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Sumário
ToggleSumário das festas:
- Sábado
- Páscoa
- Festa da colheita (primícias)
- Pentecoste
- Festa das trombetas
- Festa das cabanas (tabernáculos)
- Festa das luzes (Hanucá ou Chanuká)
- Purim
- Rosh Hashaná: O Ano Novo Judaico
Como entender as festas do antigo testamento e o significado profético de cada uma delas.
Festas, festivais e épocas especiais do ano judaico faziam parte regular da adoração do SENHOR. Centravam-se, respectivamente, nos aspectos do ano lunar, em eventos agrícolas sazonais ou na lembrança de importantes momentos históricos e religiosos. A descrição e as prescrições bíblicas são gerais. Algumas festas e festivais sobreviveram e até assumiram mais significados no período intertestamentário.
Todas as festas continham certos elementos básicos em comum. Seu objetivo era fazer o povo se lembrar de que todas as áreas da vida são controladas pelo SENHOR e devem estar sujeitas a ele. Dois temas, a tristeza pelos pecados e a alegria no SENHOR, permeavam ao mesmo tempo todas as épocas especiais. Portanto, jejuar, lamentar e fazer sacrifícios pelo pecado eram açôes que acompanhavam festas, alegrias, o som de trombetas e as ofertas de ação de graças.
O sábado
Dentre as principais épocas especiais ou festas, a mais frequente era o sábado. Todo o trabalho cessava no sétimo dia da semana. O tempo celebrava a obra criadora e o descanso de Deus. A observância do sábado também era sinal do relacionamento com o SENHOR na aliança. Por meio de Moisés, Deus disse: “Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o SENHOR, que os santifica” (Êx 31.13).
A Páscoa
A Páscoa, a festa dos pães sem fermento (14° dia de nisã, final de março ou início de abril), durava sete dias (Êx 12.1—13,16; 23.15; 34.18, 25; LV 23.4-8; Nm 28.1605; Dt 16.14). Nela, Israel se lembrava de libertação do Egito e de toda a experiência no Êxodo. Apesar de ser uma das três festas de peregrinação da qual todos os homens eram obrigados a participar (de preferência, viajando a Jerusalém), era também uma festa de família. O fermento era removido das casas durante a festa; como lembrete da noite do livramento, só se comia pão sem fermento. A festa da Páscoa em si consistia em uma refeição especial com alimentos prescritos e a repetição dos acontecimentos do Êxodo, muitas vezes na forma de perguntas feitas por crianças e respostas de adultos. Outro fato importantíssimo, foi a nova instrução dada pelo Senhor Jesus cristo na Páscoa. Ele foi o cordeiro pascal, livrou da morte do pecado todo aquele que crê e confia nele, pois quem não crê, já está condenado. O Senhor Jesus deu um novo simbolismo para a Páscoa, comemorar em honra e memória dele, pois o vinho (sem fermento) é o sangue dele, derramado em favor de muitos (a nova aliança), e o pão também (sem fermento), é em memória do corpo dele. A data da Páscoa não mudou, mas seu simbolismo tem um outro significado na vida do que crê e é salvo.
Festa da colheita primícias
Festa das Primícias ou Semanas, os israelitas deviam oferecer as primícias da colheita do último trigo da primavera na Terra Santa (Números 28:26; Deuteronômio 34:22). ~(Êxodo 34:22) “Comemorem a Festa da Colheita quando começarem a fazer a primeira colheita do trigo”.
O Pentecoste (Shavuot)
O Pentecoste (a festa das Semanas) acontecia cinquenta dias após a Páscoa e sinalizava o fim da colheita de grãos e o início da época em que se ofereciam as primícias. Como outra festa de peregrinação, ela lhes dava a oportunidade de apresentar os dízimos de grãos e das primícias no santuário central (Êx 23.16; 34.22; LV 23.15-21; Nm 28.26-31; Dt 16.9-12). Outro fato importante que aconteceu no pentecoste, foi a descida do Espírito Santo nos apóstolos em Atos 2. Logo após o Senhor Jesus Cristo ressuscitar, cinquenta dias depois, o Senhor Deus cumpriu uma promessa feita pelo profeta Joel, (Jl 2:28-32).
