Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para sabermos o motivo pelo qual, o Senhor Todo Poderoso trocou o nome do patriarca Jacó, para Israel, precisamos conhecer sua história e para isso, vamos ao primeiro livro da Bíblia Hebraica, mais precisamente em Gênesis, capítulo vinte e cinco (25), versículo dezenove (19).
Sumário
ToggleO nascimento de Jacó (Ya´akov)
A Bíblia relata o nascimento de Jacó e Esaú. O autor narra no verso 23 o nascimento de duas nações distintas, dois povos que seriam inimigos, e um seria mais forte que o outro, e o mais velho, seria dominado pelo mais moço. Esaú é o patriarca dos edomitas, e Jacó, dos Israelitas.
Pois bem, no ventre de Rebeca havia dois irmãos gêmeos, Esaú veio a nascer primeiro, e Jacó veio segurando o calcanhar de Esaú logo em seguida. Para entendermos todo o contexto, primeiro vamos ao significado dos nomes em hebraico: Esaú (Esaw) (vermelho e peludo) e Jacó (Yakov), vem da raiz “kov”, que significa torto.
Outra característica de Jacó, é o fato dele nascer segurando o calcanhar de seu irmão Esaú. Nota-se que, quem segura o calcanhar de alguém, esse alguém, irá certamente cair. Vamos entender melhor isso.
Jacó (Ya´akov), o ludibriador (suplantador)
Essa característica de Jacó vem do próprio nome. Em sua segunda atuação nas Escrituras, mostra Jacó comprando o direito de primogenitura de seu irmão Esaú, por um ensopado vermelho. Vale lembrar que no mundo antigo, o primogênito herda do pai tudo em dobro, por isso, ele que veio em segundo, mas segurando o calcanhar de seu irmão, quer essa primogenitura e faz isso em um momento de fraqueza do irmão mais velho, ou seja, em um momento de fome.
Algum tempo depois, quando seu pai Isaac já estava quase cego pela velhice, Jacó se aproveitou disso e influenciado pela mãe Rebeca, se vestiu com roupas de Esaú, sua mãe pegou a pele dos cabritos e colocou sobre Jacó. Isaac estava esperando Esaú voltar com a caça e com esta caça, preparar um prato a seu pai. Jacó o fez no lugar de Esaú, e ao se apresentar ao seu pai Isaac, fez de tudo para manter o disfarce e ganhar a benção de primogenitura (bekorah) de seu pai.
Enfim, Jacó recebeu a benção (berakah) no lugar de Esaú e quando Esaú chegava com a caça que a mando do pai o lhe fizeste, ao constatar que Jacó já havia recebido em seu lugar, ficou muito amargurado e chateado com seu irmão. Esaú passou a odiar seu irmão depois dessa trapaça.
Jacó (Ya´akov) vai morar com seu tio Labão
Jacó morou com seu tio Labão por longos vinte (20) anos, e nestes vinte anos, foi trapaceado e trapaceou. Durante sete (7) anos, foi o tempo que pagou no dote para se casar com Lia, a mais velha. Como havia se apaixonado por Raquel, a mais nova, e no dia de núpcias que haveria de se casar com Raquel, seu tio Labão trocou as filhas e o fez casar com Lia (a mais velha), e ao acordar depois de uma bebedeira, viu o erro que havia cometido. Se casou com Lia (a mais velha), mas com o coração apaixonado por Raquel (a mais nova).
Mais sete (7) anos se passaram trabalhando para o tio, este tempo foi para pagar o dote da filha Raquel, os outros seis anos, foi apascentando o rebanho do tio. O que acontece agora, é que Jacó encontra alguém que é muito melhor que ele na ludibriação. Ao passar destes vinte (20) anos, Jacó já havia formado sua família com filhos e duas (2) mulheres e duas (2) concubinas. Vale lembrar que agora Jacó muda sua postura, ele reconhece seus erros e começa a agir de forma certa, – a constante presença do anjo do Senhor em sonhos, o faz mudar de caráter.
A constante ameaça dos filhos de Labão, e o mal tratamento do tio, faz Jacó pensar em voltar a sua terra, a terra que o Senhor prometeu ao seu avó Abraão. O Senhor disse a Jacó para ele voltar, ele então reuniu toda a sua família e foram para Canaã.
Conclusão
Jacó ao fugir de Labão com sua família, pararam em Gileade, mas Labão o encontrou ali. À sete dias atrás, o Senhor Deus apareceu em sonho a Labão, e disse para que ele não fizesse mal algum a Jacó. Labão cumpriu o trato e os dois fizeram um acordo, Jacó seguiu viagem com sua família esperando um encontro, agora com nada a mais, nada a menos, com seu irmão Esaú.
Jacó estava morrendo de medo de encontrar seu irmão, aquele que ele havia enganado e roubado o seu direito de primogenitura. Jacó fez um pedido ao Senhor Deus, pedindo para que ele pudesse voltar com sua família para sua terra, e que tudo que Jacó conquistou, ele deve ao Senhor que o fez prosperar, não somente em bens materiais, mas sua grande família, família esta que dará origem as doze (12) tribos de Israel. Naquela mesma noite quando Labão se despediu de suas filhas e netos, Jacó e sua comitiva foram ao encontro de Esaú.
Toda sua família, bens e servos passaram pelo rio Jaboque, mas Jacó acabou ficando por ali e sozinho. Um homem com aparência de anjo foi ao seu encontro e Jacó lutou com ele até o amanhecer. Jacó não queria largar este homem por nada, até que foi tocado em sua coxa e ela se deslocou, Jacó sentiu o golpe e mesmo assim continuou a lutar com o anjo, sua insistência era tanta, que chegou a falar que só deixaria o anjo ir, se ele o abençoasse.
O anjo perguntou o nome de Jacó, e ele respondeu dizendo: – Me chamo Jacó. O anjo respondeu: – Não te chamarás mais de Jacó, mas Israel, porque foste forte contra Deus e contra os homens, e você prevaleceu. A partir daqui, seu nome foi trocado, mas essa troca nos traz mais do que um simples mudar de nome. Jacó não era mais o trapaceiro, não era mais aquele por quem foi por boa parte de sua vida, ele buscou nesta luta interior a mudança de caráter, a mudança de espírito que só é transformada quando você busca o Senhor Deus em sua vida.
O Senhor fez uma promessa a Abraão, e esta promessa está ligada diretamente a Jacó, pois o Senhor quer manter sua palavra e legado, ele não pode deixar que alguém o represente sendo injusto, trapaceiro, mentiroso entre outros adjetivos… Ele quer te transformar. A mudança de nome Jacó, foi o batismo dele.
O Senhor Jesus disse que para ver o reino de Deus (a vida Eterna), você precisa nascer de novo (Jo 3:3), Jacó nasceu de novo quando lutou contra aquele quem foi a vida dele toda, ele prevaleceu, pois sua vontade maior, era glorificar a Deus mudando de vida, agora como Israel. Naquele local onde Jacó lutou com o anjo do Senhor, ele pôs o nome de Penuel, que quer dizer: “eu vi a Deus face a face“, mas não morri.
Mas afinal, o que significa Israel?
O nome Israel pode ser lido com “Yashar-El”. A palavra hebraica Yashar, significa reto, honesto, honroso e cumpridor da lei; no uso bíblico, também significa “pessoa justa“, temente a Deus.
Israel: Do hebraico., יִשְׂרָאֵל – Yishra´el. O que luta com Deus. Príncipe de Deus ou campeão com Deus, o que persevera com Deus. Gn 32:28.
E você, já nasceu de novo?
Estude a Bíblia com profundidade, entenda aquilo que o Senhor Deus preparou para cada um de seus filhos, faça um estudo com a gente.
Comente o que aprendeu com a gente.
Siga nosso canal no YouTube
- Mensagem diária. Tema: A vinda do Messiaspor Fernando Rabello
- Mensagem diária. Tema: Quais lições o crente tem com base em 1° Timóteo 1.por Fernando Rabello
- Mensagem diária. Tema: alegria e esperançapor Fernando Rabello
- Mensagem diária. Tema: Qual deve ser o meu objetivo do convertido após seu novo nascimento, conforme as Escrituras.por Fernando Rabello
- Mensagem diária. Tema: Como devo começar a ler a Bíblia sendo um novo convertido na fépor Fernando Rabello
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
20 Comentários
Vamos lá:
1° Jacó não nasceu SEGURANDO e Sim AGARRADO, há diferença entre essas duas palavras.
2° O nome Jacó é SUPLANTADOR e AGARRADO AO CALCANHAR, da uma olhada direito na palavra SUPLANTADOR.
3° Não foi REBECA e JACÓ quem enganou ISAQUE i sim REBECA, lembre se princípio de obediência, ele obedeceu sua mãe, lembre se que, ele mesmo disse que não daria certo o que ELA (sua mãe) queria fazer.
4° Não confunda Yak”E”v e Yak”A”v o problema está aqui a confusão está nos pontos massoreticos ֶ ַ
5° Os predadores criaram uma dogma dizendo que Jacó é enganador e isso virou verdade, como eu sempre digo ( estamos amando a que Deus condenou e condenando a quem Deus amou )
Analise esses três versiculos
Ml 1:3: “e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.”
Rm 9:13: “Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.”
Hb 12:16: “e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura.”
Fala, Ademir.
1: Agarrando e segurando são as mesmas coisas, uma única diferença pode ser percebida, pois quando lemos a palavra agarrar, compreendemos que houve um excesso maior comparado ao segurar.
2: Quem segura seu calcanhar não quer te ver andar e se você andar irá cair, pois tem seu calcanhar preso por alguém.
3: Já ouviu aquela história: “Quem é conivente com o errado assim como o certo, faz parte do plano”.
