Mateus Capítulo 13 - Estudo Bíblico7 - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
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Objetivos do estudo

TítuloEstudo Bíblico – Evangelho de Mateus
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PremissaCompreender a Bíblia no contexto original judaico.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org
Todos os direitos reservados – Estudando a Bíblia – ORG

Capítulo 13

Introdução. Discurso em parábolas

A partir deste capítulo, Jesus passará a ensinar por meio de parábolas. Temos acompanhado sua trajetória pelas cidades, bem como seus ensinos e lições aos discípulos. Em várias de suas passagens por algumas cidades, houve aqueles que optaram por não acolher a mensagem do Reino; algumas até demonstraram hostilidade a Jesus. De agora em diante, a compreensão do Reino através dos ensinos virá através de ¹parábolas, com o propósito de tornar mais complexo o entendimento para aqueles que não desejam um verdadeiro compromisso com a Palavra.

Entendimento dos versos 3 ao 9

fernando rabello

Parábola do semeador

Jesus esclarece a parábola do semeador nos versos de 18 a 23 deste mesmo capítulo. Assim, a semente representa a Palavra de Deus. O semeador simboliza a pregação, a Bíblia e a Palavra em sua totalidade. Já o solo, representa o nosso coração. Dessa forma, Jesus instrui que existem quatro tipos de pessoas, e apenas uma delas é frutífera ao ponto de ter o solo ideal para gerar frutos do Reino. Em outras palavras, para aqueles que ainda não compreenderam: de cada quatro pessoas, apenas uma é reconhecida como membro do Reino.

Vejamos as características de cada pessoa:

  1. O desatento (a): Àquele que ouviu a Palavra de alguma forma, mas não a entendeu. Este deixou passar uma oportunidade de aprender e então vem o maligno e retira aquela pequena semente do seu coração;
  2. O quase firme: Àquele que ouve a Palavra e entende, age com alegria momentânea, mas quando vê as dificuldades da caminhada ou as tribulações logo foge, deixando passar uma oportunidade perpétua de união com Jesus;
  3. O distante: Àquele que ouve a Palavra, mas não absorve, essa pessoa tem compreensão racional, mas a sedução das coisas do mundo e as riquezas dessa terra impedem dessa pessoa progredir na caminhada com Jesus. Esse é um caso típico de pessoas que não querem um compromisso com a Palavra e postergam sua Salvação para o amanhã que ainda não existe;
  4. O frutífero (a): Àquele que finalmente dá muito fruto. Este ouve a Palavra, a pratica, aprende com os erros, se arrepende, volta ao caminho e tem um coração moldável. Este vive a Palavra no seu dia a dia e ainda ensina os outros através dos seus exemplos. Este dá bom testemunho e Deus se alegra com pessoas assim. Seus frutos se multiplicam e sabe quem sai ganhando? As pessoas a sua volta, pois o fruto é destinado a quem come e não a quem fornece. A árvore não dá fruto para si, mas através dela é que consumimos seus frutos.

Portanto, a estatística é essa, em qual você se encaixa?

Entendimento dos versos 10 ao 17

fernando rabello

Uma citação de Isaías

Como citado no início desse estudo, a partir desse capítulo no livro de Mateus, Jesus dificultará um pouco aos relaxados. O uso de parábolas por Jesus remete a uma passagem de Isaías, onde o profeta alertava que, futuramente, as pessoas teriam seus corações endurecidos e estariam sem o Espírito de Deus, sendo impossibilitados de receberem a graça e serem salvos. Na passagem de Isaías, o profeta indaga Deus sobre até quando isso permaneceria, e o Senhor responde: até que as cidades sejam destruídas e fiquem sem moradores, assim como os campos. O Senhor mandaria o povo para longe, e assim, as cidades ficariam vazias.

Isso representaria um novo começo para o povo de Deus; uma nova jornada estaria para chegar. Tratando-se do contexto de Isaías, as cidades ficaram vazias e foram destruídas quando o povo foi para o exílio na Babilônia. Por lá, ficaram 70 anos e só depois puderam voltar. Agora, no tempo de Jesus, 500 anos depois da construção do primeiro Templo, Jesus cita essa passagem, a fim de alertar seus ouvintes. Esse endurecimento é culposo e explica a retirada da graça. Aqueles que têm o espírito da verdade receberão, além dos tesouros da aliança antiga, a perfeição da nova. Aos que têm má vontade, será retirado até o que eles têm. Pois, mesmo ouvindo, não entendem, e, mesmo enxergando e vendo os milagres de Jesus, não têm entendimento.

Se esses se esforçassem e se arrependessem dos seus pecados, Jesus poderia curá-los, permitindo-lhes ouvir e enxergar as Palavras do Reino. Jesus mesmo cita o que Isaías disse: Isaías 6:10 – “Isaías, faça com que esse povo fique com a mente fechada, com os ouvidos surdos e com os olhos cegos. Se pudessem, eles voltariam para mim e seriam curados.” Felizes são os que ouvem e creem, pois a estes foram dados os mistérios do Reino dos Céus.

Mas quando Jesus diz: Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Quem são eles?

