Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sumário
ToggleO tema da nossa mensagem é: Caráter do filho de Deus
O Caráter do Filho de Deus
O caráter do Filho de Deus, que é revelado nas Escrituras, é um tema profundo e essencial para a compreensão da vida cristã. Desde os tempos do Antigo Testamento até o Novo Testamento, vemos como este caráter se manifesta e como devemos nos esforçar para refletir essas qualidades em nossas próprias vidas.
A Bondade e a Misericórdia de Deus
No Antigo Testamento, podemos ver o caráter de Deus, que é a base para o caráter do Messias. Em Salmos 145:8-9, lemos: “O Senhor é misericordioso e compassivo, longânime e grande em benignidade. O Senhor é bom para todos, e suas misericórdias estão sobre todas as suas obras.” Aqui, a bondade e a misericórdia de Deus são atributos fundamentais que também se manifestam no Messias.
No Novo Testamento, esse caráter é plenamente revelado na vida e nos ensinamentos do Messias. Em Mateus 11:28-30, o Messias convida todos a se aproximarem d’Ele: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Essa oferta de descanso e alívio é um reflexo da misericórdia divina.
A Justiça e a Verdade
Outro aspecto importante do caráter do Filho de Deus é a justiça. Em Isaías 61:8, lemos: “Porque eu, o Senhor, amo a justiça; odeio o roubo e a iniquidade.” A justiça é uma qualidade que o Messias encarna perfeitamente. Em João 5:30, Ele afirma: “Não posso eu de mim mesmo fazer coisa alguma; julgo como ouço, e o meu juízo é justo.” Aqui, vemos que a justiça do Messias é alinhada com a vontade do Pai.
A Humildade e o Servir
A humildade é uma marca distintiva do caráter do Messias. Em Filipenses 2:5-7, somos exortados a ter o mesmo sentimento que havia em Messias, que, “embora sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo.” Essa passagem nos ensina que a verdadeira grandeza no reino de Deus vem do servir aos outros.
No Antigo Testamento, vemos um exemplo dessa humildade em Moisés, que é descrito como “muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3). Assim, a humildade é um traço que também deve marcar a vida dos filhos de Deus.
O Amor Incondicional
O amor é o cerne do caráter do Filho de Deus. Em Deuteronômio 6:5, o Senhor ordena: “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” Esse amor deve ser refletido em nossas relações com os outros. O Messias, em João 13:34, nos deixou um novo mandamento: “Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vós ameis uns aos outros.”
Conclusão
O caráter do Filho de Deus é um modelo a ser seguido. Através da bondade, justiça, humildade e amor, somos chamados a refletir essas qualidades em nossas vidas. Desde os profetas do Antigo Testamento até o Messias no Novo Testamento, cada aspecto do caráter divino nos convida a um relacionamento mais profundo com Deus e com o próximo. Que possamos, assim como o Messias, viver de acordo com o caráter do Filho de Deus, sendo luz e sal neste mundo.
Que a Graça e a Paz de Deus esteja sobre você e sua família.
Estudando a Bíblia
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.