4: O texto massorético só foi utilizado pelos massoretas em 800 d.C. O texto de Genêsis é muito anterior a isso e o Hebraico só era escrito sem as vogais.
5: Neste ponto não posso opinar, pois não sei a quem se refere como “predadores”.
Um abraço, Claudemir.
Deus nos abençoe!
Shalom, achei muito interessante este estudo e a resposta do Fernando Rabello ao Josias na parte dos comentários.
Deus foi mudando a maneira de pensar e o caráter de Jacó durante a sua vida e o tempo em que ele passou convivendo com seu sogro foi importante nesse processo. Mesmo sendo trapaceado pelo seu sogro, obteve prosperidade porque Deus o abençoava. Ele foi aprendendo isso.
Penso que ele não precisaria trapacear seu irmão para obter a bênção da primogenitura já que havia, conforme escrito em Gênesis 25.23, uma promessa de que o filho mais velho serviria ao mais novo, mas na preciência de Deus, já estivesse determinado que assim aconteceria.
Talvez por conta dessa da promessa de Deus Rebeca tenha ajudado seu filho a receber a bênção da primogenitura, mas porque ajudá-lo a enganar o próprio pai, se já havia uma palavra do Criador a respeito do futuro deles?
Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: “Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. (Romanos 9:11,12)
Olá, Christiany.
Obrigado por seu comentário!
Fico feliz por entender a mensagem principal da palavra e você enfatizou ela bem: “Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele e as chama sem levar em conta as obras que praticam.)”.
Seja mais que bem-vinda!
Shalom!
E aconteceu que, tendo eles comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor DEUS, perdoa, rogo-te; quem levantará a Jacó? pois ele é pequeno.
Então o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.
Amós 7:2,3 Entrei neste site por uma pesquisa no google, para intender melhor este versículo.
Paz !!
Oii! Bom dia! Gostei do estudo, porém a parte do significado do nome Jacó, não está correto, pois segundo o significado hebraico, Jacó significa: aquele que agarra, pois nasceu agarrado ao calcanhar de Esaú, que também se pronuncia ligado a raiz de akebe, ou seja, o significado do nome Jacó não dá margens para interpretar possíveis desvios de caráter
Olá, Josias. Você está correto em afirmar que o nome de Jacó (Ya´akov) é àquele que agarra, que suplanta.
Josias, aquele que agarra seu calcanhar quer te fazer tropeçar; se alguém segura seu calcanhar, com certeza você irá tropeçar.
Vemos pela vida de Jacó que ele recebeu um nome sugestivo a sua vida e a troca de seu nome, foi correspondente ao seu novo chamado.
Deus nos abençoe. Shalom!
Só tem um equívoco aqui, Deus ano mudou o nome de Jacó, o problema é que traduziram errado, o que Deus falou para Jacó foi NÃO SE CHAMARAS APENAS JACÓ, MAS TBM ISRAEL. Se Deus realmente trocou o nome de Jacó para Israel, então existe contradição na Bíblia, porque sempre Deus sem apresenta como “DEUS de Abrão Isaque e JACÓ”, porque não Israel.
Outro ponto, mudança de nome não mudança de caráter, exemplo, exemplo Deus mudou o nome de Abrão para Abraão porque ele tira o caráter ruim? E o de Sarai para sara?. Ho Hebraico, mudança de nome é mudança de história e não caráter.
Olá, Ademir.
Obrigado por seu tempo respondendo aqui. Deus o abençoe!
Quando me refiro a Deus trocar o nome de Jacó por Israel, não me refiro a uma mudança como é feita nos cartórios hoje em dia, me refiro usando o entendimento dos dias atuais.
Eu me refiro a postura que Jacó terá e representará a Deus tendo um novo propósito de vida.
Inclusive quando a Bíblia cita “ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó” a história de Jacó há havia se passado, tudo se fez novo. Jacó não é mais lembrado como o lubridiador, mas o homem torto que foi indireitado por Deus.
Um abraço.
Que estudo edificante, ameei, que Deus continue abençoando ricamente vcs.
Deus abençoe! 🙌🏽
Para nascer de novo precisamos lutar com Deus, contra os nossos conflitos internos e externos, bem X mal, que só podem ser vencidos pelo o poder de Deus.
Grato vcs de me esclarecer a história ee Jacó.
Muito bom o ensinamento aprendi mais um pouco
A mudança de nome que mudou a história o caráter quando nos batizamos em Cristo Jesus esse é o verdadeiro intuito mudar evangelho sem mudança não é evangélho
maravilhoso esse texto
Onde está o capítulo onde nasce José na Bíblia
Olá, Josiel.
O capítulo onde nasce José é, Gênesis 30:22-24.
22. E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.
23. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
24. E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho.
http://www.estudandoabiblia.org
Muito boa explanação acerca de Jacó e Esaú… objetiva…
Amém, eu admiro muito essa história.
Tem muitos significados e foi nesse vale que Jacó viveu seu Peniel.