Mateus Capítulo 2 - Estudo Bíblico - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
22 / 100

Objetivo do estudo

TítuloEstudo Bíblico – Evangelho de Mateus
Links:
PremissaCompreender a Bíblia no contexto original judaico.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org
Todos os direitos reservados – Estudado a Bíblia – ORG

Capítulo 2 – A visita dos magos

Entendimento – Versos 1 ao 12.

Fernando Rabello

Jesus nasceu na cidade de Belém, na Judeia, em Israel. Herodes, que reinou de 37 a 4 a.C., foi o rei da Judeia, Idumeia, Samaria, Galileia, entre outras regiões, até Aurã naquela época. Por um erro histórico, a era cristã começa alguns anos após o nascimento real de Jesus.

Durante aquele tempo, alguns magos, que possivelmente vinham de regiões como a Pérsia, Babilônia ou Arábia do Sul, observaram uma luz notável no céu e decidiram segui-la. A parte mais intrigante é que esses magos, ou de maneira mais precisa, sábios – pois eram estudiosos dos astros e possuíam um vasto conhecimento em sua época – já estavam cientes da história bíblica sobre o nascimento do Messias. Quando estes sábios foram ao encontro de Herodes, eles já conheciam a profecia sobre o nascimento do Messias, mas buscavam confirmação através dos escribas judeus.

Outro ponto relevante é entender que esses sábios que viajaram à Judeia não eram um pequeno grupo. Uma viagem da Babilônia ou Pérsia até a Judeia seria arriscada demais, além de ser exaustiva e cansativa, para ser realizada por poucas pessoas. Quando os sábios confirmaram através dos escribas que o Messias nasceria em Belém, eles continuaram a seguir a estrela no céu em direção a Belém.”

A homenagem a Jesus:

Os sábios quando viram a criança com sua mãe logo se prostraram e ofereceram presentes: “ouro, incenso e mirra”.

Um fato importante a ser esclarecido é que entende-se geralmente que os sábios eram três. O fato se dá pela quantidade de presentes que Jesus recebeu dos sábios. Mas se atentarmos ao texto desde o início do capítulo 2, veremos que não são três. Nem sabemos a quantidade exata, mas sabemos que é mais de um.

Esta homenagem que Jesus recebeu, juntamente com a visita dos sábios, pode nos proporcionar diversos esclarecimentos. Vejamos alguns aspectos:

  • A adoração dos sábios cumpria as profecias ou oráculos acerca do Messias e da homenagem que as nações ou gentios prestariam ao Deus de Israel (Nm 24:17; Is 49:23, 60:5; Sl 72:10-15).
  • Os sábios representam os povos da terra, isto é, os gentios ou goyim. “Nações” é o termo que muitas vezes é traduzido na Bíblia para o nosso idioma.
  • O Rei dos Judeus também seria o Rei de toda a terra.”

Entendimento – Versos 13 ao 23

Fernando Rabello

Deus avisa em sonhos:

Quem pensa que Deus só fala através dos seus está bastante enganado. Em sonhos, Deus advertiu José e Maria, além de outras pessoas mencionadas na Bíblia. E Deus também se comunicou por meio dos sábios. Nos seus sonhos, os sábios foram instruídos a não retornar à Judeia e nem revelar a Herodes o paradeiro do Rei dos Judeus. Sabemos que, por conta disso, Herodes tomou uma decisão terrível, similar à atitude de Faraó quando ordenou o extermínio de todas as crianças hebreias, com a exceção de Moisés. O mesmo ocorreu no tempo de Herodes, após o nascimento de Jesus. Em um sonho, o Senhor Deus instruiu José a fugir para o Egito com sua família e permanecer lá até que, no tempo certo, ele e sua família pudessem retornar para Israel.

Similaridade nos fatos:

Quando um rei inclinado ao mal tem o poder de executar seus planos, o pior é o que podemos esperar dessa pessoa. Isso foi o que ocorreu quando Moisés era apenas um bebê (Ex 1:16-22), e a mesma situação se repetiu quando Jesus nasceu. A semelhança entre esses eventos é uma maneira de compreendermos a mensagem que o autor de Mateus pretende nos transmitir.

Mateus inicia o seu livro apresentando a genealogia de Jesus e, logo no segundo capítulo, mostra que, mais uma vez na história, Deus está manifestando sua obra através da evolução humana. Obviamente, é angustiante saber que crianças inocentes morreram pelas mãos de reis cruéis, mas Deus permitiu que isso ocorresse para evidenciar à humanidade o quão daninho pode ser o homem sem Deus. Mais uma vez na história, o Senhor Deus traz salvação à humanidade através do homem, libertando-nos do jugo de escravidão que o inimigo tenta nos impor. Ao longo do estudo, identificaremos mais semelhanças com o passado distante.

O retorno do Egito

Quando Herodes faleceu, o anjo do Senhor avisou José em sonho que ele e sua família poderiam retornar a Israel. Arquelau se tornou rei da Judeia após a morte de seu pai, Herodes, o Grande. Arquelau adotou o nome Herodes Antipas, e é por isso que encontramos tantos Herodes na história bíblica. O patriarca foi chamado de “o Grande”, e seus filhos que reinaram adotaram “Herodes” em seus nomes como um título real. Quando João Batista acusa Herodes Antipas de ter relações com sua sobrinha, Herodias, este Herodes, acusador e homicida, é o mesmo Antipas que estava no poder quando José e sua família deixaram o Egito e retornaram a Israel.

José sentiu medo, e, mais uma vez, foi avisado em sonho sobre toda a situação, inclusive que Herodes Antipas havia se tornado rei em lugar de seu pai. Diante disso, decidiram ir para Nazaré, o que também estava em conformidade com o cumprimento da profecia.

O Nazireu

‘Nazireu’, ‘Nazôraios’ ou ‘Nazoreu’ são algumas das formas que o termo é originalmente transliterado para o nosso idioma. No entanto, o mais importante de tudo isso é que há um propósito de Deus em cada detalhe.

Primeiramente, ‘Nazareno’ é aplicado ao nome de Jesus, indicando sua origem. Posteriormente, ‘Nazareno’ também é usado para se referir aos seus discípulos após a morte de Jesus. No mundo Greco-Romano, que não estava tão distante de Israel, o nome ‘Cristão’ prevaleceu e continua prevalecendo até hoje.

Outra alusão, que pode ter raízes em oráculos antigos, é o nome “Nazîr” (Jz 13:5,7) ou “Neçer” que é rebento, ou “Naçur” que significa o Resto. Se a relação com o nome Nazaré tiver relação que acredito ter com “O Resto”, podemos ler em paralelo Isaías 11:1 e sua sequência: 42:6; 49:8 – o que isso pode significar? Comente no post o que você acha que pode ser.


www.estudandoabiblia.org

Fernando Rabello (11) 9 5489-8507

fernandorabello@estudandoabiblia.org

Redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube


Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

0
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

2 Comentários

  1. Descer ao Egito foi um símbolo importantíssimo, Moisés nasceu no Egito e depois Retornou para libertar o povo, o nascimento de ambos foi marcado pela perseguição, e ambos receberam o chamado da Aliança e passaram pelo Egito e ficaram seguros.
    Atos 3.22-23 / Dt 18:18-19

    0
    0
    Responder
    • isso aí, Rafael.
      Deus o abençoe.

      0
      0
      Responder

Faça um Comentário

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva a crer que com as mortes

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus inimigos Quando chegou o dia treze

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo dia o rei Xerxes deu à

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o rei perguntou a Ester qual era

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai Naquela mesma noite, o rei não

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida o rei e Hamã para um

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading