Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sumário
ToggleA grandeza de Deus
Mais um Salmo de Davi. Davi neste salmo exalta a grandeza de Deus, e somente em proferir o nome de Deus (Iaweh), faz o anunciante participar da glória de Deus. Davi exalta a criação de Deus contemplando o universo e fazendo ser conhecido o nome de Deus pela boca das criancinhas e bebês. Entre todas as criaturas feitas pelas mãos de Deus, somente o ser humano foi autorizado a dominar as criaturas do céu, terra e mar. Deus fez o homem somente inferior ao próprio Deus. Assim também fez o Filho do Homem (Ben Adam (בן אדם)) ao recitar este salmo no pátio do Templo, onde retirou os mercadores que faziam negócios ao invés de orarem e adorarem a Deus. Cegos e coxos iam encontrar Jesus no pátio do Templo, e ele os curava.
Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ficaram zangados quando viram as coisas maravilhosas que ele (Jesus – Yeshua) fazia e ouviram as crianças gritando no pátio do Templo: — Hosana ao Filho de Davi! Ou seja, Salve-nos Jesus, você é nosso rei, seu governo é de paz e humildade.
Significado de palavras: Hosana: Hosana tem sua origem do hebraico hoshi’anna, e significa originalmente “salve-nos”, a palavra passou para o português como forma derivada do latim hosanna, com o sentido de louvor ou aclamação.
Poucos versículos antes de Mateus 21:16, Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho. Assim se cumpriu a profecia de Zacarias 9:9. Seu governo é de paz e humildade.
Seu governo é de PAZ e Humildade
Mais que um burro de carga
A entrada de Jesus em Jerusalém sobre um jumento parece muito estranha para muitos leitores modernos. Hoje em dia, pensamos em jumentos como animais de carga teimosos, dificilmente apropriados para um desfile real. Se Jesus era de fato o rei messiânico chegando à sua capital real de Jerusalém, não deveria estar guiando uma carruagem puxada a cavalos? Nada disso. No antigo mundo bíblico, a palavra hebraica para “jumento”, hamor (חֲמוֹר), tinha um significado muito mais nobre.
Antiga profecia cumprida
Tanto Mateus quanto João, explicam que era necessário que Jesus montasse um jumento para cumprir as Escrituras Hebraicas. Séculos antes, o profeta Zacarias havia previsto que o Messias entraria em Jerusalém “justo e vitorioso, humilde e montado num jumento” (Zacarias 9:9). Na antiga Israel, os jumentos eram um símbolo de paz e humildade. Tanto Abraão quanto Jacó montavam jumentos. Os reis de Israel montavam jumentos brancos (Juízes 5:10). Teria sido impensável para Jesus montar um cavalo, que era um animal militar, guiado por reis estrangeiros que chegavam para conquistar Israel. Os egípcios, assírios, babilônios – todos eles haviam imposto um medo profundo de cavalos no povo de Israel. Ao escolher um jumento, Jesus buscou tranquilizar a cidade de Jerusalém de que seu reinado seria de humildade, paz e salvação.
Leitura do Salmos 8 – NTLH
1 Salmo de Davi. Ao regente do coro-com a melodia de “Os Lagares”. Ó SENHOR, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu
2 e é cantado pelas crianças e pelas criancinhas de colo. Tu construíste uma fortaleza para te proteger dos teus inimigos, para acabar com todos os que te desafiam.
3 Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares—
4 que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?
5 No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei.
6 Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele:
7 as ovelhas e o gado e os animais selvagens também;
8 os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar.
9 Ó SENHOR, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro.
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
1 Comentário
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!