Capítulo 5 - Carta aos Romanos - Estudo Bíblico Estudando a Bíblia
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...
TítuloCarta aos Romanos – Estudo Bíblico
Links:YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QxvjE0I7ED0&t=2s
SérieEstudo bíblico – Livro Romanos.
PremissaCompreender a doutrina bíblica na visão judaica.
ContextoRomanos 5.
Escrito porFernando Rabello – fernandorabello@estudandoabiblia.org

Leitura da Bíblia – Versículos: 1-5

1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, 2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Entendimento do texto

(Versículos 1-5)  Se fomos justificados (aceitos por Deus) pela fé em Cristo, estamos em paz com Deus. Foi através de Jesus que conseguimos este acesso a Deus pela fé, assim podemos então nos gloriar da esperança da glória de Deus. Um fato importante é achar que a partir da nossa fé em Cristo e de estarmos em paz com Deus afasta de nós o mal e as tribulações. Paulo nos fala que devemos nos gloriar também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, da perseverança, a virtude. Essa esperança não decepcionará, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo de Deus.

Comentários acerca da esperança divina

A esperança em Cristo é a expectativa dos bens escatológicos: a ressurreição do corpo, a herança dos santos, a vida eterna e o Espírito de Deus agindo em nossas vidas.

Leitura da Bíblia – Versículos: 6-11

6 Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.

Entendimento do texto

(Versículos 6-11)   A reconciliação de Deus a humanidade se dá pelo fato do sacrifício de Jesus na cruz. Paulo está informando às pessoas da igreja de Roma, os gentios, que eles estavam destituídos da glória de Deus vivendo no pecado. Agora, no tempo marcado, Deus enviou seu filho em missão de resgate a humanidade em reconciliar o que havia se perdido no Éden com o pecado de Adão e Eva. Se Deus pela misericórdia perdoou nossos pecados, fomos comprados a preço alto por Cristo.

Leitura da Bíblia – Versículos: 12-19

12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. 13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta. 14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. 15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou muitos. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.

Entendimento do texto

(Versículos 12-19)  Por meio de um só homem (Adão) o pecado entrou na humanidade. Pelo pecado veio a morte, assim a morte passou a toda humanidade, porque todos pecaram. O pecado separa o ser humano de Deus. Essa separação é a morte: morte espiritual e eterna, da qual a morte física é sinal. Antes da Lei ser vigorada em tabuas já existia pecado no mundo. Paulo fala que não é levado em conta quando não existe Lei. Vale lembrar que quando Deus fala a Noé que ele era justo (Gênesis 6), havia uma comparação. É necessário uma base de comparação para você dizer o que é bom ou mal aos olhos de Deus. Essa Lei já existia, mas não estava materializada e informada. Entretanto, se pela falta de um só homem a multidão morreu, quanto maior será a graça divina com a vida em Jesus que se derrama sobre a multidão. Se pelo pecado de Adão nos tornamos inclinados a pecar, com Cristo nos tornamos justos. Jesus é a imagem de Deus que foi restabelecida diante de Adão que havia se perdido pelo pecado. Jesus é o molde da humanidade na criação de Deus. Essa imagem de Deus foi restabelecida com Cristo e a união com Deus está preservada pela fé.

Leitura da Bíblia – Versículos: 20-21

20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Entendimento do texto

(Versículo 20-21) A Lei veio para que aumentasse as faltas da humanidade caída de Adão, mas onde aumentou o pecado, a graça de Deus se manifestou em excessiva quantidade, para que, como imperou o pecado na morte, assim também imperasse a graça por meio da justiça, para a vida eterna, através de Jesus, o Messias, nosso Senhor.



Baixe o PDF para estudo
Baixe o PDF e estude agora mesmo. Compartilhe este estudo com outras pessoas e não esqueça de ser grato, sempre! Deus nos abençoe.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

3
0

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

0
0

    Leave a Reply

    Thanks for submitting your comment!

    Escolha o próximo estudo

    Estudos Relacionados

    Comentários Recentes

    Mais visualizados

    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 10.

    Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 9.

    Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo 8

    Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 7.

    Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester. Capítulo, 6.

    Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

    Leia Mais »
    Estudos Bíblicos
    Fernando Rabello

    Ester – Capítulo, 5.

    Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

    Leia Mais »