Getting your Trinity Audio player ready...
|
- Este é a última parte da série: Família, conceitos bíblicos. Reveja toda a série, clicando aqui.
- Baixe o PDF e compartilhe o estudo com outras pessoas.
Sumário
ToggleOuça o PODCAST
Marido, ame sua esposa assim como Cristo ama sua igreja.
Leitura: Efésios 5:22-23.
A mensagem principal dos Evangelhos e as cartas apostólicas é o fazer. Ser submissos uns aos outros, amar em comportamento uns aos outros, suportar uns aos outros. Todos estes verbos estão na condição de “ser” e “fazer“.
Efésios 5:21 – “Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo”.
Nessa mesma carta, Paulo (Rabino Sha´ul) encoraja e alerta as mulheres a ouvirem e seguirem fielmente seus maridos como ao Senhor. O homem tem uma função sacerdotal mesmo que seja no lar, e ele prestará contas a Deus dos seus serviços. A mulher, além de ser sua auxiliadora deve respeitar a seu marido e estar sobre seus cuidados. Porque Cristo é o cabeça da igreja e o salvador do corpo. Cristo é o Senhor e Salvador da humanidade, a igreja é o corpo de Cristo e ela esta sujeita a Cristo. Assim como estamos sujeitos a Cristo, sendo ele nosso guia e exemplo, as mulheres seguem seus maridos e seus maridos a Cristo. Toda autoridade e poder que nós temos, trás consigo enormes responsabilidades, o homem não deve se gloriar pelo fato de sua mulher se sujeitar a ele. Antes, o contrário, o homem deve temer por isso, pois carrega em si grandes responsabilidades.
Mulheres, com quem se casaram? A quem se sujeitarão se não aquele a quem confiou os cuidados de sua vida a dois, se não a seu marido. Se sujeitar ao pastor, o amigo ou o vizinho? Não! Se sujeitai ao marido, fazendo isso um belo exemplo.
E vocês maridos, amais suas mulheres , como Cristo ama sua igreja e se entregou a ela. Seja Santo, pois Cristo é Santo. Ame sua mulher como ama a si mesmo, pois quem ama sua mulher ama a si mesmo. Somos membros de um só corpo que é Cristo, desta forma nos tornamos uma unidade. Assim o homem se unirá a sua mulher e se tornarão um só corpo, uma unidade.
Sei que muitos homens não valem o que comem, neste caso como a mulher se sujeitará a ele? Como cumprir esse mandamento apostólico se meu marido é machista e não é um bom exemplo.
Há um versículo que diz: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, os seus pedidos, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filipenses 4:6.“
Coloque em Deus suas necessidades, ore por seu marido e peça para que ele siga o exemplo de Cristo. Leia a Bíblia para que entenda e tenha conhecimento para que ninguém te engane. Ore e peça por justiça, mas seja o exemplo, pois Deus cobrará sua justiça também. Foi você quem escolheu este homem, você teve opção de escolha.
Mulheres mais novas e solteiras: Leiam a Bíblia e façam boas escolhas para depois não se arrependerem e dizerem que a Bíblia é machista.
Maridos
Atente-se ao que Cristo requer de você, obediência. O Senhor deu sua vida a igreja e ele quer o mesmo de você pelas pessoas que lhe confiou, ou seja, sua mulher. Se tem filhos, a sua responsabilidade será muito maior. Dar a vida por alguém requer renúncias, requer zelo e amor ao próximo. Não use essa liderança para explorar ninguém, o Senhor está atento e vê tudo.
Na mesma carta aos Efésios, Paulo dá bons conselhos aos pais com os cuidados com os filhos.
Efésios 6:1. “Filhos, obedecei aos seus pais, no Senhor, pois isso é justo. Honra a teu pai e tua mãe – é o primeiro mandamento com promessa – para ser feliz e ter longa vida na terra”.
Já tenho conhecimento de que muitos pais não valem o que comem. Se Deus te pediu para honrar teu pai e tua mãe, faça, pois é você quem será honrado por cumprir e ainda terá vida longa na terra. Ore e peça a Deus o que precisa, não andem ansiosos, mas apresente seus pedidos a Deus. Leia a Bíblia e adquira conhecimento, essa tormenta irá passar.
Paulo faz um alerta aos pais: Pais, não façam a seus filhos motivo de revolta contra vocês, mas eduque-os com correções e advertências que se inspiram no Senhor. Pegue como exemplo a vida de Cristo, peça sabedoria a Deus para corrigir seu filho (a). Deus também corrige seus filhos a quem ama, faça isso um exemplo considerando as palavras de Paulo.
Os deveres das mulheres e os maridos
Leitura: 1 Pedro 3:1-6
Mais uma vez observamos na carta de Pedro aos dispersos pela Ásia, o fator: comportamento – (Ser e fazer).
Da mesma maneira, vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, para que, ainda quando alguns não creiam na Palavra, sejam conquistados sem palavras, pelo comportamento de suas mulheres, ao observarem o vosso comportamento casto e respeitoso. 1° Pedro 3:1-2.
