Capítulo 1 – Carta aos Romanos – Estudo bíblico - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloCarta aos Romanos – Estudo Bíblico
SérieLivro Romanos
YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=isH-Ql51s4c
PremissaCompreender a doutrina bíblica na visão judaica.
ContextoRomanos 1.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Versículos: 1-8

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,  2 que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos – Jesus Cristo nosso Senhor, 5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, 6 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 

Entendimento

(Versículos 1-8) De acordo com o formulário usado na época, Paulo inicia suas cartas com endereço (nome do remetente e dos destinatários, saudações em forma de votos), seguida por ação de graças e por oração. Paulo adiciona temas em suas cartas e nesta carta aos romanos temos os seguintes temas: a gratuidade da eleição divina, o papel da fé na justificação, a salvação pela morte e ressureição de Cristo, a harmonia entre o Tanach (Antigo Testamento) e a nova aliança (Novo Testamento).

O chamado de Paulo

Paulo é chamado de Apóstolo e este significa:  Enviado. É um nome de origem judaica e no novo Testamento é aplicado este termo aos doze discípulos escolhidos por Cristo para serem suas testemunhas. Paulo não foi integrado aos doze, mas em nada fica devendo aos doze. Cristo apareceu a ele ressuscitado e o enviou aos Gentios (Pagãos – ou povos da terra) como sua testemunha.

Leitura da Bíblia – Versículos: 9-17

9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, 10 pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco. 11 Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos; 12 isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha. 13 E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios. 14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15 De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma.   

16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.   

Entendimento do texto

(Versículos 9-17) O propósito de Paulo é levar o Evangelho (boas novas) as nações do mundo. Todo o Antigo Testamento aponta para a salvação do ser humano em se reconciliar com Deus, o criador, toda a criatura, agora através de seu filho. O Evangelho pregado por Paulo traz as nações o entendimento completo das Escrituras do Messias prometido por Deus, falado pela boca de seus profetas. Paulo não se envergonha do Evangelho de Cristo, porque é força de Deus para a salvação de todo aquele que crê, em primeiro lugar do Judeu, mas também do grego. Porque em Jesus,  a justiça de Deus se revela da fé para a fé, conforme está escrito: O justo viverá pela fé. (Habacuque 2:4 – A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus. ”)

O que é fé – a salvação pela fé

Fé é o ato pelo qual o ser humano se entrega a Deus, que é ao mesmo tempo verdade e bondade, como à fonte única da salvação. Ela se apoia sobre a sua verdade e sua fidelidade a suas promessas (Rm 3:3; 1Ts 5:24; 2Tm 2:13; Hb 10:23; 11:11) e sobre seu poder para realizá-las. Tendo Deus falado através de seu filho, é em Jesus que é preciso crer. É necessário crer também no que os Apóstolos atestam sobre o Cristo ressuscitado. A fé no nome de Jesus Cristo, o Senhor, é a condição indispensável da salvação, não é mera adesão intelectual, mas confiança e obediência a uma verdade de vida que engaja todo o ser na união com Cristo e lhe dá o Espírito. Visto que a fé conta só com Deus, exclui toda autossuficiência e se opõe ao regime da Lei e sua busca vã de uma justiça merecida pelas obras. A verdadeira justiça só se obtém através de Deus, é dom gratuito de Deus, não vem de homens. Ela é acompanhada do batismo de arrependimento e se dá pela confissão aberta e frutifica pelo amor. Assim se corresponde à promessa feita a Abraão (Rm 4). 

A fé também é entendida nestes termos:

Primariamente, “persuasão firme”, convicção fundamentada no ouvir. Pistis – palavra Grega sempre usada no NT *(Nova aliança) acerca da fé em Deus ou em Jesus, ou as coisas espirituais. A palavra “fé” é usada com referência à: confiança, fidedignidade, fidelidade, lealdade ao que é crido, o conteúdo da crença, a fé. Os principais elementos da fé em relação com Deus invisível são correspondente à: firme convicção, produzindo um pleno conhecimento da revelação ou da verdade de Deus. É também uma entrega pessoal a Deus.

Leitura da Bíblia – Versículos: 18-32

18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 
26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.   

Entendimento – Julgamento já realizado

(Versículo 18-32) Paulo atesta sobre a ira de Deus já manifestada desde o AT *(Tanach). Deus se coloca em oposição a toda impiedade e injustiça dos homens que mantêm a verdade prisioneira  da injustiça. O que se pode conhecer de Deus é manifesto pelos Judeus, pois Deus escolheu este povo para sua revelação. Por isso não há desculpas tendo conhecido a Deus não honraram como deveriam, pelo contrário, os judeus se perderam e seus corações  se encheram de impurezas. Trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens do homem corruptível. Paulo faz menção aos fatos ocorridos com os Judeus na época do bezerro de ouro (Ex 32) e com Jeroboão com o Touro de ouro (Sl 106:20 = 1Rs 12:28-30). Deus entregou àqueles que queriam viver afastados de dEle a seus próprios desejos. Deus permitiu que trocassem a verdade de Deus pelas mentiras e deixou que adorassem  criaturas ao invés do criador.  Os pagãos da época faziam esse tipo de coisa e os judeus  seduzidos pelos seus cultos se desviaram de Deus e seus ensinos. Paulo alerta aos da igreja de Roma os efeitos visíveis da ira de Deus, Paulo critica aqueles que julgam com base na lei mas suas vidas se encontram na mesma situação, estando em contradição com seus princípios. Paulo não procura condenar, mas despertar e mostrar que os privilégios da lei e circuncisão não protegem contra a ira divina.


Baixe e estude em qualquer lugar – E-book

Baixe o PDF para estudo
Baixe o PDF e estude agora mesmo. Compartilhe este estudo com outras pessoas e não esqueça de ser grato, sempre! Deus nos abençoe.

Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

16
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

3 Comentários

  1. Que Estudo Edificante 🥺🙌🏼🙌🏼
    Gostei muito e o meu objetivo e estudar o livro de Romanos.
    E os conteúdos que tem aquiii vai servi de grande ajuda pra mim.

    Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼

    0
    0
    Responder
    • Ficamos felizes em saber que o estudo tem ajudado e edificado vidas.

      Seja bem-vindo, Walter.
      Deus o abençoe.

      Estudando a Bíblia.

      0
      0
      Responder
    • Deis te abençoe sempre! Gostei muito do estudo! Paz do Senhor!

      0
      1
      Responder

Faça um Comentário

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva a crer que com as mortes

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus inimigos Quando chegou o dia treze

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo dia o rei Xerxes deu à

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o rei perguntou a Ester qual era

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai Naquela mesma noite, o rei não

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida o rei e Hamã para um

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading