Salmos 42 - Dos filhos de Corá - Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Close

Login

Close

Register

Close

Lost Password

Getting your Trinity Audio player ready...

Poema dos filhos de Corá

Assim como o faminto anseia por alimento físico, assim também minha alma anseia por ti, ó Senhor Deus. Minha alma tem sede de ti, Senhor. Quero estar na sua presença todos os dias da minha vida. Permita-me estar junto de ti. Dentro de mim geme de dor, mas tenho a esperança de que um dia tudo isso passe. Tenho a confiança em teu nome, e em sua presença quero estar todos os dias de minha vida.

O salmista anseia pela presença de Deus, ele está em exílio e longe de sua pátria. Na época que o Templo do Senhor estava erigido, todos os filhos de Deus, iam ao Templo para estar na presença dele. Nas festas instituídas por Deus, quem morava longe do Templo ou o tabernáculo, tinha que andar até o Templo para participar das festividades. Neste salmo, o salmista que provavelmente seja Davi, faz alusão a presença de Deus em um local físico, o Templo. Mas o salmista está exilado, longe do Templo, como pode então estar na presença de Deus, se está longe fisicamente do Templo ou tabernáculo do Senhor? Pois bem, este era o pensamento do povo antigo. A presença de Deus estava exclusivamente no Templo ou tabernáculo e não fora dele. Para quebrar os paradigmas da época, o salmista apresenta uma visão diferente de quem pensava que a presença de Deus se limitava a um local físico exclusivamente. O salmista coloca sua fé no Deus Todo-Poderoso, mesmo estando longe de sua pátria. O salmista tem uma conversa intensa com sua alma e a tranquiliza quando tem a esperança de que pela fé, essa situação em que ele se encontra, irá passar.

Para termos uma ideia de qual era a situação em que o salmista se encontrava, lemos o versículo 6 e 7:  

– 6 -O meu coração está profundamente abatido. – 7 Um abismo chama outro abismo.

Estas declarações nos mostram o que está se passando na vida do salmista, ele está profundamente abatido, sem esperança, mas tem fé que isso irá mudar.

Se este for realmente salmo de Davi durante o tempo em que ele estava vivo, o Templo ainda não estava erigido. O que havia na época de Davi, era o tabernáculo. Davi preparou os materiais e comprou o local onde futuramente seria construído o Templo, mas o Templo só foi construído por seu filho Salomão, aproximadamente em 960 a.C. Este foi o primeiro Templo de Jerusalém.

Leitura do Salmos 42

  1. Ao mestre de canto. Salmo didático dos filhos de Corá ¶ Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
  2. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
  3. As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?
  4. Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma —,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
  5. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
  6. ¶ Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.
  7. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
  8. Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.
  9. Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?
  10. Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?
  11. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

Compartilhe este Estudo

Curta se gostou desse Estudo

9
1

Gostou desse estudo? Comente abaixo.

4 Comentários

  1. Fiquei muito satisfeito com as explicações obtidas.

    0
    1
    Responder
    • Olá, Luiz.
      Agradecemos por seu comentário.

      Deus te abençoe.
      Abraços.

      1
      0
      Responder
      • Amei o estudo forma simples para entender

        0
        0
        Responder
      • Amei o estudo forma simples para entender

        1
        1
        Responder

Leave a Reply

Thanks for submitting your comment!

Escolha o próximo estudo

Estudos Relacionados

Comentários Recentes

Mais visualizados

Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 10.

Getting your Trinity Audio player ready… A grandeza de Mordecai O rei Xerxes obrigou os moradores do seu reino a fazerem trabalhos forçados. Tudo leva

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 9.

Getting your Trinity Audio player ready… Os judeus matam os seus inimigos A festa do purim Assista ao capítulo, 8. Os judeus matam os seus

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo 8

Getting your Trinity Audio player ready… O decreto em favor dos judeus Comentário Assista ao capítulo, 7. O decreto em favor dos judeus Naquele mesmo

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 7.

Getting your Trinity Audio player ready… Hamã é morto Estude o capítulo, 6. Sumário Hamã é morto Durante o banquete, enquanto bebiam e comiam o

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester. Capítulo, 6.

Getting your Trinity Audio player ready… A vitória de Mordecai Hamã faz o que o rei ordena Estude o capítulo, 5. A vitória de Mordecai

Leia Mais »
Estudos Bíblicos
Fernando Rabello

Ester – Capítulo, 5.

Getting your Trinity Audio player ready… Ester convida o rei e Hamã para um banquete O plano de Hamã contra Mordecai Observações Sumário Ester convida

Leia Mais »