Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sumário
ToggleCapítulo 1 – A rainha Vasti desafia o rei Xerxes
Foi no terceiro ano do reinado de Xerxes como rei da Pérsia, que o rei fez um banquete para os seus oficiais e servidores. Neste tempo a capital era Susã, e o reino de Xerxes se dividia em cento e vinte e sete províncias, que iam desde a Índia até a Etiópia. Neste banquete do rei, estavam reunidos os governadores da Média, os oficiais do exército e a gente da nobreza das províncias. Durante seis meses Xerxes exibiu a todos as riquezas do seu reino e o luxo e o esplendor da sua corte. Depois destes seis meses, o rei ofereceu nos jardins do palácio um banquete para todos os moradores de Susã, tanto os ricos como os pobres. Essa festa durou uma semana. A Bíblia relata que no pátio onde foi comemorado essa festa, havia muito luxo, o sofá era de ouro e prata, os copos eram todos de ouro, o piso do pátio era feito de ladrilho azul, o rei deu vinho a vontade a todos, e todos podiam beber o quanto quisessem. A rainha Vasti, mulher de Xerxes também ofereceu no palácio real um banquete para todas as mulheres dos convidados. No sétimo dia de banquete, o rei já havia bebido bastante vinho e estava muito alegre. Então ele mandou chamar os sete eunucos que eram os seus servidores particulares. O rei ordenou que eles fossem buscar a rainha Vasti e que ela viesse com a coroa de rainha na cabeça. A rainha Vasti era muito bonita, e o rei queria que os nobres e outros convidados admirassem a sua beleza. A rainha não atendeu a ordem do rei, e por isso ele ficou furioso. Antes de tomar qualquer decisão, o rei sempre consultava seus conselheiros, então mandou chamar seus conselheiros e pediu conselhos sobre essa situação em que Vasti havia decidido fazer com o rei. Memucã, um dos conselheiros recomendou que o rei tomasse essa decisão. Leia Ester 1:16-22.
A rainha Vasti não desonrou somente o rei, mas toda a classe de homens. Esse ato da rainha será conhecido por todas as mulheres da nobreza da Pérsia e da Média, e ouvindo o que a rainha fez, acabarão fazendo assim com todos os seus maridos, gerando desrespeito e discórdia sem fim. O rei deve promulgar um decreto e que seja registrado a ordem do rei para que a rainha Vasti nunca mais será aceita em sua presença, pois descumpriu uma ordem direta.
Observações: Decisões importantes tomadas em momentos de alegria, causadas por bebidas, podem comprometer toda a uma reputação. Os conselheiros do rei optaram pela medida mais drástica. Mal eles sabiam que iriam favorecer alguém que salvaria o povo judeu da morte.
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
1 Comentário
Gostei