Capítulo 11 - Carta aos Romanos - Estudo Bíblico | Estudando a Bíblia
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloCarta aos Romanos – Estudo Bíblico
Links:YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=37ZCoWfKp3w
SérieEstudo bíblico – Livro Romanos.
PremissaCompreender a doutrina bíblica na visão judaica.
ContextoRomanos 10. Mateus 12:30-37, Marcos 9:38-40, Isaías 53:1, Deuteronômio 32:21, Jeremias 33:31, Zacarias 12 e Isaías 65:1.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Versículos: 1-12

1Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo: 3Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e procuraram tirar-me a vida? 4Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões que não dobraram os joelhos diante de Baal. 5Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça. 6Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. 7Pois quê? O que Israel busca, isso não o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os outros foram endurecidos, 8como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.

9E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, e em retribuição; 10escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas.

11Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 12Ora se o tropeço deles é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!

Entendimento do texto

(Versículos 1-12) Deus não rejeitou seu povo e o salvará. Teria Deus rejeitado Israel? De modo algum! Prova disso, é que Paulo é israelita, da tribo de Benjamim e descendente de Abraão. O Senhor Deus não repudiou Israel de maneira alguma. Alguns israelitas ou judeus, tiveram seus olhos fechados para a revelação do Messias, mas Deus preservou alguns escolhidos para essa revelação, assim como no tempo de Elias depois de provar aos profetas de Baal quem era Deus. O Senhor se revelou derrotando 450 profetas de Baal no monte Carmelo (1 Reis 18 e 19). Naquele tempo, o povo de Israel havia se perdido no caminho da retidão e preferiram adorar a outro deus. Elias mostrou ao povo rebelde quem era o verdadeiro Deus. Depois de provar isso, Jezabel, mulher do rei Acabe jurou Elias de morte. Naquela ocasião, Elias achou que todos os profetas havia sido assassinados, mas não. O Senhor preservou sete mil homens que não dobraram o joelho para Baal. Assim como Paulo faz essa comparação dos tempos de Elias, faz-se também com o tempo atual de Paulo. Pela graça divina, o Senhor separou os deles para testemunharem o Messias prometido à Israel. Deus não preservou estes homens crentes no Messias por suas obras, mas pela graça de Deus, pois se foste pelas obras não seria graça. No tempo de Paulo os judeus que não creram no Messias tiveram seus olhos fechados, estes homens receberam um espírito de torpor, assim como está escrito nos Salmos 69:23 e em Mateus 13:11-16. Vejam que Jesus, o Messias, falou a seus discípulos sobre este espírito de torpor.

Citação – Mateus 13:15

Posto que o coração deste povo está petrificado; de má vontade escutaram com seus ouvidos, e fecharam os seus olhos; para evitar que enxerguem com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, convertam-se, e sejam por mim curados’.

Um dos motivos de Jesus falar em parábolas é justamente este. Não eram todos os israelitas que receberiam os mistérios de Deus, mas alguns.

  • Mateus 13:11 – Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;    12pois ao que tem, lhe será dado mais, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.    13Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e ouvindo, não ouvem nem entendem.   14E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis.

Paulo dá continuidade sobre sua teologia inspirada pelo Espírito de Deus sobre a eleição. O Senhor fez isto para salvação de todo o mundo, judeus e não judeus. Os judeus não crentes no Messias teriam tropeçado para cair de propósito sem a esperança de levantar-se? De modo algum! Mas da queda de alguns judeus resultou em salvação para os gentios (não judeus), para assim excitar o ciúmes no povo judeu não crente no Messias. Se a queda dos judeus não crentes no Messias trouxe riqueza para os gentios, imagine quando os judeus começarem a crer?  Imagine o fruto que dará nessa totalidade.

Leitura da Bíblia – Versículos 13-24

13Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles. 15Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.

17E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. 23E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente. 24Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!

Entendimento do texto

(Versículo 13-24) E quanto a vocês gentios (não judeus), eu digo: enquanto Paulo for apóstolo dos gentios, ele honrará o seu ministério, na esperança de provocar o ciúme dos judeus não crentes no Messias e salvar alguns deles. Pois se com a rejeição dos judeus resultou na reconciliação do mundo gentílico, o que será seu acolhimento senão a vida que vem dos mortos?

Observação:

Fazer voltar da morte para a vida é obra particularmente maravilhosa, reservada ao poder de Deus.

(Versículos 16-24) A oliveira silvestre e a oliveira cultivada. E se as primícias são santas, a massa também será santa.

  • Exemplo: Se a matéria prima de algo é santa, todo o resto será, pois foi constituída sobre a matéria prima que é santa. Nessa comparação que Paulo faz, ele se compara com os pães da proposição e logo muda o cenário de primícias de massa para raiz de uma oliveira.
    Se a raiz de uma árvore frutífera é santa, todo o resto como seu fruto será santo. E se alguns dos galhos (ramos) forem cortados (aqui se faz alusão aos judeus que são a oliveira cultivada) e nesse galho for introduzido outro galho (ramo) (neste caso Paulo se refere aos gentios – oliveira silvestre) para se beneficiar com eles (judeus) do fruto da oliveira, não se vanglories os gentios por serem enxertados na oliveira cultivada, pois essa oliveira cultivada é a raiz (os judeus), ela quem sustenta os galhos e os frutos, ou seja, a oliveira cultivada é Israel (judeus) e a oliveira silvestre são os gentios.

Os gentios eram o povo não judeu. Depois, os gentios se passaram a ser conhecidos como Cristãos. Depois de batizados e convertidos do mundo do paganismo, estes eram integrados a congregação de Deus (igreja) e se tornavam filhos de Deus.

Alusão a Israel

O Senhor Deus plantou em seu jardim uma oliveira. Essa oliveira é a cultivada (judeus). Em alusão a essa oliveira, Paulo se refere que o Senhor a cultivou, seus frutos são maiores, seus galhos são de mais vigor, seus frutos são ótimos e essa oliveira é a ideal conforme os padrões de Deus. O Senhor a cultivou (trouxe ensinos), tratou (perdoou os pecados) e manteve no solo para receber os nutrientes. Logo essa oliveira é santa, pois foi constituída sobre a santidade dos patriarcas. Se Deus quiser podar essa oliveira, ele o fará. Se Deus quiser introduzir novos galhos nessa oliveira cultivada, ele o fará. Isso é o que Paulo quer dizer em sua teologia.

Termos e seus significados:

Oliveira cultivada: Israel (judeus).
Oliveira silvestre: gentios (não judeus).

Processo de enxertia

Curiosidades:

Saiba a diferença entre a oliveira cultivada e a oliveira silvestre: Reveladas as origens da oliveira domesticada – Olive Oil Times

Saiba o que significa o processo de enxerto: Enxertia, o que é? Para que serve? Como fazer? – Grupo de Extensão de São Pedro (wordpress.com) + Enxertia – Agricultura e Biologia – InfoEscola

Muito bem, se os galhos da oliveira cultivada (judeus) forem cortados pelo motivo de incredulidade, os gentios que são a oliveira silvestre forem enxertados na oliveira cultivada pelo motivo da fé no Messias, os gentios não fiquem orgulhosos, vaidosos ou soberbos, mas temam, porque se Deus não poupou os galhos naturais e originais (judeus), não poupará você gentio que foi introduzido nessa oliveira. Vê então a severidade que Deus usou para com os judeus que caíram e a bondade que Deus usou para com você gentio que nunca se preocupou com santidade: se perseverares na bondade os gentios, vocês ficarão na oliveira, mas se do contrário, serão cortados. E os judeus, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los novamente, pois se um judeu incrédulo for cortado e este passa a ser crente no Messias, com maior razão os ramos naturais serão enxertados na oliveira a que pertencem.

Leitura da Bíblia 25-32

25Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; 26e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; 27e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais. 29Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis. 30Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

Entendimento do texto

(Versículos 25-32) A salvação de todo Israel. O endurecimento no coração dos judeus não crentes no Messias atingiu uma parte de Israel até que chegue a plenitude dos gentios, e assim todo Israel será salvo, conforme está escrito:

  • Isaías 59:20-21 – “Eis que o Redentor (salvador) vira de Sião, aos que em Jacó se arrependerem dos seus pecados!” Assevera o SENHOR! “Quanto a mim, esta é a minha Aliança para com eles” afirma Yahweh. “O meu Espírito que está em ti e a minha Palavra que coloquei em tua boca não se afastarão jamais de teu coração, nem da boca dos teus filhos e dos descendentes deles, desde este momento e por toda a eternidade!” Palavra do Eterno!
  • Isaías 27:9 – Porque, desse modo, será perdoada os pecados de Israel. Esse será o fruto que ele há de recolher da renúncia ao seu pecado, quando reduzir todas as pedras do altar a pedaços, como se fossem pó de giz; quando as estelas, os postes sagrados e os altares de incenso já não permanecerem de pé.

Quanto as boas novas (evangelho), os judeus são inimigos de Deus por causa dos gentios, mas quanto a eleição de Deus, eles são amados, por causa dos patriarcas. Os dons e o chamado de Deus são sem arrependimento.A eleição e o evangelho são duas grandes etapas da história da Salvação: Depois e antes de Jesus, o Messias.

  • Após o Messias, que alguns judeus recusaram, estes judeus tornaram-se inimigos de Deus e isto Deus permitiu para favorecer a conversão dos gentios; mas os judeus continuam objeto da afeto especial que Deus manifestou a seus pais antes de Jesus, o Messias, no tempo em que os israelitas era o único povo depositário da eleição de Deus, ou seja, o único povo que trouxe a revelação de Deus e suas Leis.

Com efeito, como os gentios no passado foram desobedientes a Deus e agora obtém misericórdia, graças à desobediência de alguns judeus, assim também os judeus terão misericórdia no tempo presente. Deus provocou a desobediência de alguns para depois fazer misericórdia a todos.

Conclusão:

(Versículos 33-36)-  Quanta riqueza e sabedoria há em Deus, dono de toda a ciência. Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos! Paulo conclui com uma citação de Isaías 40:12-14 – Ora, dizei-me: Quem pôde medir a águas na concha da sua mão? Quem conseguiu avaliar a extensão dos céus a palmos, medir o pó da terra com o alqueire, ou calcular o peso da terra, ou ainda pesar as montanhas na balança e as colinas nos seus pratos? Quem teve acesso a mente do Espírito do Eterno; instruiu-lhe com seus conselhos? Quem teve a capacidade de lhe dar lições, ensinamentos e esclarecimentos? Quem o orientou a julgar com justiça? Quem lhe ministrou o conhecimento e lhe indicou o caminho da sabedoria?…


Porque tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória pelos séculos! Amén.


Baixe o PDF para estudo
Baixe o PDF e estude agora mesmo. Compartilhe este estudo com outras pessoas e não esqueça de ser grato, sempre! Deus nos abençoe.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

0
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

2 Comentários

  1. 805

    0
    0
    Responder
  2. 936

    0
    0
    Responder

Leave a Reply

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

Leia Mais »