Capítulo 13 - Carta aos Romanos - Estudo Bíblico - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloCapítulo 13 – Livro de Romanos
Links:https://www.youtube.com/watch?v=mVrlXdYJVjI
SérieCarta aos Romanos
PremissaCompreender a Bíblia no contexto original judaico.
ContextoRomanos 13; 2 Crônicas 7:13-15; 1 Timóteo 2:1-2
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Capítulo 13: 1-7

1 Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele.
2 Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados.

3 Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão.

4 Porque as autoridades estão a serviço de Deus para o bem de você. Mas, se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus e trazem o castigo dele sobre os que fazem o mal.

5 É por isso que você deve obedecer às autoridades; não somente por causa do castigo de Deus, mas também porque a sua consciência manda que você faça isso.

6 É por isso também que vocês pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus.

7 Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades.

Entendimento – Capítulo 13:1-7

(Versículos 1-7) Princípios de submissão aos poderes civis. Cada um se submeta às autoridades constituídas, pois não há autoridade que não venha de Deus. A autoridade que zela pelo bem deve ser compreendida como posta por Deus. Há um princípio por detrás deste ensino. Deus como poder supremo deu instruções e ordens às pessoas para elas governarem e liderarem outras pessoas. Quem se revolta, está contra estes princípios. Obviamente que, não é qualquer autoridade que estamos falando, se atemos à autoridade que preza pelo bem comum. Perceba que a chave para a resposta está no versículo três. “Os que governam incutem medo quando se pratica o mal, não quando se faz o bem”. Se o governo estabelecido por Deus preza pelos princípios divinos com base nas Leis de Deus, este governo foi constituído e deve ser obedecido e respeitado. Há situações em que governos são ditatoriais e repressivos, estes também fora postos por Deus. Pois não há nada que aconteça sem a permissão de Deus. Se este governo foi posto ali, servirá de algum propósito. Deus deu o livre arbítrio para você seguir a Ele ou não. Cada um colherá o que plantar.

Observações:

2 Crônicas 7:13-15 – Se Eu fechar o céu para que não derrame a chuva, ou ainda se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou mesmo enviar a praga sobre a minha própria gente; e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão observando e os meus ouvidos atentos às orações que serão realizadas neste lugar.…

Observações:

1 Timóteo 2:1-2  – Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.

Vida em paz e união

Queres não ter medo da autoridade? Pratica o bem e dela receberás elogios, pois ela é instrumento de Deus para te conduzir ao bem. Se, porém praticares o mal, teme, porque não é à toa que ela traz a espada para te castigar, pois isso é instrumento de Deus para fazer justiça e punir quem pratica o mal. Por isso é necessário submeter-se não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência. Dai a cada um o que é devido: o imposto a quem é devido; a taxa a quem é devida; a reverência a quem é devida; a honra a quem é devida.

Conclusão:

Compreendendo o princípio da submissão:

Paulo em seu contexto explica à igreja de Roma a importância da obediência. Deus não quer baderna e desorganização, ele quer pessoas civilizadas, educadas e respeitosas. Obviamente o sistema político da época eram outros comparados com a de nossa era. Vivemos em um país democrático, ou seja, escolhemos os líderes que irão trabalhar em prol de nossa nação. A questão aqui se baseia também em liderança, não somente no meio político, mas em toda a esfera. Se submeta ao seu líder, não provoque badernas e tumultos, lembre-se do princípio do amor ao próximo, da ajuda mutua, da oração a Deus. Assim como o líder tem poder, você tem poder para escolhas, faça-as com diligência.

Leitura da Bíblia Capítulo 13:8-10

8 Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.

9 Os seguintes mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice” —esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo. ”

10 Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei.

Entendimento – Capítulo 13:8-10

(Versículos 8-10)    Princípios da Lei de Deus. Não deva nada a ninguém, a não ser o amor mutuo ao próximo, pois quem ama o próximo cumpriu a Lei. A Lei de Deus se resume em amar o próximo, este é o princípio básico estabelecido por Deus para a humanidade. Com amor não se pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é a ápice de toda a Lei.

Leitura da Bíblia Capítulo 13:11-14

11 Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.

12 A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz.

13 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes.

14 Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.

Entendimento – Capítulo 13:11-14

(Versículos 11-14) Chegou a hora de acordarmos para a vida, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando abraçamos a fé. Deixemos de lado as obras das trevas que leva ao pecado e nos vistamos da armadura da luz, pois somos novas criaturas. Como o dia, andemos decentemente; não em orgias e bebedeiras, nem em depravação e práticas imorais, nem em brigas e ciúmes. Mas andemos com Jesus, o Messias, e não procureis satisfazer os desejos da carne.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

4
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

0
0

    Leave a Reply

    Thanks for submitting your comment!

    Escolha o próximo estudo

    Estudos Relacionados

    Comentários Recentes

    Mais visualizados

    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 10.

    Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 9.

    Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo 8

    Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 7.

    Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 6.

    Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester – Capítulo, 5.

    Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

    Leia Mais »