Getting your Trinity Audio player ready...
|
Título | Carta aos Romanos – Estudo Bíblico |
Links: | YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=0rcdrXdGl4I&t=1s |
Série | Estudo bíblico – Livro Romanos. |
Premissa | Compreender a doutrina bíblica na visão judaica. |
Contexto | Romanos 10. Mateus 12:30-37, Marcos 9:38-40, Isaías 53:1, Deuteronômio 32:21, Jeremias 33:31, Zacarias 12 e Isaías 65:1. |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@white-albatross-210790.hostingersite.com |
Sumário
ToggleLeitura da Bíblia – Versículos: 1-13
1Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação. 2Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. 3Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. 4Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
5Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. 6Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo;) 7ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). 8Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 9Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 12Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. 13Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Entendimento do texto
(Versículos 1-13) Paulo deseja ardentemente que seus irmãos judeus sejam salvos. Paulo faz prece a Deus pedindo para que o povo judeu que não reconhece a Jesus como o Messias Salvador, sejam salvos. Paulo reconhece o zelo que os judeus tem por Deus, mas não é o zelo digno que Deus reconhece como zelo, pois o que Deus quer é que sejam salvos pela fé, não pelas obras da Lei. O que Deus quer é que reconheçam a Cristo e conheçam a justiça da fé preparada por Deus. Paulo não quer ver seus irmãos judeus correndo por justiça própria através das obras sem o reconhecimento de Jesus como o Messias salvador. Porque a finalidade da Lei é Cristo para a justificação e salvação de todo aquele que crê. Moisés escreveu a respeito da justiça que provém da Lei de Deus: é cumprindo-a que o homem vive por ela. Se a finalidade da Lei é Cristo, é andando com Cristo que a Lei se manifesta em seu coração. Não será necessário buscar essa revelação longe, pois ela vive em seu coração. E como obter essa Lei em nossos corações? Ouvindo a Palavra de Deus. É ouvindo a pregação que Paulo faz, assim como os outros apóstolos.
Seguindo o contexto de que Paulo está, ele segue falando dos seus irmãos judeus, ele nos mostra como os judeus reconhecerão a Cristo e serão salvos.
Confessando com sua boca que Jesus é o Senhor e crendo em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Este será salvo.
Não somente os judeus, mas todo aquele que não é judeu, se creres na Palavra de Deus reconhecendo Jesus como Senhor e crendo na sua ressureição, você será salvo. Para ter fé, é preciso aprender o que há na Palavra de Deus. Não há distinção entre judeus e não judeus, pois Cristo é Senhor de todos, abundante para todos os que o invocam. E TODO AQUELE QUE INVOCAR O NOME DO SENHOR, SERÁ SALVO. Entenda o que é fé no capítulo 1.
Citação: Mateus 12:30-37
30Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. 31Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. 33Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 34Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. 37Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.
Citação de Marcos 9:38-40
38Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lhe proibimos, porque ele não andava conosco. 39Jesus, porém, respondeu: Não lhe proibais; porque não há ninguém que faça milagre em meu nome e logo depois venha a falar mal de mim; 40pois quem não é contra nós, é por nós.
Leitura da Bíblia – Versículos 14-21
14Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!
16Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? 17Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. 18Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo. 19Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo insensato vos provocarei à ira.
20E Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que por mim não perguntavam.
21Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e desobediente.
Entendimento do texto
(Versículos 14-21) Como invocar o nome do Senhor se não crer nele? E como poderiam crer naquele que não ouviram? E como poderiam ouvir sem o pregador? E como podem pregar se não forem enviados? No livro de Isaías diz: Quem deu crédito à nossa pregação (Isaías 53:1). Pois a fé vem da pregação, e a pregação é pela Palavra de Cristo. Não adianta dizerem que não ouviram, pois a Palavra de Deus corre nos quatro cantos do mundo. Mesmo tendo pregado a Cristo nos confins da terra, será que Israel não teria entendido?
Moisés já dizia: “O Senhor provocará ciúmes em Israel trazendo para perto um povo sem inteligência e assim deixarei Israel enciumado e com ira (Deuteronômio 32:21)”.
Mais uma citação Paulo faz do Tanach (Antigo Testamento). Paulo cita Isaías 65:1 – O Senhor foi encontrado por aqueles que não o procuravam; o Senhor se tornou visível aos que não perguntavam por Ele. E a Israel, o Senhor diz: O dia todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde.
Conclusão
Paulo cita diversas fontes na Bíblia para mostrar aos Romanos o plano de salvação de Deus para seu povo. A salvação sempre foi pela fé, mas o que era entendido era que as obras valiam-se mais do que a própria fé. As obras são o resultado provocado pela fé. Deus aproximou os que viviam desregradamente (gentios) à sua presença gloriosa. Isso trouxe ciúmes a Israel e a Pedra (Jesus) que Deus colocou em Sião foi para separar os que são de Deus e os que não são. Obvio que Deus espera que o arrependimento dos que foram confundidos traga aproximação a Jesus através da fé e o reconhecimento que Jesus veio para salvar as ovelhas perdidas e que ressuscitou dos mortos e está ao lado direito de Deus. Agradecemos a Deus por permitir que um povo que não conhecia a Deus que somos nós, gentios, pudéssemos ser salvos sendo filhos de Deus, através de Jesus Cristo. Pois foi pela desobediência de uns que por ela veio a salvação ao mundo.
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
2 Comentários
Muito boa a palavra de Deus
Amén!