Mateus Capítulo 7 - Estudo Bíblico - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...

Objetivos do estudo

TítuloEstudo Bíblico – Evangelho de Mateus
Links:
PremissaCompreender a Bíblia no contexto original judaico.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org
Todos os direitos reservados – Estudando a Bíblia – ORG

Capítulo 7

Entendimento versos 1 ao 27

fernando rabello

Não Julgar:

Não julgue o outro para não ser julgado por Deus. Ao julgar, você assume o papel de juiz, e a maneira como julga determinará como você será julgado. Todos nós pecamos, conforme Romanos 3:23, e ao nos colocarmos na posição de juízes, nos tornamos réus confessos. Jesus propõe que, em vez de julgarmos o próximo, devemos nos autoavaliar. Pergunte-se: Será que estou em posição de julgar alguém? Melhor seria aconselhar através da Palavra e deixar que o verdadeiro Juiz cuide do caso. Podemos hoje estar em posição de “julgar”, mas nunca saberemos o dia de amanhã, pois as palavras e ações que usamos contra alguém um dia pode se virar contra nós.

Lutemos para evitar esse comportamento e, em vez disso, busquemos a Deus constantemente, orando por aqueles que precisam de proteção. É muito fácil olhar para os erros dos outros e esquecer que também somos inclinados a errarmos.

Tiago 4:12, diz: Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

Não profanar coisas santas:

Imagine que você recebe uma bênção de Deus. Agora, pense em entregar essa bênção a alguém sem ter certeza de que essa pessoa está preparada para valorizá-la e usufruí-la.

Do mesmo modo, não se deve propor uma doutrina preciosa e santa a pessoas incapazes de recebê-la bem e que poderiam fazer mau uso dela. É semelhante a compartilhar o Evangelho com pessoas que não demonstram interesse ou disposição para aprender. O melhor é compartilhar o Evangelho através de sua vida em forma de exemplos do que separar um tempo com pessoas que não tem interesse algum.

Eficácia da oração:

Existem algumas formas de se conseguir algo, duas delas são buscar e pedir. Se temos vontade de algo e esse algo está alinhado a Palavra de Deus podemos pedir a Deus. Podemos buscar algo que tanto queremos se orarmos com fé em Deus. Quando nossos desejos estão alinhados com a Palavra de Deus e batemos à porta através da oração, Deus tem o poder de abri-la para nós. Se somos bons em dar coisas boas para as pessoas em nossa volta, nosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que pedem.

Regra de ouro:

  • Gostaria de ver o bom comportamento das pessoas?
    Então seja você o (a) primeiro (a) a dar exemplo.
  • Gostaria de ser tratado bem? Então trate bem as pessoas.
    Gostaria de ser amado pelas pessoas? Então trate de amá-las e dê o exemplo.
  • Gostaria de ver educação e cordialidade nas pessoas?
    Seja cortês e educado (a), assim se aproximarás de pessoas iguais a você.

Do mesmo modo, tudo aquilo, que queremos que as pessoas façam a nós, façamos nós a elas.

Os dois caminhos:

A doutrina dos dois caminhos é amplamente reconhecida na Bíblia, como exemplificado no Salmo 1 e nas bênçãos e maldições descritas em Deuteronômio 30..

Nem preciso dizer que a porta estreita ou apertada são poucas as pessoas que entram por ela. A porta estreita te leva a um caminho que dá vida, mas é difícil andar no caminho dela. São muitas as distrações que temos no mundo e ao ver que a porta larga há muito mais pessoas entrando por ela, naturalmente há um efeito manada dentro de nós nos levando a fazer o que a maioria faz. É um erro agir assim sem antes saber o destino que levará a manada. Se entrou pela porta estreita, considere-se vitorioso (a), mas não se acomode não, pois temos um longo caminho a percorrer mas a vitória será certa, pois é Deus quem preparou esse caminho para nós!

Os falsos profetas

A instrução é clara: Se afastem dos falsos profetas. Muitos desses falsos profetas agem com mentiras e seduzem o povo com falsa aparência de piedade, enquanto que no coração buscam fins interesseiros. Para identificar esses falsos profetas, Jesus diz que devemos olhar para os frutos que esses falsos profetas tem em suas vidas. Muitas vezes, é nos momentos em que pensam que ninguém está observando que esses falsos profetas revelam seus verdadeiros frutos. Nada de bom vem da parte dessas pessoas. Uma pessoa boa dá frutos bons e já uma pessoa má, tem em suas ações frutos podres. Só reconheceremos os falsos profetas pelos seus frutos.

Imagine uma árvore que dá frutos. Você pode reconhece-la de longe somente pelo formato dela, mas só saberá se o seu fruto é bom ou não se provar. Assim também é em nossas vidas, podemos julgar a aparência de alguém de longe, mas só saberemos de fato se essa pessoa é boa ou má quando vemos o seus frutos. Não vai achando que isso serve somente para os outros, seja você como uma árvore que dá frutos bons, pois se não der, você será cortado (a) e jogada (a) ao fogo.

O fruto podre tem a capacidade de estragar e corromper todos os que estão ao seu lado simplesmente pelo fato de estar bem próximo.

Os verdadeiros discípulos

Dando sequência aos falsos profetas, Jesus nos alerta qual deve ser nosso papel para sermos considerados verdadeiros discípulos. Isso nos serve de alerta, porque Jesus afirma que muitos dos falsos profetas e discípulos farão coisas em seu nome e darão sinais de milagres. É muito difícil reconhecer um servo bom ou ruim quando este dá sinais e fala em nome de Jesus. Mas lembre-se da instrução de como devemos reconhecer esses falsos discípulos, é através dos frutos que essa pessoa dá, por isso, fique atento. E quanto a nós, não adianta falarmos “Senhor, Senhor” que estaremos nos Reino dos Céus. É preciso praticar a Palavra de Deus e mais precisamente, é obedecer as Leis de Deus em nossas vidas. Porque quem não pratica não será reconhecido por Jesus naquele dia (Mateus 7:23).

Quem pratica a Palavra de Deus e vive em obediência a sua Lei tem em sua vida a estrutura necessária para qualquer luta que enfrente, pois sua vida está alicerçada na rocha que é Jesus. Virão lutas, tentações por parte do inimigo, provações e mais lutas, mas você continuará de pé, pois sua vida está alicerçada na Palavra que é Jesus e seus frutos serão bons, pois você é obediente a Lei que dá vida.

Entendimento dos versos 28 ao 29

fernando rabello

Depois que Jesus acabou de ensinar aquelas pessoas que o ouviam, o espanto tomou conta do ambiente, pois as multidões ficaram extasiadas com o seus ensinamentos. Jesus ensinava com autoridade que vinha da parte de Deus. Diferentemente dos escribas e mestres da Lei que seus ensinos eram baseados em tradições de homens.


www.estudandoabiblia.org

Fernando Rabello (11) 9 5489-8507

fernandorabello@estudandoabiblia.org

Redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube


Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

0
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

0
0

    Faça um Comentário

    Thanks for submitting your comment!

    Escolha o próximo estudo

    Estudos Relacionados

    Comentários Recentes

    Mais visualizados

    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 10.

    A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva a crer que com as mortes

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 9.

    Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus inimigos Quando chegou o dia treze

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo 8

    O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo dia o rei Xerxes deu à

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 7.

    Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o rei perguntou a Ester qual era

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 6.

    A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai Naquela mesma noite, o rei não

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester – Capítulo, 5.

    Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida o rei e Hamã para um

    Leia Mais »
    plugins premium WordPress

    Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading