Salmos 22 - Salmos de Davi - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...

“Eli, Eli, lemá sabactani?”

Essas palavras querem dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mateus 27:46). Estas foram as palavras que Cristo falou antes de morrer na cruz. Este salmo de Davi escrito há pelo menos uns mil anos antes de Cristo nascer, já trazia para os futuros leitores o sofrimento do justo, ou a prece de um inocente perseguido, terminado em ação de graças pela libertação e a vinda do Reino de Deus no mundo inteiro. Davi relata com detalhes neste salmo a perseguição que Cristo passaria na terra, e além de relatar estes acontecimentos, Davi como um profeta relata o que ainda virá na volta de Cristo, anunciada também pelos evangelhos. (Salmos 22, versículos – 9-14.). Antes de iniciarmos a explicação do que houve com Cristo ao proferir estas mesmas palavras que Davi usou em seu Salmo 22, quero deixar claro; O Senhor Deus não abandonou seu filho, Jesus o Cristo. O Senhor Jesus usou estas palavras para alertar quem estava a sua volta (seus irmãos Judeus) o que Davi quis dizer quando fez seu salmo, vamos acompanhar.

Assim como é relatado no evangelho de Mateus, após a consumação da morte de Cristo na Cruz, a cortina do Templo se rasgou, de cima abaixo, liberando a entrada no lugar Santíssimo que antes era exclusiva ao Sumo-Sacerdote uma vez por ano. Cristo liberou essa passagem a todos nós ao Santíssimo lugar, devido sua provação na cruz. O que Davi nos relata neste salmo, foi o que aconteceu na vida de Cristo. O Reino de Deus instaurado na Terra, pela provação do Justo Sofredor (Isaías 53).  Quando Cristo menciona suas últimas palavras, ele faz todos que estão a sua voltar ouvir o que está escrito nas Escrituras Sagradas, mais precisamente em Salmos 22.

O Salmo termina dizendo que: V27 – “Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para Ele, e todas as raças o adorarão. As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor. Deus salvou seu povo!”

Havia ao redor de Cristo na cruz muitos mestres da Lei, líderes judeus e sacerdotes, nenhum deles soube identificar o que Cristo dizia em suas últimas palavras, eles acharam que Jesus estava chamando “Elias”, até esperaram para ver se Elias iria aparecer, pois se aparecesse, eles creriam em Jesus. Mas, tudo ocorreu como Deus prometeu e falou aos seus profetas:

Ezequiel 12:2; – — Homem mortal, você está vivendo no meio de um povo desobediente. Eles têm olhos, mas não veem nada; têm ouvidos, mas não ouvem nada, pois são rebeldes. Isaías 6:10“Vocês podem escutar o quanto quiserem, mas não vão entender nada; podem olhar bem, mas não enxergarão nada.” – Jesus com as mesmas palavras disse aos seus ouvintes e discípulos – Mateus 13:16-17 — “Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”

Davi como um profeta, falou sobre a salvação do mundo que viria por alguém que seria conhecido como “Filho de Davi”, a esperança Messiânica prometida por Deus. “Viva o Eterno Rei Jesus, o Salvador da humanidade.”


Leitura do Salmos 22

1 Salmo de Davi. Ao regente do coro-com a melodia de “A Corça da Manhã”. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?

2 Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar

3 Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel.

4 Os nossos antepassados puseram a sua confiança em ti; eles confiaram em ti, e tu os salvaste.

5 Eles te pediram ajuda e escaparam do perigo; confiaram em ti e não ficaram desiludidos.

6 Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam.

7 Todos os que me vêem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça.

8 Eles dizem: “Você confiou em Deus, o SENHOR; então por que ele não o salva? Se ele gosta de você, por que não o ajuda? ”

9 No entanto, ó Deus, tu me trouxeste ao mundo quando nasci e, quando eu era uma criancinha, tu me guardaste.

10 Desde o meu nascimento, fui entregue aos teus cuidados; desde que nasci, tu tens sido o meu Deus.

11 Não te afastes de mim, pois o sofrimento está perto, e não há ninguém para me ajudar.

12 Como touros, muitos inimigos me cercam; todos eles estão em volta de mim, como fortes touros da terra de Basã.

13 Como leões, abrem a boca, rugem e se atiram contra mim.

14 Já não tenho mais forças; sou como água derramada no chão. Todos os meus ossos estão fora do lugar; o meu coração é como cera derretida.

15 A minha garganta está seca como o pó, e a minha língua gruda no céu da boca. Tu me deixaste como morto no chão.

16 Um bando de marginais está me cercando; eles avançam contra mim como cachorros e rasgam as minhas mãos e os meus pés.

17 Todos os meus ossos podem ser contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que vêem.

18 Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica.

19 Ó SENHOR Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorrer.

20 Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem.

21 Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens.

22 Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo:

23 “Louvem a Deus, o SENHOR, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o SENHOR!

24 Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro. ”

25 Na reunião de todo o povo, ó SENHOR, eu te louvarei pelo que tens feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi.

26 Os pobres comerão da carne dos sacrifícios e ficarão satisfeitos; aqueles que adoram o SENHOR o louvarão. Que sejam sempre prósperos e felizes!

27 Todas as nações lembrarão de Deus, o SENHOR, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão.

28 Pois o SENHOR é Rei e governa as nações.

29 Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer.

30 As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor.

31 Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: “Deus salvou o seu povo! ”


Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

2
1

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

2 Comentários

  1. Ameiiii

    0
    0
    Responder
    • Deus abençoe, Elizabete.

      0
      0
      Responder

Faça um Comentário

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva a crer que com as mortes

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus inimigos Quando chegou o dia treze

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo dia o rei Xerxes deu à

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o rei perguntou a Ester qual era

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai Naquela mesma noite, o rei não

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida o rei e Hamã para um

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading