Getting your Trinity Audio player ready...
|
Título | O inimigo que vem de dentro |
Série | Palavra da Bíblia. Exortação aos filhos de Deus. |
Premissa | Alertar ao povo de Deus sobre o mal que atua em nossos dias. |
Contexto | Apocalipse, 1° e 2° Timóteo. |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org |
Sumário
ToggleDe onde será que virá nossos inimigos?
Temos ouvido falar sobre inimigos que irão se levantar contra nós e nos testar. Muitas vezes ouvimos no noticiário países ou grupos de pessoas que são fortes candidatos a serem nossos inimigos.
- Mas a pergunta é, de onde virá nossos inimigos?
Será que nossos inimigos são pessoas desconhecidas e por estarem distantes não reconheceremos estes inimigos quando estiverem próximos de nós e assim não teremos como nos defender?
Na Bíblia temos o conhecimento do anticristo:
- Você sabia que todo aquele que se levanta contra os princípios e leis de Deus é este também é um anticristo!
Mas o anticristo que a Bíblia menciona será um grande líder e seu poder será de mover pessoas a apoiarem sua causa.
Você já refletiu sobre as causas que você tem lutado? Elas te aproximam a Deus ou te distanciam dele?
- Você tem se colocado contra as leis e princípios de Deus?
- Será que temos observado atentamente ao que a Bíblia diz para não fazermos?
- A Bíblia se torna um fardo quando você aprende o que pode ou não fazer segundo a santidade que há na Bíblia?
Temos acompanhado um movimento enorme de pessoas que se dizem cristãs atuarem contra os princípios bíblicos. Vimos “pastoras” que se dizem cristãs apoiarem movimentos LGBT. A questão não é aceitar uma pessoa desse movimento em suas igrejas, a questão é apoiar o movimento que se quer se preocupa em santidade e arrependimento. Temos sim, que aceitar todo e qualquer tipo de pessoa em nossas igrejas. Mas, temos que concordar que Jesus quer você como você é, mas depois que você é batizado e unido ao povo de Deus, você precisa renunciar a carne, os desejos, a cobiça, o mal e o pecado. Nós sabemos o que a Bíblia diz para fazermos e sermos. Não podemos crucificar a Cristo novamente depois de salvos continuarmos a pecar.
Além desses movimentos citados, temos aqueles que querem atualizar a Bíblia. Se não considerarmos a Bíblia atual para nossas vidas, seremos inclinados a procurar coisas que irão satisfazer nossa vontade e encobrir nossos pecados. Então atualizar a Bíblia é a forma que eu encontro para ser aceito a comunidade de Deus.
Se deixarmos pessoas ou grupos com essas ideologias entrarem sutilmente em nossas igrejas o resultado será catastrófico para o corpo de Cristo. Porque muitas vezes essas ideias não vem como uma avalanche querendo aceitação, elas costumam vir sorrateiramente e de mansinho conquistando àqueles que estão um pouco longe de Deus e da Palavra e assim conquistam adeptos e acaba se tornando efeito manada.
Temos que combater toda e qualquer ideologia contrária a Palavra de Deus. O pecado contínua sendo pecado independente de quem o cometa. A graça de Deus atua sobre nós, mas a justiça de Deus também é operada nos mesmos termos.
A ira de Deus é manifestada com mais rigor para aqueles que já conhecem à Deus do que para àqueles que ainda não o conhecem. Se você está de pé, cuide-se para que não caia.
Enquanto tivermos lutando por coisas insignificantes na igreja, estaremos dando as costas para as coisas que tem mais sentido agora em combatê-las. Não me refiro somente a questões de ideologia de gênero, mas me refiro no todo.
A Lei de Deus deve ser praticada e não somente falada. Temos que ser coerentes consigo mesmos. Essa nova geração se distância mais da igreja, pois veem os pais frequentando-a mas em casa são pessoas totalmente diferentes do que se dizem quando estão na frente de outros membros de sua igreja. Não devemos ser cristãos somente aos domingos e segundas-feiras. A Palavra deve ser vivida todos os dias de nossas vidas. A nossa casa deve ser a extensão da nossa igreja. Nossa santidade deve ser praticada e testemunhada. Nossos filhos devem nos ver como espelhos e não como motivação de contrariedade.
Se atente ao que a Bíblia diz:
2 Timóteo 3:1-9
Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, em afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.
Pois entre estes se encontram os que se infiltram nas casas e conseguem cativar mulheres tolas, sobrecarregadas de pecados, que são levadas por todo tipo de desejos, que estão sempre aprendendo e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade.
E do mesmo modo que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens que têm a mente totalmente corrompida, reprovados quanto à fé. Mas esses não irão longe, porque a insensatez deles ficará evidente a todos, como também aconteceu com a insensatez de Janes e Jambres. O tempo está chegando e precisamos agir agora como servos e filhos de Deus. Não devemos nos calar diante dos malfeitores, antes devemos nos posicionar e sermos exemplos de mudanças. Em tudo, devemos orar e trazer ao conhecimento dos irmãos nossas insatisfações, pois devemos ser um só diante dos desafios. O Senhor nos deu autoridade para movermos uma rocha de lugar e de fazer coisas maiores da que ele fez em sua missão à terra. Devemos nos agarrar à estes fatos e pronunciar vitória em nome de Jesus, nosso Senhor e Salvador.
“Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2 Timóteo 1:7
Para concluir:
Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente. 1 Timóteo 5:8
Conclusão:
Nossos inimigos estão atuando ao nosso redor e devemos com toda autoridade que nos fora dada pelo Senhor, Jesus, desfazer todo mal. Nossos inimigos não são as pessoas, são as forças malignas que atuam em nosso mundo que usam as pessoas para causar o mal. Temos que orar em favor dos nossos irmãos para que todo mal seja cancelado. Nós devemos colaborador com Deus praticando sua Lei e justiça. Devemos estar no meio de pessoas de Deus nos afastando de todo mal. Quando me refiro estar no meio de pessoas de Deus não é ignorar as outras pessoas, mas me refiro a estar ao lado, andando junto, fazendo as coisas juntos. Se você fizer as mesmas coisas que as pessoas do mundo faz, qual diferença você faz? Devemos ser luz para o mundo guiando os cegos ao Senhor.
Nosso Senhor, Jesus, nos deu o maior exemplo disso. Ele escolheu 12 pecadores, um deles ainda o traiu. Ele levou a Palavra e o perdão a publicanos e pessoas imorais, mas nunca se corrompeu com o pecado delas, ele trouxe luz para essas pessoas e isso é o que devemos fazer.
Se ainda não entendeu seu papel como filho de Deus, comece entendendo que devemos copiar o que a Bíblia diz para fazermos. Temos inúmeros exemplos na Bíblia, comece por algum deles.
Baixe o PDF para estudo
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.