O próprio texto diz. Os que ouvem mas entendem e assim tem seus corações petrificados, impedidos de receberem o espírito da graça. 

Aos que receberam as Palavras do Reino, estes receberão ainda mais, mas aqueles que não entendem a mensagem do Reino, mesmo o que já tem recebido de conhecimento, será retirado destes. 

Entendimento dos versos 24 ao 30

fernando rabello

Parábola do joio

O joio e o trigo são muito parecidos. A principal diferença entre eles é que, na fase adulta, sua coloração muda, e o joio não tem frutos. O joio é considerado uma erva ²daninha; ou seja, uma infestante que nasce no local errado, infestando plantações benéficas aos seres humanos. A parábola citada por Jesus tem o intuito de nos ensinar como funciona o Reino dos Céus. Quando o Senhor Deus fizer sua colheita, ele separará o joio do trigo, buscando obter somente o trigo, pois nele há semente e frutos dignos do Reino. Na parábola, Jesus afirma que os servos queriam remover o joio quando perceberam que o campo havia sido infestado. Mas o dono da plantação disse para não o removerem, pois, ao fazê-lo antes da hora, poderiam arrancar também o trigo. Perceba a misericórdia do dono da plantação ao agir assim. Como mencionei acima, a diferença entre o joio e o trigo começa a ser aparente quando alcançam a vida adulta. Quando maduros, as espigas do trigo são castanhas, enquanto as do joio têm a cor preta. Assim, as diferenças entre trigo e joio só são perceptíveis quando as plantas chegam a uma determinada fase de crescimento.

Não foi à toa que Jesus usou essas duas plantas para ensinar. Nessa parábola, Jesus nos mostra que há misericórdia no Reino dos Céus. Mas também destaca um requisito importante para nós, que desejamos entrar e participar do Reino dos Céus: ter bons frutos. Esses frutos só são adquiridos com a prática da Palavra e a constante leitura dela. Será nossa caminhada com Deus que demonstrará se somos joio ou trigo. No começo, podemos ser confundidos pela aparência, mas no decorrer da caminhada e quando atingirmos maturidade, nossas diferenças em relação ao joio se tornarão aparentes.

Jesus, no versos 36 ao 43 explica aos discípulos como será a atuação do Reino dos Céus na terra sobre essa parábola.

Imagem e vídeo para ilustrar a diferença:

O que é Joio: Acesse aqui. Acessado dia 06/03/2023

Entendimento dos versos 31 ao 32

fernando rabello

Parábola do grão de mostarda

Essa parábola que Jesus conta cabe em dois versículos, mas a profundidade que ela nos leva ao conhecimento poderia facilmente compor um capítulo inteiro. Vamos entender por partes, e aqui trarei referências bíblicas sobre a parábola.

Há pelo menos quatro tipos de plantas de ³mostarda às quais Jesus poderia estar se referindo na parábola: Sinapis alba, Brassica nigra, Brassica Hirta e Brassica Juncea. Todas estas plantas não crescem mais que 1 metro, tornando-se impossível que se tornem árvores capazes de abrigar pássaros, como é mencionado na passagem bíblica. Mas, então, a que Jesus está se referindo?

A palavra ” ⁴semente” na Bíblia é frequentemente descrita como descendência humana. Muitas vezes, é retratada de modo natural, como entendemos uma semente que o agricultor semeia. Em várias outras passagens, a palavra semente é utilizada em analogias (comparações), como quando um agricultor semeia uma palavra no coração de alguém. A analogia é frequentemente empregada para representar o início ou o fim de algo: o início, quando Deus utiliza a semente para criar algo que ainda não existe e que abençoará muitas pessoas no futuro (como em Gênesis 17:7 e Ezequiel 17:22-24); e o fim, como mencionado por Jesus em Jo 12:23-24, onde o grão de trigo, ao cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. Em toda a Bíblia, a palavra semente é utilizada para nos revelar algo, e nesta parábola não é diferente.

Mas o que então significa a parábola:

A semente de mostarda é Israel, ou seja, ela é a menor de todas as sementes da terra. Pode-se entender que é Jesus, pois ele vem de Israel, descendente da tribo de Judá e é descendente de Abraão como uma promessa de abençoar as famílias da terra. O homem que tomou a semente e colocou em seu campo somos nós, que somos abençoados pela semente de Abraão, que é Jesus (Gn 12:3). Os pássaros são aqueles que ainda virão para serem abençoados por Jesus.

Embora a semente de mostarda seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior de todas as hortaliças e torna-se árvore. Ou seja, embora Israel seja a menor de todas as nações, quando ela cresce na Palavra do Messias, ela se torna a maior de todas as nações, sendo ela o local central para todo o mundo. Leia Isaías 2:2-5.

