Getting your Trinity Audio player ready...
|
Objetivos do estudo
Título | Estudo Bíblico – Evangelho de Mateus |
Links: | |
Premissa | Compreender a Bíblia no contexto original judaico. |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org |
Capítulo 18
Quem é o maior no Reino de Deus
Quem será o maior no Reino dos Céus? No capítulo 11 de Mateus, vemos Jesus falando de João Batista e a comparação que ele faz sobre o maior no Reino dos céus e o maior aqui na terra. A resposta de Jesus continua sendo a mesma aqui neste capítulo. Jesus traz uma criança e a coloca entre os discípulos que haviam perguntado ao mestre quem era, então, o maior. Jesus diz que o maior no Reino dos Céus deve converter seu coração e buscar a face de Deus aqui na terra, e demonstrar em suas ações um coração puro, como as crianças. Portanto, ao tornar o homem pequenino como uma criança, esse é o maior no Reino dos céus.
Aquele que receber um servo de Deus nas condições de uma criança, como é apresentado por Jesus, está recebendo a Jesus. No verso 4, diz-se que aquele, portanto, que se tornar pequenino como uma criança, esse é o maior no Reino dos céus. Já aqui no verso 5, Jesus menciona uma situação na qual, se alguém despreza esse servo de Deus, seria melhor que amarrasse uma corda no pescoço e, na outra ponta da corda, uma pedra bem pesada, e se atirasse ao mar; pois quem deixa de receber este servo de Deus deixa de receber a Jesus como Senhor e Salvador. No mundo, haverá situações como essas, pois é necessário que aconteçam, mas ai da pessoa que comete tais atos contra Deus.
Outro ponto importante a destacar, é que: “No contexto cultural da época, as crianças eram consideradas as menos influentes e importantes na sociedade. Ao fazer isso, Jesus está subvertendo a noção tradicional de grandeza.” O aviso severo de Jesus sobre amarrar uma pedra no pescoço e lançar-se ao mar é uma forma hiperbólica de expressar a gravidade de causar dano ou desprezar os “pequeninos” que creem nele.
Deixemos de pecar para vivermos uma vida digna com Jesus
“Se tua mão te faz pecar, arranque-a, atire-a para longe de ti, pois é melhor que entres sem uma mão para a Vida Eterna, do que tendo as duas mãos e seres jogado no fogo eterno. Assim serve para tudo que te faz pecar: se são seus olhos motivos de pecarem, é melhor que arranque um e entre para a Vida Eterna com um olho somente, do que permanecer com os dois e perder a chance de estar no Reino com o Senhor. Portanto, não desprezes nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de Deus que está nos céus, porque o Filho do Homem veio para salvar o que estava perdido.”
Continuação do ensino sobre quem é o maior e suas responsabilidades
A vontade de Deus é que sejamos salvos; Deus não quer que nos percamos no caminho. O Pastor que pastoreia suas ovelhas deve se preocupar se uma das mil que possui se desviar do caminho. A instrução de Jesus é que busquemos essa ovelha perdida e a tragamos para a presença de Deus, pois essa será a alegria de Deus. Mas haverá situações em que ovelhas se perderão no caminho e não terão vontade de voltar a estar com as outras ovelhas; nesses casos, devemos orar ao Senhor e fazer o que tiver em nossas condições, e, mesmo assim, se não quiser voltar, que seja sempre feita a vontade de Deus. Isso abre espaço para a continuação do ensino de Jesus.
A Correção no amor
Se nosso irmão pecar, devemos instruí-lo na correção, a sós. Se nosso irmão nos ouvir, tudo ficará bem. Se nosso irmão não nos ouvir, temos que expor a situação a mais alguns servos de Deus e buscar que tudo se ajuste, conforme Deus requer de nós. Tendo exposto a situação a mais pessoas, teremos testemunhas de que tentamos fazer o melhor para nosso irmão caído, e assim será decidida a questão por mais pessoas em conjunto. Se, por acaso, nosso irmão caído não der atenção e não buscar a melhora, a igreja, como um todo, deve estar ciente de tudo. A igreja, aqui mencionada, é a assembleia dos irmãos, servos de Deus.