A festa das trombetas
A festa das Trombetas acontecia apenas dez dias antes da ocasião especial mais solene, o Yom Kipur, o Dia da Expiação (lit., “0 dia do perdão” ou “propiciação”) (LV 16; 23.26-32; 25.9). Acerca disso, o SENHOR disse: “Porquanto nesse dia se fará propiciação por vocês, para purificá-los” (LV 16.30). Eram oferecidos sacrifícios especiais. O dia incluía a cerimônia do bode expiatório ou do “bode para Azazel”: por sorteio, um dos dois bodes era escolhido para ser sacrificado como oferta pelo pecado e o outro, lançado no deserto (LV 16.7-10,15-22). Esse era o único dia do ano em que o sumo sacerdote, levando sangue primeiro para si mesmo e depois para o povo, entrava no Santo dos Santos. Outro fato importantíssimo, é o fato de se cumprir literalmente essa festa em Cristo Jesus. O livro de Hebreus, mais precisamente no capítulo nove (9), temos o relato desse cerimonial se cumprindo na vida de Cristo. Vale lembrar que todo o antigo, representava o que há de vir, ou seja, aquilo que viria à acontecer na vida do enviado do Senhor Deus, o seu Filho. O cerimonial israelita da expiação é substituído pela única oferenda do sangue de Cristo, que reabre para os homens o acesso a Deus. O bode expiatório que antes era enviado ao deserto levando os pecados de todos os israelitas, foi simbolizado por Cristo, pois o calvário (gólgota) era fora de Jerusalém. Cristo foi crucificado fora de Jerusalém, assim como o bode expiatório era enviado para o deserto, fora da congregação.
Festa da cabanas (tabernáculos)
A terceira festa de peregrinação era a festa das Cabanas, que durava uma semana com outras observâncias sobre o oitavo dia (Ex 23.16; 34.22; 23.33-36,39-43; Nm 29.12-38; Dt 16.13-16). Para comemorar as peregrinações pelo deserto, todos os homens hebreus ficavam em tendas ou cabanas durante a semana, Eram observadas cerimônias especiais e oferecidos sacrifícios. Esse festival também marcava o fim da colheita.
Festas instituídas pela tradição judaica
Festa das luzes (Chanucá ou Hanucá)
Significa consagração ou dedicação. É comemorado em Dezembro, aproximadamente no dia 18/12. Os Macabeus, uma família de sacerdotes fazem uma revolta contra os selêucidas, pois profanaram o templo com imagem de zeus dentro do Templo. Além disso, os Macabeus lutavam contra o helenismo. A menorá ficou acesa por 8 dias. Não encontramos esta celebração no Antigo Testamento porque o fato que deu origem a esta festa ocorreu no ano 162 a.C. Em João 10:22, vemos o Senhor Jesus passeando no Templo na comemoração da Festa da Dedicação. Essa passagem é a única no Novo Testamento que se refere ao Chanucá.
Purim
É uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus no tempo dos persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Aquemênida tal como está escrito no Livro de Ester.
Rosh Hashaná: O Ano Novo Judaico
O Ano Novo judaico é o Dia do Julgamento, quando o Senhor Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. Parte principal do serviço de Rosh Hashaná é o toque do shofar (trombeta) que desperta as pessoas para o arrependimento.
Rosh Hashaná é o aniversário do universo, o dia em que o Senhor Deus criou Adão e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Começa ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei (18 de setembro de 2020) e termina após o anoitecer em 2 de Tishrei (20 de setembro de 2020).
A volta de Jesus e as festas bíblicas
Depois de aprendemos sobre as festas bíblicas, ficamos mais a par dos cumprimentos proféticos já cumpridos em nosso tempo, os que já foram cumpridos no passado, e os que ainda virão, até a volta de nosso Senhor Jesus.
Israel já é uma nação desde 1948, e assim foi cumprida a profecia de Isaías (Is 66:8), o profeta Messiânico.
E você, está preparado (a) para a volta do Senhor?
Confira estas leituras: Efésios 5:25-27; Tiago 5:7-8. Mateus 24:3-27; 37.
Comece a estudar hoje as Escrituras Sagradas.
Uma dica, leia em uma tradução que ajude na interpretação. Tente usar a versão “NTLH”. Use este link: https://www.bible.com/pt
DEUS NOS ABENÇOE.
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8 Comentários
E as festas cristã bíblicas ordenadas pelo senhor hj que devemos observar?
Olá, Edson.
As festas bíblicas são Eternas. Elas revelam o Messias e lembrando das festas é um sinal de temor à Deus.
Comece pela Páscoa.
Abraços.
Todas as festas instituídas por Deus no VT eram festas de agradecimentos ao amor do Senhor e levaram até até Cristo. A partir da chegada do Reino de Deus em Atos 2, a sua Igreja, todo o primeiro dia da semana, domingo, passou a comemorar o amor de Deus em Cristo Jesus que morreu por nós e graças a Cristo teremos o perdão dos pecados e não teremos a morte, mas sim vida eterna. Devemos todo o primeiro dia da semana participar da ceia com os irmãos em Cristo Jesus para celebrar a morte e ressurreição de Jesus nosso Salvador em adoração a Deus.
É essa parte que não compreendo, como celebrar a morte de quem vive?
Ele disse para fazer isso em memória dEle.
Ele ressuscitou, não está morto, como compreender?
Olá Giovanni, eu acabei de ler Atos 2 inteiro, mas onde diz que todo o primeiro dia da semana, domingo, passou a comemorar o amor de Deus em Cristo Jesus?
Parabens pelo estudo ficou simples e direto . De fácil compreensão
Muito bom o seu estudo, Deus abençoe
Amém! Deus nos abençoe.