Trago aqui informações sobre a planta da mostarda para ilustrar o conteúdo trazendo fatos:

Flor da mostarda

Flor de mostarda vista de perto

Mostarda-branca (Sinapis alba)

Mostardas em Bangladesh

Plantação de mostarda

Sementes de mostarda vistas de perto (cada uma tem 2 a 3 mm de diâmetro)


Galeria de imagens com opção de maximizar:

Entendimento do verso 33

fernando rabello

Parábola do fermento

Essa é semelhante à parábola do grão de mostarda, pois o início da caminhada com o Senhor, Jesus, pode ser modesto. Mas, à medida que se permite crer e fazer, o crescimento surge, assim como o fermento que é posto em três medidas de farinha, conforme relatado na parábola. Uma massa de farinha com a medida certa de fermento se expande e se torna formosa. O fermento causa expansão e encorpa o que nele é misturado. Em diversas passagens, o fermento é mencionado de forma negativa. No entanto, nessa parábola, Jesus compara o efeito do fermento em uma massa com o crescimento espiritual: o pão fermentado cresce e tem uma forma mais exuberante do que o pão sem fermento. Jesus usou essa analogia visual para seus ouvintes da época, facilitando o entendimento ao se referir a algo familiar.

Entendimento dos versos 44 ao 46

fernando rabello

Parábola do tesouro e da pérola

Essa parábola oferece um entendimento profundo sobre o Reino dos Céus. Aquele que descobre o Reino dos Céus deve investir plenamente nele, muitas vezes renunciando ao seu antigo modo de vida e abraçando uma nova jornada. O homem, ao descobrir o tesouro escondido no campo, percebe seu valor inestimável. Em vez de simplesmente pegá-lo, ele o esconde de novo, vende tudo o que tem e, com o dinheiro, compra o campo, tornando-se dono do tesouro. É interessante observar que, embora ele pudesse ter tomado o tesouro para si à força, optou pelo caminho da integridade, reconhecendo que o tesouro pertencia a alguém que, infelizmente, decidiu enterrá-lo em vez de usufruí-lo. A verdadeira mensagem aqui é que o Reino dos Céus não é obtido pela força, obrigação ou herança, mas pelo desejo genuíno de possuí-lo. Portanto, esta é a oportunidade de cada um “comprar o campo” que contém o tesouro mais precioso para a vida. Vale ressaltar que esse tesouro não pode ser adquirido com prata ou ouro, mas sim através da fé em Jesus, boa vontade e vivência da Palavra.

Entendimento dos versos 47 ao 51

fernando rabello

Parábola da rede lançada ao mar

Esta parábola tem uma semelhança com a parábola do joio. Aqui, a rede lançada ao mar representa a ação de Jesus e o mar simboliza a terra. Nós, seres humanos, somos os peixes capturados pela rede. Quando a rede é puxada à beira da praia, os anjos farão a seleção: os peixes bons, representando os justos, serão separados, enquanto os maus serão descartados. Esses “peixes maus” são os que ficarão de fora do Reino dos Céus, e conforme as palavras de Jesus, ali experimentarão o choro e o ranger de dentes.

Compreendes essas coisas? Eu espero que sim.

A multidão que ouvia Jesus afirmou compreender suas palavras. Entre aqueles presentes, acredito que havia muitos fariseus e escribas. A eles, Jesus dirigiu uma declaração especial, dizendo: “Todo escriba que se tornou discípulo do Reino dos Céus é semelhante ao proprietário de um tesouro, do qual tira coisas novas e velhas”. Entendes o significado? O escriba que se torna discípulo tem a habilidade de unir o conhecimento tradicional com os novos ensinamentos. Ele não só valoriza o que já sabe, mas também está aberto a aprender e incorporar as revelações trazidas por Jesus, o Messias.

Entendimento dos versos 53 ao 58

fernando rabello

Visita a Nazaré

Jesus retornou a Nazaré, sua cidade natal, e começou a ensinar aqueles que estavam na sinagoga local. As pessoas ficaram maravilhadas com Suas palavras, mas, ao mesmo tempo, sua incredulidade se manifestou. Elas não conseguiam aceitar que alguém criado em sua cidade simples e modesta, distante do centro religioso que era Jerusalém, pudesse possuir tal sabedoria e graça. Essa incredulidade estava enraizada nas tradições e preconceitos locais. Acreditavam que o valor de uma pessoa estava ligado à sua formação acadêmica e origem.

Outro aspecto destacado é quando Jesus menciona que um profeta, em muitas ocasiões, não é honrado em sua própria terra ou casa. Essa observação se concretiza ao perceber a rejeição que Ele sofreu na própria cidade onde cresceu.

E quanto a nós? Valorizamos e reconhecemos o talento e a sabedoria daqueles que estão próximos a nós, em nossa própria “casa”? 


Notas de rodapé:

¹ Parábolas:

  • Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico. Fonte: Significados. Acessado 01/03/2023
  • As parábolas são interpretadas de muitas maneiras diferentes: como alegorias, histórias com moral religiosa, exemplos de moralidade cristã, metáforas, histórias que refletem uma compreensão particular da existência humana, histórias políticas e ficções poéticas. Fonte: Dicionário Eerdmans

² Fonte: Acesse aqui. Acessado dia 06/03/2023

³ A mostarda:

⁴ No hebraico, a palavra semente é רעז (zéra)semente ou descendência.


www.estudandoabiblia.org

Fernando Rabello (11) 9 5489-8507

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