Se nosso irmão ainda não se convencer do pecado e não buscar arrependimento, devemos tratar esse nosso irmão como gentio ou publicano, ou seja, pessoas impuras e não desejosas que os judeus piedosos não podiam ter relações próximas. Pois tudo quanto ligarmos na terra será ligado no céu, e tudo quanto desligarmos na terra será desligado no céu. Essa é a mesma expressão e designação que Jesus fez para Pedro no capítulo 16 de Mateus. Ou seja, os ministros de Deus têm autoridade, delegada por Jesus, para ligar ou desligar algo na terra. A vontade de Deus vem do alto e, se estivermos agindo no Espírito de Deus, saberemos conduzir tais coisas, como a responsabilidade de autorizar ou desautorizar algo na terra. Se nosso irmão, que tentamos de várias formas trazer de volta, não quiser voltar, ele deve ser desligado da comunhão dos irmãos. Devemos perdoá-lo e, como servos e filhos de Deus, interceder por ele, pois Deus não quer que nenhuma ovelha se perca no caminho.”
Aproveito para lhe falar o que Jesus nos ensinou a fazer, se duas ou mais pessoas estiverem de acordo com o que irá pedir ao Senhor, nossa oração feita com fé será atendida por Deus que está nos céus. Pois onde há dois ou mais pessoas reunidos em nome de Jesus, ali Jesus estará no meio delas. Uma situação como aquela que estudamos nos versos anteriores faz total sentido quando queremos algo e juntos buscamos. Se uma ovelha se perdeu, devemos orar em conjunto em prol de nossos irmãos. Não somente esse, mas todo aquele que ainda não pertence ao Reino dos céus.
Perdão das ofensas
Aqui, continuamos a compreender as instruções de Jesus, para finalizar a compreensão por completo. Pedro perguntou a Jesus quantas vezes devemos perdoar nosso irmão, ou alguém que pecou contra nós. Jesus respondeu, dizendo que devemos perdoar 77 vezes. Aqui, se resume tudo que aprendemos no início deste capítulo. Deus age dessa forma conosco, perdoando-nos e nos dando oportunidades de viver uma vida gloriosa com Ele. Deus é amor, mas também é fogo consumidor; portanto, devemos tomar cuidado com nossas ações, pois podemos compreender, de forma errônea, que o perdão que Deus nos dá possa impedir as consequências de nossos atos. Deus nos dá diversas oportunidades para voltarmos a Ele, mas também colheremos os frutos de nossas ações, e isso será mais severo para aqueles que já conhecem as Leis de Deus.
Na sequência do estudo, teremos um ótimo exemplo de um devedor que foi perdoado, mas não deu perdão a quem lhe devia.”
Parábola do devedor
O Reino dos céus pode ser comparado a um rei que resolveu acertar as contas com seus servos. Ao iniciar o acerto, trouxeram-lhe um homem que devia quarenta toneladas de ouro ao rei. Como não tinha como pagar sua dívida, foi ordenado que ele, sua esposa, seus filhos e seus bens fossem vendidos para que a dívida fosse quitada. O homem, então, caiu aos pés do rei e começou a implorá-lo, pedindo um prazo para que pudesse pagar a dívida. Diante dessa súplica, o rei, compadecido, soltou o homem e perdoou toda a sua dívida.
Contudo, ao sair da presença do rei, esse homem perdoado encontrou outro que lhe devia uma quantia menor, cerca de 300 gramas de ouro. Agarrando-o pelo pescoço, sufocou-o, exigindo: “Pague-me o que me deves.” O devedor então caiu aos seus pés e rogou, pedindo um prazo para pagar a dívida, tal como ele havia feito anteriormente com o rei. No entanto, o homem, agora sem compaixão, não perdoou a dívida e mandou prender o seu devedor.
Outros servos, testemunhas do ocorrido, indignados, contaram tudo ao rei. O homem que havia sido perdoado de uma dívida imensa foi então chamado novamente à presença do rei, que o repreendeu: “Eu te perdoei toda aquela dívida porque me suplicaste. Não deverias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive de ti?” E o rei, irado, entregou o homem aos executores de pena, até que toda a dívida fosse paga.
Jesus conclui sua parábola dizendo: “Assim também meu Pai celestial fará convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão e irmã. Se somos perdoados de dívidas incalculáveis, devemos também perdoar aqueles que erram conosco.”
Continue estudando a Bíblia com a gente. Estude o próximo capitulo
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.