do dote era parte do acordo, e isto serviria para o pai da noiva avaliar se o futuro pretendente teria como arcar com os cuidados de sua filha.

Fase II – Noivado: Dura cerca de 1 a 2 anos.

Havia um contrato de promessas e condições, este contrato não podia ser quebrado, se não, cairia por terra o casamento. Após o aceite do contrato, era tempo de o noivo e a noiva se prepararem. Em média de 1 a 2 anos. Após a volta do noivo, os votos do casal eram estabelecidos em Tendas (Hupá) e havia uma benção de vinho especial.

  • Ketubá – Documento para o noivo e a noiva com as regras que eles devem cumprir.

Havia um prazo dado por parte do pai da noiva, para que o noivo voltasse para buscar sua noiva, quando ele conseguisse prover a ela o que prometeu. A noiva não sabia a data exata em que o noivo voltaria, mas ela sabia o tempo. A noiva deveria estar preparada para seu noivo.

Havia um prazo dado por parte do pai da noiva, para que o noivo voltasse para buscar sua noiva, quando ele conseguisse prover a ela o que prometeu.A noiva não sabia a data exata em que o noivo voltaria, mas ela sabia o tempo. A noiva deveria estar preparada para seu noivo.

Responsabilidades do noivo:

O noivo fica responsável por preparar o novo lar e um trabalho que lhe garanta sustentar a noiva e a futura família.

Responsabilidades da noiva:

A noiva fica responsável por se manter fiel, imaculada, preparando-se, separando-se e mantendo sua saúde bem para o dia da festa e dos votos perante a sociedade.

  • O contrato de casamento poderia ser anulado através de uma carta de divórcio caso ambas as partes não tivessem cumprido suas obrigações contratuais, ou seja, o noivo: casa, trabalho, sustento e amor.  A noiva: estar preparada, imaculada e separada, esperando o retorno do noivo. (Dt 24:1-4).

O casamento religioso só começou a existir na idade média. Até então, tanto nos meios cristãos como judaicos, o casamento era uma cerimônia de compromisso público entre o noivo e a noiva.

Fase 3 – Carregar: Era o reencontro do noivo com a noiva, após o período de 1 a 2 anos.

Apesar de saber a época do retorno do noivo, apenas o pai do noivo sabia o dia e a hora exata desse retorno. Carregado por sua comitiva, o noivo entrava na cidade da noiva rumo á casa da noiva. Tocadores de Shofar iam á frente anunciando a chegada do noivo.
O noivo leva sua noiva, liam o contrato novamente e debaixo da Tenda e assinavam perante a sociedade.

Em seguida havia sete dias de festa. Bodas Jz 14:10-12.

Conclusão:

Acabamos de entender como funciona um casamento judaico e como é o entendimento dos autores bíblicos quando falam da volta de Cristo. Termos como: Noiva, Dote, Arrebatamento, Volta do Noivo entre outras, são baseados no casamento judaico. Livros da nova aliança (Novo Testamento) citam o casamento judaico de forma disfarçada, mas a ideia por trás é a forma como se dá o casamento judaico. Vimos neste estudo a importância da oração e da fé. Abraão teve fé, por isso mandou seu servo Eliezer buscar uma mulher para seu filho que já estava em idade para casar, Eliezer orou ao Senhor por uma mulher a Isaque e foi dessa forma é que os planos se cumpriram. Como que Deus abençoaria os povos da terra através da posteridade de Abraão, se Isaque não desse continuidade na geração de filhos? Era necessário a relação e o cumprimento de Gênesis 1:28 para que o Messias pudesse vir e salvar a humanidade.
Temos que buscar a Deus e seu reino nessa terra, mas como? Lendo as escrituras, praticando os ensinos de Deus, orando e buscando a Deus.

Estude conosco

Contato: contato@estudandoabiblia.org

Ouça o PODCAST do estudo

Baixem em PDF

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

0
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

2 Comentários

  1. Olá.
    Procurei Jz 14:10-12, sobre Bodas, festas de casamento e nao encontrei. Nesta passagem fala-se sobre Sansão… sera que nao se equivocou na informaçao?
    Obrigada

    0
    0
    Responder
    • Boa tarde, Elizeth.
      Tudo em paz?

      A referência que citei e que está no livro de Juízes, é sobre a festa de casamento nas bodas.
      Verso 10: Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer. Juízes 14:10
      Verso 12: Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas. Juízes 14:12

      Aqui nos mostra o costume que o povo tinha durante o casamento judaico.

      Deus abençoe.
      O que precisar, conte conosco.

      0
      0
      Responder

Leave a Reply

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

Leia Mais »