José e Maria. Uma história de revelação e amor. Estudo bíblico sobre a unidade familiar. - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...

Maria e José (Miryam e Yosef)

Leitura: Mateus 1:18 ao 2.  Lucas 1:26 até 2.

Ouça o Podcast

Maria, comprometida em casamento com José: O noivado judaico

Assim Maria estava comprometida com José pelo noivado. Como prescrevia a tradição, os noivos faziam seus votos e eram regidos pela Ketubá (contrato matrimonial). O tempo do noivado ocorria em média, um a dois anos. José não havia se relacionado com Maria sexualmente, mas encontrou ela grávida. Até então, José não sabia que isso que estava acontecendo era a mão de Deus. Maria se encontrava grávida pelo Espírito Santo, ou seja, de modo sobrenatural. A Bíblia relata que José era um homem justo e se viu nessa situação com Maria, injustiçado e achou isso uma como uma quebra de contrato da (Ketubá), neste caso ele poderia se desfazer do casamento e ainda denunciar Maria por adultério, ela seria apedrejada e cumpria-se a lei (Dt 22:20-21). Mas, José foi além, ele tinha boas intenções e não seguiu em frente para denunciar Maria, ele ficaria calado e só desmancharia o casamento. Mas, algo sobrenatural aconteceu, José teve um sonho. O anjo do Senhor foi visitá-lo e avisou:  (Mateus 1:20) “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus (Yeshú’a – ), pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.

José entendeu o que estava acontecendo e manteve seu voto com Maria, mas não se relacionou sexualmente com ela até o nascimento de Jesus.

Comentários:

Quanta confiança em Deus este casal Depositou. José soube ouvir e tomou a decisão em seu tempo. Pela lógica e pela razão buscou uma forma de desmanchar a relação não expondo Maria a retaliação da lei. (Dt 22:20-21).

José soube gerenciar suas emoções:

Por um lado ele esteve preocupado com a situação de Maria e por outro se preocupou com sua reputação. José teve maturidade e ouviu a voz do Senhor dita pelo anjo. Ele ouviu e guardou em seu coração, ele não foi consultar outras pessoas se aquilo era certo ou errado. José soube ouvir a voz do anjo de Deus, imagine dar ouvidos agora aos amigos e muitas vezes a própria família.

Maria fez o que Deus queria que ela fizesse:

Maria tomou uma decisão impensável em seu contexto cultural, pois ela ouviu a voz do anjo de Deus e confiou, ela daria o nome do seu filho de Jesus.

Muitas vezes damos ouvidos às pessoas e esquecemos de ouvir a Deus. Confiamos no que as pessoas dizem e não damos ouvidos ao que Deus tem a nos dizer.


O nome ao filho era dado pelo pai, mas o anjo veio primeiro a Maria e disse que ela ficaria grávida e poria o nome de Jesus. Ela achou aquilo impossível de acontecer pois era virgem. O mesmo aconteceu com Isabel, mãe de João Batista. Ela era velha, mas o mesmo anjo de Deus apareceu a ela, disse que poria o nome de João. O mesmo anjo falou com Zacarias, marido de Isabel, ele não creu e como feito, ficou sem falar até o nascimento do menino. Nada para Deus é impossível. Feliz aquele que crê nas Palavras do Senhor.

Significado do nome de Jesus:

IAHWEH Salva. Deus salva.

Comentário:

Tudo que está acontecendo é prova dos que os Profetas diziam em seus tempos. Isaías 7:14: Eis que a virgem conceberá e dará á luz a um filho. Este será chamado: Emanuel (Deus está conosco).Todas estas situações que acontecem no nascimento de Jesus confirmam que ele é o Messias prometidos pelos profetas do Tanach (Antigo Testamento).
O fato de Jesus ter nascido em Belém da Judeia, foi uma profecia de Miquéias, 5:1-3. Quando eles fogem para o Egito, outra profecia de Oséias, 11:1. Quando José e sua família vão para Galileia, entende-se que faz referências a textos como: Juízes 13:5-7. Nâzir de Nazireu. Isaías 11:1; 42:6; 49:8, naçar (guardar) e naçur (resto)

José, companheiro fiel de Maria

José se manteve ao lado de Maria em todos os momentos, ele cuidou dela e do bebê, iam de cidades em cidades dirigidos pelos anjos de Deus, o Senhor. Quando José soube que havia morrido os homens que buscavam seu mal, ouviu do anjo palavras para que voltassem a terra de Israel. Quando José voltava a Israel, soube que o filho de Herodes estava no governo. José sentiu medo e não colocou em risco sua família, foram então para Galileia, terra dos gentios, cidade de Nazaré.

