Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sumário
TogglePrece do justo perseguido
Neste salmo Davi se vê diante de uma injustiça. Seu filho Absalão toma o trono e faz Davi fugir pela floresta, no caminho Davi e seus homens encontram homens que são da tribo de Benjamim, a mesma tribo do rei Saul, e estes homens vendo que Davi fugia, começaram a amaldiçoá-lo (fora daqui seu assassino! 2 Sm 16:7). Na visão dos homens de Benjamim, Davi estava sendo punido por Deus, por ter tomado o trono de Saul. Davi havia dado a Mefibosete, neto de Saul, filho de Jonatas, tudo que ele precisava, mas Mefibosete se aliou a Absalão para reivindicar o trono de seu avô Saul, então Davi se sentiu mais triste ainda. Davi vendo sua família, amigos e pessoas indo contra ele, pede a Deus para observar se nele há alguma falta. Se ele cometeu tais crimes, que o Senhor o castigue como merece. Mas pede a Deus em seu salmo, que o Senhor possa libertá-lo dessa opressão de inimigos. O Senhor Deus é o juiz, ele recompensa cada um com o que merece.
A morte de Absalão
Davi reuniu três exércitos comandados pelos seus generais, Joabe, Itai e Abisai com a ordem de lutarem contra os israelitas comandados por seu filho Absalão. O rei Davi pede para não maltratarem seu filho Absalão, se estes tem amor e consideração pelo rei Davi. Absalão é morto por Joabe ao encontrá-lo preso com seus longos cabelos em uma árvore, então Joabe finca em seu peito três lanças. Absalão é morto e enterrado na floresta. Dois homens vão dar a notícia ao rei, Aimaás e o etíope escravo de Joabe. Aimaás deu a notícia ao rei, mas não contou a morte do seu filho, já o etíope tão somente contou a morte do seu filho, como proferiu palavras ofensivas contra os inimigos do rei. Davi chorou amargamente a morte de Absalão e tão somente disse que preferiria estar morto no lugar do seu filho.
Considerações
– Este salmo retrata a dor de um pai e um pedido de justiça por parte de Deus. É também um pedido à Deus para abrir os olhos de um pecador, fazer ver se há em mim algum pecado que tenha cometido, me fazendo réu dos meus atos.
Leitura do Salmos 7 – NTLH
1 Hino que Davi cantou a Deus por causa de Cuche, o benjamita. Ó SENHOR, meu Deus, em ti encontro segurança. Salva-me, livra-me de todos os que me perseguem.
2 Não permitas que eles, como um leão, me peguem e me despedacem, sem que ninguém possa me salvar.
3 Ó SENHOR, meu Deus, se tenho feito qualquer uma destas coisas: se cometi alguma injustiça contra alguém,
4 se traí um amigo, se cometi sem motivo alguma violência contra o meu inimigo,
5 então que os meus inimigos me persigam e me agarrem! Que eles me deixem caído no chão, morto, e largado sem vida no pó!
6 Ó SENHOR, levanta-te com ira. e enfrenta a fúria dos meus inimigos! Levanta-te e ajuda-me, porque tu exiges que a justiça seja feita.
7 Ajunta todos os povos em volta de ti e, de cima, reina sobre eles.
8 Ó SENHOR Deus, tu és o juiz de todas as pessoas. Julga a meu favor, pois sou inocente e correto.
9 Eu te peço que acabes com a maldade dos maus e que recompenses os que são direitos. Pois tu és Deus justo e julgas os nossos pensamentos e desejos.
10 Deus me protege como um escudo; ele salva os que são honestos de verdade.
11 Deus é um juiz justo; todos os dias ele condena os maus.
12 Se eles não se arrependerem, Deus afiará a sua espada. Ele já armou o seu arco para disparar flechas.
13 Ele pega as suas armas mortais e atira as suas flechas de fogo.
14 Vejam como os maus imaginam maldades. Eles planejam desgraças e vivem mentindo.
15 Armam armadilhas para pegarem os outros, mas eles mesmos caem nelas.
16 Assim eles são castigados pela sua própria maldade, são feridos pela sua própria violência.
17 Eu, porém, agradecerei a Deus a sua justiça e cantarei louvores ao SENHOR, o Deus Altíssimo.
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.