Se sujeitar ao marido é aprender com ele, é observar o comportamento de Cristo e por em pratica. Se o homem é piedoso e é um discípulo de Cristo, as qualidades no comportamento serão vistas. A mulher que segue os ensinos e valoriza o seu interior no modo casto e respeitoso é capaz de converter àqueles que ainda não creem no Poder Salvador de Cristo. Ser Cristão não é um título, é comportamento – (ser e fazer).
Pedro exorta as mulheres naquela época de que os adornos, enfeites, joias e etc… não faziam da mulher ela pura. Poderia até ser, mas exteriormente. O que Cristo quer ver, é a mudança de dentro para fora. Os adornos e adereços, joias entre outros, devem estar no seu comportamento. Tenha um espírito manso e tranquilo, isso é coisa preciosa diante de Deus. Observe que Pedro traz a imagem de Sara em questão, ele diz que ela chamou Abraão de Senhor (Gn 18:12). A questão aqui não está no chamar, mas se comportar como tal.
Assim como Abraão foi considerado o pai da fé, Pedro trás a imagem de Sara, considerando a unidade do casal. Serão chamadas de filhas de Sara, àquelas que: praticam o bem e às que não deixam ser dominadas pelo medo.
O que significa esse medo dito por Pedro:
(Phobeõ em Grego) – Pôr em fuga. Mostrar medo de situações e pessoas. Esse medo não deve te guiar.
Qual medo pode ser considerado benéfico:
(Phobos em Grego) – Medo reverente de Deus, como motivo controlador da vida, nas questões espirituais e morais, e não mero medo do seu Poder e Punição justa, mas um medo saudável de desagradá-lo, um “medo” que bane o terror que foge de sua presença, e que influencia a disposição e atitude daquele cujas circunstâncias são guiadas pela confiança em Deus, pela habitação de seu Espírito em sua vida. O medo reverente de Deus nos inspirará um cuidado constante ao lidarmos com os outros no temor de Deus. Exemplo: Mateus 10:26-28.
Maridos:
Atente-se aos cuidados do lar. Torne sua casa um lar e não uma casa constituída por tijolos. Viva em família com seu cônjuge e ajude sua esposa em tudo. Sua esposa é coerdeira da mesma graça que recebestes, se falhar em servir, Deus não ouvirá suas orações.
Não sei dimensionar o que pode ser pior na vida de um filho de Deus, mas garanto que ficar sem respostas do Senhor é horrível. Não me refiro “ficar sem respostas” no sentido de pedir benção. Isso é bom. Mas me refiro a não ter com Ele uma comunhão, uma relação próxima. Deve ser horrível.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra. Colossenses 3.
O que são as coisa do alto? Primeiro, começamos com o que são de baixo: imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. A raiva, a paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza.
A nova natureza em Cristo
Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com com o Filho Dele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.
Conclusão
Existe uma ordem pré-estabelecida por Deus desde o principio. As coisas seguem conforme sua criação e isso pode se ver no mundo em que vivemos. Vemos nas palavras dos apóstolos a herança dada por Cristo e seus ensinamentos que vem do Pai. Assim como há hierarquia na ordem angelical, há essa hierarquia na terra. Jesus deu o grande exemplo de sua liderança servidora. Mesmo com enormes poderes ele se esvaziou de si para dar o exemplo a nós, meros mortais. Assim também deve ser em nossa vida. Deus deu autoridade ao homem de multiplicar-se e encher a terra, comandar os animais e seguir com a ordem do Criador. Acha que o homem conseguiria sozinho? Não! Deus, deu-lhe uma auxiliadora, carne de sua carne, ossos de seus ossos.
Sem a mulher, sua enorme auxiliadora, o homem não conseguiria pôr em pratica o primeiro mandamento: multiplicar-se e encher a terra.
Deus dá exemplos e o diminuiu (o fato de ser criado) ao homem para que ele sempre se lembre de onde veio. Ele nasce de uma mulher. O respeito que o homem desenvolve e aprende desde criança é da mãe. Respeitar aquela mulher sua mãe, para que possa respeitar sua futura esposa.
Na igreja ou congregação dos filhos de Deus deve-se ter ordem e líderes. Deus cobrará a cada um conforme sua ações e posições.
Entendendo a ordem
- Deus, pai de Jesus.
- Jesus, o cabeça da igreja.
- Mulher, responsável pelo lar e família. Entenda o significado de mãe.
- Homem, sacerdote do lar.
- Todos formamos o corpo de Cristo na terra e Jesus, o Cristo, o cabeça de todo o corpo.
Glorifique a Deus com suas ações. Dê exemplos por onde andar.
- Homens, sejam santos e não abuse da autoridade que lhe foi dada.
- Mulheres, sejam santas e não abuse da autoridade e liberdade que possuem em Cristo.
Comente sobre este estudo. Fale para nós se ajudamos em algo em sua vida.
Que o Senhor Jesus Cristo nos dê sabedoria e teu Espírito.
Baixe o PDF e compartilhe
Siga nosso canal no Youtube
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
2 Comentários
Amei este estudo,por isso não vou ser apenas ouvinte, e sim praticante desta palavra🙏
Amén!