Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sumário
ToggleO primeiro casal
O relato de Gênesis 2:18, nos trás a ideia de Deus em trazer ao homem, (Adan), uma companheira (auxiliadora), pois Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda.” No relato anterior de Gn 2:18, vemos Deus criando todos os outros seres viventes e deixando o ápice de sua criação por último. Deus traz a Adan todos os animais que havia criado, mas Adan não achou nenhum destes seres vivos compatível com ele. Então Deus fez Adan cair em um sono profundo, tomou uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirara de Adan, Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem. Então Adan disse: “Esta, sim, é osso de meus ossos e carne de minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do homem! (Quando Deus criou o primeiro homem, ele o chamou Adám (Adão), mas depois de dar-lhe a sua companheira, ele o chamou “Ish (איש)– Esposo” e a ela “Ishá (אישה) – Esposa”.).
Por isso um homem deixará seu pai e sua mãe, se unirá á sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Este era o plano de Deus para com a humanidade. Ele deu ordem para que o casal frutificasse e se multiplicasse por toda a terra (Gênesis 1:28). A ideia dá unidade é apresentada por Deus através do casamento e união dos dois seres, Homem (Îshi – esposo) e mulher (Îshá – esposa). O casal se apresentaria como uma unidade á Deus e os dois representaria a glória de Deus na terra.
O pecado:
Mesmo quando o casal pecou e cada um buscou encontrar um defeito no outro, o Senhor Deus, mesmo retirando o casal do Éden, manteve a unidade do casal. Eles tiveram um filho, e este filho veio a se chamar “Caim”. Percebemos que a mulher que antes era chamada de Îshá, agora Adan a chama de “Eva”. O significado é: Mãe de todos os viventes.
Essa unidade familiar é introduzida no conceito de família criado por Deus desde o princípio.
O Fruto do primeiro casal, após o pecado
Caim significa: Aquisição. Adquiri um homem da parte do Senhor.
Família – O que significa no dicionário
Segundo o dicionário: 1° grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (esp. o pai, a mãe e os filhos). 2° grupo de pessoas com ancestralidade comum. 3 ° Pessoas do mesmo sangue ou não, ligadas entre si por casamento, filiação, ou mesmo adoção; parentes, parentela.
Fonte: Família – Dicio, Dicionário Online de Português
Significado de família, casa e pai no hebraico bíblico
A escrita, que acredita-se que foi desenvolvida em meados de 1250 a.C., contribuiu consideravelmente com a evolução do ser humano e como ele se relaciona com outros seres. Os caracteres pictográficos representavam algo importante ás pessoas, e com isso elas podiam materializar seus pensamentos e ideias. Começa-se aqui uma nova forma de caracterizar os representantes da unidade familiar.
Deus. A divindade criadora era entendida por duas letras. (אל). El – Significado: Força que conduz.
Era representada por uma cabeça de um touro e um cajado. Deus no hebraico não tem nome próprio, Deus é conhecido por seus atributos.
Exemplo: Senhor dos Exércitos. (Adonay T’zvaot).
O cajado é o símbolo de controle e autoridade. Condução.
Família – Caracteriza por pelas pessoas que conviviam na mesma casa.
Significado dos representantes na escrita pictográfica
- Pai – Áv (אב) – Força e casa. Significado: Força da casa;
- Filho – Bên (בן ) – Casa vida. Significado: A vida que se encontra na casa;
- Mãe – Em ( אמ) – Água forte. A letra “Men” tem o significado de água. Os hebreus faziam cola fervendo pelo de animais na água. A pele soltava um líquido espesso e pegajoso que se formava na superfície da água, esse líquido espesso era removido e usado como um agente de ligação. Entendido por nós como cola, e pelos hebreus como “água forte.” Mãe, aquela que une a família, como uma cola.
- A tenda simboliza o casamento, a união familiar. O nome da tenda em hebraico “Ohel” אהל – Tenda é onde Deus se revela.
- Amor – “ahav” אהב – alef “א” significa “força” e bet “ב” casa. Juntas, soletram AB, que significa “pai”. Jesus chamou seu pai celestial, dizendo aba – o equivalente de ab em aramaico. Mantendo essas duas letras juntas está a letra hei (ה), que simboliza o Espírito de Deus com seu sopro suave. A essência do amor é Deus.
Conclusão:
Nessa primeira matéria entendemos o propósito de Deus em criar os seres humanos, cada um com suas características e um objetivo: encher a terra, multiplicar, zelar pelo que foi criado e glorificar a Deus. Quando atuamos contrário a estes princípios, entristecemos o Espírito de Deus. Não glorificamos a Deus como é merecida sua glória, pois quando glorificamos a Deus, somos glorificados com ele. Somos parte de sua criação e temos uma missão: se aproximar de Deus, através do seu filho, Jesus, o Cristo.
Próximo estudo: Exemplos de um casal, Isaque e Rebeca.
Ouça nosso estudo na íntegra.
Baixe o estudo para compartilhar com outras pessoas.
Estude com a gente
Fale conosco: contato@white-albatross-210790.hostingersite.com
Related
Discover more from Estudando a Bíblia - Ide e Pregai as Boas Novas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
1 Comentário
a paz do senhor jesus, eu sou um presbitero josevaldo da cristam missionaria eu gostei muito destes estudo