Conclusão:

Quão importante é saber ouvir a voz de Deus. Saber calar a voz do mundo que age em você e fazer-se ouvir o que vem de Deus. Imagine José tomando uma decisão imediatista e buscar justiça sem antes saber do que realmente está acontecendo. Deus deu um tempo para que José digerisse a informação e ainda mandou um anjo da parte dele para mostrar que era Ele (Deus) quem estava orquestrando tudo. José poderia ter ignorado tudo e seguir seus instintos, talvez? Sim! Mas ele foi além, ele acreditou em Maria e confiou em Deus.

O anjo mal? Não!

O anjo trouxe um “problema” dentro de um ambiente onde pessoas saberiam lidar. 

Ambientes onde Deus reside são diferenciados, o problema não é maior que a solução e a Palavra Santa de Deus é vivida.
O que você tem deixado entrar em sua casa? Palavras vãs? Novelas, filmes, séries e conteúdos que não tem compromisso com o bem maior. Se for, este sempre será o problema nas famílias. Deus dificilmente se manifestará, pois os ouvidos e corações estarão findados no que é contrário a Palavra do Senhor. O Senhor não terá voz em seu lar, pois você baixou o volume do bom senso e deu ouvidos ao mundo.

Fique atento, pois a Tenda a palavra primitiva para um lar, é lá onde Deus se manifesta.

Baixe e compartilhe este estudo


Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

12
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

7 Comentários

  1. Que estudo maravilhoso! Parabéns e obf por compartilhar conosco.

    Bendito seja DEUS.

    0
    0
    Responder
  2. Comecei a ler o estudo para tentar entender o casamento de José e Maria,mas o Espírito Santo me levou a compreender que tanto José quanto Maria entenderam o propósito para o qual o Senhor os direcionou.
    Enquanto, filhos amados de Deus, precisamos entender esse propósito para que façamos exatamente o que o Espírito nos direciona. Obrigada por ter entendido seu propósito e compartilhado conosco.

    1
    0
    Responder
    • Olá, Aline.
      Obrigado por comentar o estudo.

      Que o senhor nos ilumine cada vez mais com sua gloriosa presença.

      Abraços.

      0
      0
      Responder
  3. A paz do Senhor irmão.
    Obrigada por compartilhar o estudo.
    Tenho um programa na Rádio TROAD WEB, e hoje vou falar sobre família junto com meu esposo no Programa: É BOM ESTAR EM BOAS MÃOS.
    E estava estudando a palavra de DEUS e procurando ensinamento de outros pregadores e cheguei aqui.
    Gratidão.
    Deus vós abençoe, um grande abraço de minha família aqui de Portugal.

    0
    0
    Responder
    • Olá, Joana.
      Obrigado por seu comentário e por estudar conosco.
      Que o Senhor, Jesus te abençoe grandemente e que seu programa da rádio possa levar as Boas Novas de Jesus ao mundo.

      Se quiser, pode compartilhar os estudos com sua comunidade.
      Fernando Rabello do Estudando a Bíblia.

      Abraços.

      0
      0
      Responder
  4. Muito obrigada palavra maravilhosa 💖

    0
    0
    Responder
    • Olá, Marcia.
      Que o Senhor nos abençoe cada vez mais.

      0
      0
      Responder

Faça um Comentário

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva a crer que com as mortes

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus inimigos Quando chegou o dia treze

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo dia o rei Xerxes deu à

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o rei perguntou a Ester qual era

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai Naquela mesma noite, o rei não

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida o rei e Hamã para um

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading