Getting your Trinity Audio player ready...
|
Título | Carta aos Romanos – Estudo Bíblico |
Links: | YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=y9dJ8JpN6HI |
Série | Estudo bíblico – Livro Romanos. |
Premissa | Compreender a doutrina bíblica na visão judaica. |
Contexto | Romanos 2. |
Escrito por | Fernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org |
Sumário
ToggleLeita da Bíblia – Versículos: 1-4
1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? 4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Entendimento do texto
(Versículos 1-4) Paulo dá continuidade na exortação iniciada no capítulo 1, mas agora exorta àqueles que julgam o comportamento dos outros mas não olham para si mesmo. Isso remete a uma citação de Jesus: “—Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.” Lucas 6:41-42
Leitura da Bíblia – Versículos: 5-11
5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniquidade; 9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; 10 glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego; 11 pois para com Deus não há acepção de pessoas.
Entendimento do texto
(Versículos 5-11) Paulo faz alerta sobre o dia da vinda do Senhor, que é conhecida pelo dia que o Senhor irá julgar a todos pelas obras de cada um. “Vida Eterna para aqueles pela constância no bem visam á glória, á honra e á incorruptibilidade; a ira e a indignação para os egoístas, rebeldes á verdade e submissos á injustiça. Tribulação e angústia para toda pessoa que pratica o mal, para o Judeu em primeiro lugar, mas também para o Grego. Glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, pois Deus não faz acepção de pessoas.
Leitura da Bíblia – Versículos: 12-16
12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei 14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.
Entendimento do texto – Paulo sobre acerca da Lei
(Versículos 12-16) Portanto, todos aqueles que pecaram sem Lei, sem Lei perecerão; e todos aqueles que pecaram com Lei, pela Lei serão julgados. Porque não são os que ouvem a Lei que são justos perante Deus, mas os que cumprem a Lei é que são justos. A lei é o guia para manter o ser humano no caminho certo de Deus. Ela não é princípio de salvação, mas te norteia no caminho que Deus requer de você. Quando você recebe o Espírito de Deus, a Lei que antes estava escritas em pedras (Ex 20), agora passa a ser inscrita em seu coração. Suas ações passam a ser administradas por sua consciência pura que é exercida pelo Espírito de Deus que age em nós.
Leitura da Bíblia – Versículos: 17-29
17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; 18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 19 e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, 20 instruidor dos ignorantes, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade; 21 tu, pois, que ensinas a outros, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adultera? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos? 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? 24 Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está escrito.
25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão. 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da lei. 28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Entendimento do Texto – A circuncisão
(Versículos 17-29) É um sinal no corpo do homem que fazia dele separado para Deus, ou seja, Santo. Ser santo é ser separado das coisas do mundo. A circuncisão da carne é sinal físico de compromisso com Deus. O corte do prepúcio no pênis do homem era um sinal externo que todo homem deveria ter, ao oitavo dia de nascimento o menino era separado e cortado o prepúcio. Há muitas razões da parte de Deus em instruir isso aos seus filhos, pois falando biologicamente, este corte no prepúcio garantiria saúde aos homens e mulheres por todo o deserto. Os hebreus desconheciam as bactérias, mas Deus, o criador sabe de todas as coisas. As bactérias ruins seriam eliminadas nos corpos dos hebreus simplesmente pelo fato de terem o prepúcio cortado. Paulo alerta aos Judeus que se apegam a lei e as tradições para olharem atentamente aos seus atos, pois não adiantaria ser circuncidado sendo separado a Deus e desonrar a Ele não cumprindo o que se espera de um filho de Deus. Certamente a circuncisão é útil, se observas a Lei. Mas se é transgressor da Lei, tua circuncisão torna-se incircunciso. Se, portanto, o incircunciso guardar os preceitos da Lei, porventura sua incircuncisão será considerada circuncisão.
A verdadeira circuncisão é aquela feita no interior do ser humano, no coração, segundo o Espírito e não segundo a Letra (Lei).
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.